Notícias | Educação
FNDE prorroga prazo para renovação semestral do Fies
Agência Brasil | 03/12/2020 - 11:41:42
Foto: 07.07.2016/Gabriel Jabur/Agência Brasília
(Foto: 07.07.2016/Gabriel Jabur/Agência Brasília)

Medida está publicada no Diário Oficial da União de hoje

 
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorrogou novamente, agora para 30 de dezembro, o prazo para a renovação semestral dos contratos de financiamento concedidos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2020. Os aditamentos dos contratos deverão ser feitos pelo sistema SisFies.
 
A Portaria nº 719/2020 que prorroga o prazo foi publicada hoje (3) no Diário Oficial da União. A medida vale para contratos simplificados e não simplificados. No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o aluno precisa levar a documentação comprobatória ao banco para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.
 
Pedido de aditamento
 
Os contratos do Fies devem ser renovados semestralmente. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas instituições de ensino e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas faculdades no SisFies. Inicialmente, o prazo seria até 31 de outubro, para contratos assinados até dezembro de 2017. No mês passado o FNDE já havia prorrogado e agora novamente. Os contratos do Novo Fies, firmados a partir de 2018, têm prazos definidos pela Caixa Econômica Federal.
 
Os Documentos de Regularidade de Matrícula, emitidos pelas instituições de ensino, que tiveram os seus prazos de validade expirados, deverão ser acatados pelos bancos, para renovação do financiamento até a data estipulada com a prorrogação.
 
O Fies é o programa do governo federal que tem como meta facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas. Criado em 1999, ele é ofertado em duas modalidades desde 2018, por meio do Fies e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).
 
O primeiro é operado pelo governo federal, sem incidência de juros, para estudantes que têm renda familiar de até três salários mínimos por pessoa; o percentual máximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino. Já o P-Fies funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que implica cobrança de juros.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Vacinação contra Covid-19 - 08/03/2021
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse hoje (8) que espera ter, neste mês, de 25 milhões até 28 milhões de doses entregues aos estados para cumprir o Plano Nacional de Imunização (PNI).
Vacina contra a Covid-19 - 08/03/2021
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) espera produzir um milhão de doses da vacina contra a covid-19 por dia até o final de março.
Direitos políticos recuperados - 08/03/2021
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu hoje (8) anular as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato.
Economia - 08/03/2021
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse hoje (8) que o valor médio do novo auxílio emergencial deve ser de R$ 250 por pessoa.
Boletim do coronavírus - 08/03/2021
Nesta segunda-feira (08), Varginha confirmou 53 novos casos de Covid-19.
Máxima de 29°C na quinta - 08/03/2021
Uma frente fria que avança ao largo da costa do Sudeste, reforça a instabilidade sobre o estado de Espírito Santo e Minas Gerais.
Estado estudava junção - 08/03/2021
Em novembro de 2020, o governador Romeu Zema determinou que fossem feitos estudos a respeito da possibilidade de integração entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Ger
Veja a programação - 08/03/2021
A Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com intensa vacinação dos idosos, contra a Covid-19.
Dia Internacional da Mulher - 08/03/2021
Hoje, 08 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher.
Homenagem ao mês da mulher - 08/03/2021
A Cocatrel (Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas) acaba de lançar dois cafés especiais da linha Montrês: Jade e Íris, totalmente produzidos por mulheres.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)