Notícias | Cidades

Apesar do otimismo, 63% dos empresários de Bares e Restaurantes não abriram vaga para contratação de fim de ano

Iago Almeida | 15/12/2020 - 14:14:16

Com a chegada das festas de Natal e Final de Ano, muitos estabelecimentos costumam abrir vagas temporárias para trabalhadores. Entretanto, com a pandemia do Coronavírus, a situação é bem diferente neste ano.

De acordo com o Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Varginha - SEHAV, ''apesar das expectativas ser de otimismo, 63% dos empresários desse segmento não abriram vaga para contratação para o fim de ano e o faturamento não tem ultrapassado a casa de 67%, em virtude aos protocolos de segurança contra o novo coronavírus'', afirmou André Yuki, presidente do Sindicato, em entrevista exclusiva ao Varginha Online.
 
O presidente disse ainda que houve perda de 40% a 50% do espaço de atendimento, devido ao distanciamento das mesas, e mais 25% do horário de venda, devido ao horário reduzido, e que isso tem afetado diretamente no faturamento das casas.
 
''Outro problema são os custos operacionais maiores, principalmente a alta dos preços de diversos produtos e alimentos, contribuindo negativamente na operação dos restaurantes. Com a alta de preços, uma oferta de opções maiores e uma demanda de consumidor menor o setor está passando muita dificuldade'', completou.

Apresentação de propostas
 
André Yuki afirmou que o setor está tentando agendar uma reunião com o prefeito Vérdi Lúcio Melo (Avante), para apresentar algumas propostas, para poder ajudar os empresários neste momento complicado que em se encontram.
 
''Muitos, devido a pandemia, ficaram inadimplentes com as obrigações fiscais como o IPTU. Estamos solicitando um prazo para que estas empresas não fiquem com certidões negativados, um refiz para 2021 e uma redução emergencial para o setor de alimentação e hospedagem no IPTU de 2021/2022. Essa ajuda para o setor, ajudaria os empresários a quitar as suas dívidas contraídas devido a pandemia e organizar a empresa financeiramente", explicou.
 
Horário ampliado na virada
 
Segundo o último decreto assinado e protocolado pela Prefeitura Municipal, os bares e restaurantes da cidade ficam autorizados a funcionar em horário especial na virada do dia 31 de dezembro para 1º de janeiro, até às 3h. 
 
"Foi uma conquista do SEHAV na última reunião da Comissão de Prevenção, Controle e. Enfrentamento do Coronavírus no Município de Varginha, assim irá contribuir para os restaurantes que desejam fazer a confraternização na virada do ano", afirmou.
 
"Ressalto as empresas que sigam todo o protocolo de segurança, evitando aglomerações, utilização de máscaras, distanciamento das mesas e redobrar na higienização. E que a prefeitura continue fiscalizando continuamente. Estes cuidados são a melhor forma de evitar o aumento da doença, manter as empresas e os empregos dos nossos colaboradores", enfatizou o presidente do sindicato.
 
"Proibir de venda de bebidas alcoólicas ou redução do horário a essa altura, é assassinar o setor de bares e restaurantes, onde tem ocorrido em outras cidades", encerrou.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)