Notícias | Geral

Varginha é contemplada com o projeto Farmácia Viva do Ministério da Saúde

Com assessoria | 10/12/2020 - 10:06:01

A Secretaria Municipal de Saúde - SEMUS de Varginha teve o projeto de estruturação da Farmácia Viva contemplado pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira (04). O processo seletivo ocorreu através do Edital da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos- SCTIE/MS Nº2, de 14 de outubro de 2020. 

O Ministério disponibilizou R$7.9 milhões para a estruturação de Farmácias Vivas em todo o território nacional. “Em um mês de muito trabalho em equipe, o projeto foi elaborado e encaminhado para concorrer à Farmácia Viva e graças a nossa dedicação fomos contemplados”, comemorou o secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Carlos Coelho.
 
As Farmácias Vivas têm como objetivo garantir aos usuários do SUS acesso à fitoterápicos com qualidade, segurança e eficácia, conforme preconiza a Política e o Programa de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF). A Farmácia Viva teve seu berço na Universidade Federal do Ceará na década de 80, através do Farmacêutico Professor Dr. Francisco de Abreu Matos, que criou o primeiro horto de plantas medicinais como projeto social junto ao SUS. A partir daí, as Farmácias Vivas foram se espalhando pelo país, mas somente em 2010 foi regulamentada pelo Ministério da Saúde.
 
Dr. Luiz Carlos Coelho explica que a Farmácia Viva contempla vários eixos que vão da seleção e cultivo das plantas medicinais à manipulação das Formas e formulações farmacêuticas, seu controle de qualidade até à dispensação para os usuários do SUS.
 
​”Trata-se de projeto grandioso que contará com a parceria da Secretaria do Meio ambiente, bem como otimizando também o Parque Municipal São Francisco Xavier como possível local de estruturação da Farmácia Viva”, concluiu o secretário.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)