Notícias | Minas
Com assessoria | 02/12/2020 - 22:22:13
Minas Gerais, 300 ANOS de autonomia e liberdade, sentimentos que pulsam na alma dos mineiros desde o século XVII
Foto: Douglas Magno
(Foto: Douglas Magno)
O desmembramento das capitanias de São Paulo e Minas Gerais, decisão do Conselho Ultramarino e determinação do Alvará Régio de 02 de dezembro de 1720, de D. João V, Rei de Portugal, marca o início da existência administrativa do território mineiro, que hoje, completa 300 anos de autonomia e liberdade! 
 
As comemorações foram canceladas, devido à luto oficial decretado no Estado (confira abaixo). Entretanto, o Estado recebeu diversas mensagens pelas redes sociais.
 
Minas = autonomia e liberdade
 
Com essas palavras, citadas pela Secretaria Geral de Minas Gerais, Minas Gerais completa 300 anos nesta quarta-feira (2), com parte da história preservada em mais de 400 museus que oferecem representações reais de cada passo dado por este que é um dos estados mais procurados do país.
 
"Com a Guerra dos Emboabas em 1709, os mineiros já haviam sido os grandes responsáveis pela separação da Capitania do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas do Ouro. Posteriormente foi a revolta de Felipe dos Santos, duramente combatida pelo governador Conde de Assumar, que levou à criação da Capitania de Minas Gerais.
 
Naquele período histórico, a capitania de Minas Gerais conquistava o posto de centro econômico da colônia. Isso se dava em função da grande exploração de ouro que, desde o século XVII, crescia de forma exponencial e que, já naquela época, apontava a riqueza mineral do território. A capitania era dividida em quatro comarcas: Vila Rica, Sabará, Serro Frio e Rio das Mortes. Todas elas permaneciam sob a jurisdição de um ouvidor responsável e marcaram a história de Minas rumo ao progresso.
 
Comemorar os 300 Anos de Minas Gerais é colocar no trilho da história a trajetória desta população que sempre soube enfrentar os perigos dos sertões. Exaltar o passado também é reviver a importância do território mineiro – as minas e as gerais – e sua contribuição para o desenvolvimento do país, fortalecendo a posição de liderança deste Estado, que tanto engrandece a nação brasileira. Seja na política, na economia, no meio ambiente ou na cultura, os feitos dos mineiros ao longo desses 300 anos serviram para garantir que Minas jamais saia da história", enfatizou.
 
Comemorações adiadas
 
A programação comemorativa aos 300 anos de Minas, realizada pela Assembleia Legislativa (ALMG), sofreu alterações por conta do luto institucional de três dias decretado pelo órgão no domingo (29), em razão das mais de 10 mil mortes provocadas por Covid-19 no Estado.
 
Durante o período, ficam proibidas comemorações de qualquer natureza no âmbito da casa e, por isso, a programação que se iniciaria nesta segunda (30), apenas terá início na quarta-feira (2), às 17h, no plenário da ALMG.
 
Já o lançamento da “exposição de fotos virtuais – Minas Arte em Casa: 300 anos de Minas Gerais”, e o concerto “Segunda Musical Especial: 300 anos de Minas Gerais – Música do Barroco Mineiro”, que estavam programados para hoje, serão realizados às 19h da próxima segunda (7).
 
O webinário "Tradição e Modernidade: as reinvenções criativas da arte em Minas Gerais", programado para terça (1º), será realizado no sábado (5), às 10h. A programação completa pode ser conferida através do site da ALMG. 
 
Lembranças
 
Algumas autoridades e instituições renderam os parabéns ao Estado pelas redes sociais. Confira:
 
UEMG
 
 
Governador Romeu Zema
 
 
UFMG
 
 
Corpo de Bombeiros
 
 
Atlético-MG
 
 
América-MG
 
 
Secretaria de Estado de Educação
 

 
PM
 

 

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter.

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Boletim coronavírus - 23/01/2021
Neste sábado (23) Varginha confirmou a morte de quatro homens (54, 55, 73 e 80 anos) em decorrência da Covid-19.
Academia Latino-americana - 23/01/2021
Nesta semana, a Academia Latino-americana de Líderes Católicos realizou uma conferência internacional que debateu a relação dos cristãos com a vacina da Covid-19.
Agronegócio - 23/01/2021
Informações mais precisas sobre o cenário socioeconômico da agroindústria mineira. Esse é um dos principais objetivos do Safra Agroindústria.
Uso compartilhado de veículos - 23/01/2021
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, e o corregedor-geral de justiça, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo, por meio da Portaria Conjunta da Presidência nº 1.125/PR/2021.
Enem 2020 - 23/01/2021
Amanhã (24), estudantes de todo o país fazem a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Eles terão cinco horas para resolver questões de matemática e de ciências da natureza.
Loterias - 23/01/2021
O concurso 2.336 da Mega-Sena, que será sorteado na noite deste sábado (23), em São Paulo, pagará um prêmio estimado em R$ 22 milhões.
Combate ao Covid-19 - 23/01/2021
Após nova autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial da vacina CoronaVac, o Instituto Butantan começou a distribuição do segundo lote do imunizante na tarde de hoje (22). Cerca de 900 mil doses foram liberadas.
Covid-19 - 23/01/2021
A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade a autorização emergencial em caráter experimental do segundo lote da vacina CoronaVac.
Comemorações para o Jubileu - 23/01/2021
A Paróquia de Sant'Ana, em Varginha, completa neste ano 30 anos de Instalação Canônica. Por isso, a paróquia estará realizando no primeiro semestre várias comemorações para o Jubileu.
Zona Rural de Três Pontas - 23/01/2021
A Polícia Militar do Meio Ambiente de Varginha prendeu dois homens na tarde desta sexta-feira (22), na Zona Rural de Três Pontas por tráfico de drogas.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2020 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)