Notícias | Saúde

Municípios têm até esta sexta-feira para chegarem à meta de vacinação; confira postos de imunização em Varginha

Com assessoria | 02/12/2020 - 15:30:14

A maioria dos 27 municípios da jurisdição da Regional de Saúde de Passos ainda não cumpriu a meta de imunizar 95% do público-alvo das Campanhas de Vacinação contra a poliomielite e sarampo, prorrogadas até esta sexta-feira (04). 

Em média, foram aplicadas 37,40% das doses estimadas contra o sarampo e, não passou de 82,49%, o percentual de crianças protegidas do vírus causador da poliomielite; números que vêm preocupando técnicos em imunização do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) que passaram a solicitar mais empenho dos gestores da saúde para aumentar a cobertura vacinal.
 
Na Regional de Passos, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI) voltou a insistir junto aos prefeitos e secretários municipais de saúde para que garantam maior cobertura vacinal e registrem, diariamente, no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SIPNI) as doses que forem aplicadas. “O cidadão a ser vacinado está no município e a responsabilidade de vaciná-lo compete às secretarias municipais, utilizando estratégias de alcance de cobertura e motivação”, diz a coordenadora do NUVEPI, Márcia Aparecida Silva Viana.
 
O município de Fortaleza de Minas é um dos que tem se esforçado para cumprir as metas de vacinação. Na campanha contra o sarampo, a equipe de imunização obteve o apoio dos agentes do Programa de Saúde da Família para ir até às pessoas que precisavam ser vacinadas contra o sarampo. Com essa estratégia, Fortaleza de Minas passou de 41,84%, em agosto, para 62,82%, em novembro, na cobertura vacinal. 
 
De acordo com a Coordenação de Imunização da SES-MG, no estado até 1/12, 37% das pessoas de 20 a 49 anos de idade tomaram a vacina contra o sarampo; das crianças, 79,46% estão imunizadas contra a poliomielite.
 
Para a Coordenação de Imunização da SES-MG, esses números podem ser explicados mais pela falta de registros das doses aplicadas no SINPI do que pelo desinteresse dos pais em vacinarem seus filhos ou dos adultos em se proteger do sarampo. Em outubro, apenas 33 municípios registraram doses no sistema de informações, em novembro esse número passou para 820. “Com isso, vemos que os municípios não têm realizado o registro, diariamente, no site do SINPI”, ressaltou a Coordenação de Imunização.
 
Varginha
 
Em Varginha, a Secretaria de Saúde está promovendo as campanhas nacionais de Vacinação Indiscriminada contra o Sarampo para pessoas de 20 a 49 anos de idade; Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das Crianças e dos Adolescentes menores de 15 anos de idade; e Vacinação contra a Poliomielite em crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade. 
 
"Tendo em vista o risco de reintrodução de doenças já controladas ou eliminadas e sua disseminação, o alcance das metas preconizadas pelo PNI nessas campanhas são fundamentais", afirmou a Prefeitura Municipal. Confira os postos de imunização:
 
Policlínica Central
Rua Santa Catarina, s/n Centro
 
UAPS Dra. Edna Baroni Alvarenga
Rua Francisco Ferreira de Carvalho, 330 – Imaculada Conceição
 
UAPS Caic II
Rua Sabino de Oliveira, 55 Jardim Colonial (Cidade Nova)
 
UAPS Dr. Paulo Frota / USF Girassol
Praça dos Girassóis, 435 Pinheiros
 
UBS Enf. Janaina F. Santos (Centenário, antiga Casa Azul)
Rua Josino Meri, 206 Centenário
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)