Notícias | Esportes

O histórico de vencedores da Série C

Da redação | 03/12/2020 - 07:41:37
O Boa Esporte segue sendo o representante de Varginha na Série C, terceiro escalão do futebol brasileiro. O percurso do Boa em 2020 não tem sido um mar de rosas, e a situação classificativa do time fala por si só. Hoje, olhamos para o histórico da competição.
 
Primeira edição foi jogada em 1981
 
A Série C do Brasileirão, prova em que o Boa está envolvido e na qual vem lutando contra o rebaixamento, foi jogada pela primeira vez no ano de 1981, ainda que em um formato bem distinto do convencional. À época, a prova era disputada em três fases: as duas primeiras em sistema de eliminatórias e a terceira por meio de dois grupos, cada um com três times. O vencedor de cada um dos agrupamentos se classficava então para um desafio que definiria o vencedor da competição. Nesse ano, o Olaria venceria a competição ao bater a formação do Santo Amaro-PE por um resultado agregado de 4 a 1.
 
Após essa edição de 1981, a Série C só voltaria a ser disputada no ano de 1988 e novamente com um formato diferente, privilegiando não eliminatórias, mas sim diferentes fases com a constituição de grupos. Na decisão, também jogada em regime de ida e volta, teve representante de Minas Gerais. O Esportivo-MG, time de Passos, perdeu para o União São João. Hoje, o anterior Esportivo-MG é o Clube Esportivo Passense de Futebol e Cultura, fundado em 2001.

 Os primeiros anos de existência da competição foram marcados por vários momentos de interrupção. Entre 1981 e 1994, a prova foi disputada apenas quatro vezes. Entre 1994 e 1999, a prova foi jogada todos os anos, mas foi apenas de 2001 em diante que a Série C passou a ser jogada todas as temporadas. Em 2001, em uma edição disputada com uma quadrangular final, foi o Paulista quem levou a melhor na competição. Daí para cá, não existiu um único ano em que não se disputasse o torneio.
 
Náutico venceu em 2019
 
O Náutico foi o vencedor da última edição da Série C e agora disputa a série B, mas seu objetivo passa mais por evitar o rebaixamento do que por ascender à Série A, principal escalão, que, de acordo com sites como o da Betway, de futebol bets, tem o Flamengo como favorito à vitória, com cotações a rondar os 2.16. O time de Pernambuco venceu o grupo A com 33 pontos em 18 desafios, superou o Paysandu nas quartas, bateu o Juventude nas semis e levou de vencida a equipe do Sampaio Corrêa na derradeira final, assegurando assim o direito a ascender à Série B.
 
O time do Náutico venceu a Série C pela primeira vez e não deixa de ser curioso que só dois emblemas tenham vencido a prova mais de uma vez (duas cada). Mais curioso ainda é verificar que se tratam de dois times da mesma cidade: Goiânia. O Vila Nova venceu a Série C nos anos de 1996 e 2015, ao passo que o Atlético Goianiense conquistou a competição em 1990 e 2008.
 
A campanha do Boa Esporte em 2016
 
O Boa Esporte celebrou a conquista da Série C e consequentemente o acesso à Série B no ano de 2016. Nessa temporada, o Boa terminou na segunda colocação do grupo B, com 35 pontos conquistados em 18 partidas, menos 3 que o Guarani. A pontuação permitiu seguir para as quartas da competição, etapa em que marcou encontro com o Botafogo-PB. Após um empate sem gols na ida, o encontro da volta culminou com um heróico triunfo por uma bola a zero, gol apontado já nos acréscimos por Genesis. As semis ditaram um confronto com a formação do Juventude e o Boa avançaria até a final em grande estilo, levando de vencida a equipe de Caxias do Sul nas duas partidas, em ambas as ocasiões por duas bolas a uma. Já na decisão, o Boa bateu o Guarani de Campinas e manteve seu estatuto invicto nas elimintórias, visto que empatou fora de portas a uma bola e, em casa, levou a melhor por 3 a 0, erguendo o troféu. No ano seguinte, já na Série B, o Boa Esporte se seguraria ao terminar no 10º posto da pauta classificativa, mas abandonaria a elite enquanto lanterna no ano de 2018.
 
 
Hoje, a situação do Boa é bem distinta. O objetivo para o ano de 2020 passa, essencialmente, por segurar o time na Série C, dado que as coisas não têm corrido como o esperado à equipe agora treinada por Ariel Mamede.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)