Notícias | Minas

Minas Gerais, 300 ANOS de autonomia e liberdade, sentimentos que pulsam na alma dos mineiros desde o século XVII

Com assessoria | 02/12/2020 - 22:22:13
O desmembramento das capitanias de São Paulo e Minas Gerais, decisão do Conselho Ultramarino e determinação do Alvará Régio de 02 de dezembro de 1720, de D. João V, Rei de Portugal, marca o início da existência administrativa do território mineiro, que hoje, completa 300 anos de autonomia e liberdade! 
 
As comemorações foram canceladas, devido à luto oficial decretado no Estado (confira abaixo). Entretanto, o Estado recebeu diversas mensagens pelas redes sociais.
 
Minas = autonomia e liberdade
 
Com essas palavras, citadas pela Secretaria Geral de Minas Gerais, Minas Gerais completa 300 anos nesta quarta-feira (2), com parte da história preservada em mais de 400 museus que oferecem representações reais de cada passo dado por este que é um dos estados mais procurados do país.
 
"Com a Guerra dos Emboabas em 1709, os mineiros já haviam sido os grandes responsáveis pela separação da Capitania do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas do Ouro. Posteriormente foi a revolta de Felipe dos Santos, duramente combatida pelo governador Conde de Assumar, que levou à criação da Capitania de Minas Gerais.
 
Naquele período histórico, a capitania de Minas Gerais conquistava o posto de centro econômico da colônia. Isso se dava em função da grande exploração de ouro que, desde o século XVII, crescia de forma exponencial e que, já naquela época, apontava a riqueza mineral do território. A capitania era dividida em quatro comarcas: Vila Rica, Sabará, Serro Frio e Rio das Mortes. Todas elas permaneciam sob a jurisdição de um ouvidor responsável e marcaram a história de Minas rumo ao progresso.
 
Comemorar os 300 Anos de Minas Gerais é colocar no trilho da história a trajetória desta população que sempre soube enfrentar os perigos dos sertões. Exaltar o passado também é reviver a importância do território mineiro – as minas e as gerais – e sua contribuição para o desenvolvimento do país, fortalecendo a posição de liderança deste Estado, que tanto engrandece a nação brasileira. Seja na política, na economia, no meio ambiente ou na cultura, os feitos dos mineiros ao longo desses 300 anos serviram para garantir que Minas jamais saia da história", enfatizou.
 
Comemorações adiadas
 
A programação comemorativa aos 300 anos de Minas, realizada pela Assembleia Legislativa (ALMG), sofreu alterações por conta do luto institucional de três dias decretado pelo órgão no domingo (29), em razão das mais de 10 mil mortes provocadas por Covid-19 no Estado.
 
Durante o período, ficam proibidas comemorações de qualquer natureza no âmbito da casa e, por isso, a programação que se iniciaria nesta segunda (30), apenas terá início na quarta-feira (2), às 17h, no plenário da ALMG.
 
Já o lançamento da “exposição de fotos virtuais – Minas Arte em Casa: 300 anos de Minas Gerais”, e o concerto “Segunda Musical Especial: 300 anos de Minas Gerais – Música do Barroco Mineiro”, que estavam programados para hoje, serão realizados às 19h da próxima segunda (7).
 
O webinário "Tradição e Modernidade: as reinvenções criativas da arte em Minas Gerais", programado para terça (1º), será realizado no sábado (5), às 10h. A programação completa pode ser conferida através do site da ALMG. 
 
Lembranças
 
Algumas autoridades e instituições renderam os parabéns ao Estado pelas redes sociais. Confira:
 
UEMG
 
 
Governador Romeu Zema
 
 
UFMG
 
 
Corpo de Bombeiros
 
 
Atlético-MG
 
 
América-MG
 
 
Secretaria de Estado de Educação
 

 
PM
 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)