Notícias | Eleições 2020
Iago Almeida / Varginha Online | 25/11/2020 - 15:04:21
Conheça a biografia dos 15 vereadores eleitos em Varginha para representar a Câmara nos próximos quatro anos
Foto: Arte Varginha Online
(Foto: Arte Varginha Online)

A renovação na Câmara Municipal de Varginha para 2021 é de 60%. E a porcentagem pode ser maior, se considerarmos que os atuais vereadores, Reginaldo Tristão e Carlinhos da Padaria são suplentes, respectivamente, de Carlos Costa (falecido) e Zué do Esporte, que renunciou ao cargo, neste ano.

Dois dos atuais vereadores, Leonardo Ciacci e Zacarias Piva disputaram eleições majoritárias, o primeiro como vice de Vérdi Melo, eleito, e o segundo como candidato a prefeito pelo PSL. Foram reeleitos Dudu Ottoni, Joaozinho Enfermeiro, Dr. Fernando Guedes, Zilda Silva, Marquinhos da Cooperativa.
 
Assumem pela primeira vez Professor Rodrigo Naves, Doutor Lucas, Apoliano do Projeto, Bebeto do Posto, Dandan do Mercadinho, Cabo Valério da Aprosep, Cristovão e Thúlyo Paiva. O Varginha Online levantou a biografia dos eleitos para o pleito de 2021/2024. 
 
Vereadores eleitos em 2020

Dudu Ottoni - PTB (1293 votos)
 
Eduardo Benedito Ottoni Filho, mais conhecido como Dudu Ottoni, é natural de Varginha e filho de Heloisa Helena Lúcio Ottoni e do ex-presidente da Câmara, prefeito de Varginha no mandato de 1976 a 1982 e Deputado Estadual no mandato de 1986 a 1990, Eduardo Benedito Ottoni. Casado com Elisângela Ferreira Menegueli Ottoni, tem dois filhos: Eduarda Menegueli Ottoni e Enzo Menegueli Ottoni. Formado em Administração de Empresas (com ênfase em Comércio Exterior) pelo Unis e bacharel em Direito pela Faceca, Dudu já trabalhou na Advocacia Geral do Estado – AGE, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Sedese - e ocupou a função de Chefe de Departamento na Secretaria Municipal de Turismo.
 
Dudu foi candidato a vereador duas vezes, tendo sido muito bem votado na primeira eleição, em 2012. Na época, obteve 1070 e não ocupou a vaga na Câmara apenas por questão de legenda. Já na segunda vez que disputou, com uma votação crescente, obteve 1557 votos e foi o quarto vereador mais votado. Na Câmara de Varginha, no mandato de 2017/2020 ocupou as funções de secretário da Mesa Diretora (2017), Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento (2018), Presidente da Câmara (2019) e Secretário da Mesa Diretora (2020). Foi reeleito com 1293 votos, sendo o vereador mais votado em Varginha nesta eleição.
 
Rodrigo Naves - PSB (1.074 votos)
 
Com 1.074 votos, Professor Rodrigo Naves será um dos representantes dos cidadãos varginhenses no Legislativo. De família humilde, Rodrigo estudou na Escola Estadual Professor Antônio Domingues Chaves. Se tornou educador, muito respeitado e querido por alunos e colegas professores e se inspira em seu tio, Júlio Cazelato, que muito fez por Varginha. Rodrigo Naves atua há mais de 25 anos como professor, em Varginha e região. É músico, instrumentista e compositor e faz das suas aulas uma arte. Com 8 CDs lançados, sendo 4 para crianças e 4 celebrações juvenis, possui um canal educativo intitulado “PAPO DE ANJO”, onde ensina as crianças a cuidarem e protegerem nosso planeta. Já participou de vários Festivais da Canção Cristã, e em algumas edições suas composições foram premiadas. Possui vasta experiência na área de comunidades de bases, há anos promove voluntariamente palestras educativas e desenvolve inúmeras ações sociais pela cidade. É idealizador de projetos comunitários voluntários realizados em diversos bairros, que dão vez e voz aos jovens, crianças, idosos e mulheres. Esse trabalho social é o que faz as comunidades reconhecerem seu valor como cidadão. 
 
Professor Rodrigo é graduado em História pelo Grupo UNIS – Centro Universitário do Sul de Minas, com  pós-graduação em Psicopedagogia pela Fundação Aprender. Formado em Teologia para Leigos (Campanha/MG) e em Comunicação Social pela UNISINOS (São Leopoldo/RS). Fundador e membro atuante da Pastoral da Ecologia da Diocese da Campanha/MG, desenvolve o projeto de encontros “Cabana”, com atividades baseadas no filme de mesmo nome. Pelo CESEEP (Centro Ecumênico a Serviço da Educação e Evangelização Popular) na PUC/SP aprendeu e desenvolveu diversas oficinas, com destaque para a CONTAÇÃO DE HISTÓRIA que utiliza em suas aulas lúdicas e projetos sociais. 
 
Rodrigo Naves se apresenta no cenário político para fazer a diferença, propondo inovação através da implantação de projetos inteligentes e audaciosos que viabilizem e melhorem a qualidade de vida da nossa gente. Ele seguirá defendendo a bandeira do voluntariado, da educação, da cultura, da ecologia e lutará por projetos em todas as vertentes sociais. #SOMOSTODOUM é o lema desse cidadão que acredita que temos os nossos direitos que devem ser responsabilidade do poder público, mas temos também nossos deveres como cidadãos.

Doutor Lucas - PSDB (982 votos)
Entramos em contato com o vereador eleito por diversas vezes e não obtivemos retorno esperado. Dr. Lucas respondeu hoje (25) dizendo que poderíamos soltar a matéria sem sua biografia pois, "não tive tempo". Deixamos em aberto, caso o vereador queira enviar a biografia para acrescentarmos aqui.
 
Joãozinho Enfermeiro - PSC (975 votos)
 
Conhecido como Joãozinho Enfermeiro em função de seus trabalhos prestados nas empresas que trabalhou e atua, JOÃO MARTINS RIBEIRO é um homem dedicado e apaixonado pela sua família. Natural de Três Pontas, no Sul de Minas, nasceu em 29 de março de 1959, filho de Ari Martins Ribeiro e Maria Margarida de Jesus. É irmão de Maria Izabel, José Martins, Sônia Aparecida, Vitor Martins, Márcia, Glênio, Maria Auxiliadora e Flávio.  Em 1970, aos 11 anos de idade, juntamente com seus familiares, mudou-se para Varginha. Em 1987 casou-se com Cleide Barone Ribeiro com quem teve os filhos: Anelise Barone Ribeiro e André Barone Ribeiro e uma neta: Laura Barone Ribeiro Santos.
 
Concluiu o ensino fundamental e o médio no colégio Marista, que posteriormente passou a denominar-se Escola Estadual Coração de Jesus. Iniciou e não terminou o curso superior em Administração pela FACECA. Formou-se em auxiliar técnico em Enfermagem, técnico em Telecomunicação e técnico em Segurança do Trabalho.  Em 1972, conquistou seu primeiro emprego de office boy na Gráfica Catanduvas. Em 1976, ocupou o cargo de atendente de enfermagem no Hospital Regional do Sul de Minas. Em 1979, trabalhou de auxiliar de Enfermagem na Plavigor, atual Plascar. Em 1980, transferiu-se para Mangels S/A, como auxiliar técnico de Enfermagem até 2000. Já em 1995 também empregou-se na Fermavi Eletroquímica Ltda. como técnico de Segurança de Trabalho, onde atua até a presente data.
 
Em 1992, ingressou na vida política pela primeira vez pleiteando ao cargo de vereador pelo Partido da Mobilização Nacional – PMN, quando obteve 291 votos. No ano de 1996, lançou-se novamente como candidato a vereador pelo Partido da Mobilização Democrática Brasileira – PMDB, obtendo 434 votos e no ano de 2000 obteve 734 votos. Já no ano de 2004, pelo Partido Socialista Cristão – PSC, obteve 1054. Em 2008, pela quinta vez, novamente lançou seu nome para vereador pelo Partido Popular Socialista – PPS, obtendo a expressiva votação de 1.156 votos. Já em 2012, pela sexta vez, emplacou-se vereador, eleito pelo Partido Republicano Brasileiro – PRB com 1350 votos, o sexto vereador mais votado. Em 2016 mudou-se para o PSC e foi reeleito para o seu segundo mandato como vereador. Agora segue para o seu terceiro mandato, tendo sido o quarto vereador mais votado de Varginha, com 975 votos.
 
Doutor Guedes - PTB (965 votos)
 
Natural de Varginha – MG, Fernando Guedes Oliveira nasceu em 26 de maio de 1953. Filho de Eufrásio Guedes Oliveira e Geralda Nair Oliveira. Doutor Guedes como é conhecido, é médico ginecologista obstetra e casado com Adriana Peres Lucif de Oliveira, com quem tem dois filhos. Foi eleito vereador pela primeira vez em 2005 e reeleito para o mandato 2009-2012. Voltou para a Câmara em 2016 e agora foi reeleito novamente, indo para o seu quarto mandato como vereador. Atualmente está filiado ao PTB – Partido Trabalhista Brasileiro.
 
Zilda Silva - PP (926 votos)
 
Natural de Juruaia - MG, Zilda Maria da Silva nasceu em 21 de abril de 1969. Filha de Vitor Justino da Silva e Albertina Francisca da Silva. Zilda Silva possui formação de nível superior em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Trabalhou na Prefeitura de Varginha de 2013 a 2016 ocupando o cargo de chefe do Setor de Empregos e atendimento às solicitações da Ouvidoria Municipal. Na Câmara de Vereadores de Varginha atuou nas funções de Assessora de Gabinete e Assessoria Técnica nos anos 2007 a 2012. Foi a única mulher eleita em 2016, com 921 votos.  Como vereadora já foi vice-presidente da Mesa Diretora (2017), integrante da Comissão de Justiça, Legislação e Redação Final (2018 e 2019) e é a atual presidente do Legislativo de Varginha (2020). Novamente é a única mulher eleita para o mandato 2021-2024, com 926 votos, pelo Partido Progressistas.
 
Reginaldo Tristão - PSB (883 votos)
 
Reginaldo de Oliveira Tristão foi eleito vereador pelo PSC (Partido Social Cristão) com 1.190 votos para cumprir seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Varginha no período compreendido entre 2005/2008. É casado e tem duas filhas e também exerce a profissão de corretor de café há mais de 20 anos. Reginaldo decidiu entrar na política incentivado pelo pai, José Amaro Tristão, que chegou a se candidatar para vereador. Quando seu pai decidiu não mais concorrer, ele se sentiu pronto para tentar uma vaga no Legislativo e foi eleito. Assim, sendo reeleito sucessivamente por mais duas vezes. Em agosto de 2020 foi convocado para assumir a vaga de suplente na Câmara de Varginha e em novembro do mesmo ano disputou as eleições e foi eleito para o mandato de 2021/2024. Evangélico, Reginaldo pretende dar sequência às inúmeras ações desenvolvidas por ele em mandatos anteriores e que podem continuar beneficiar a cidade e a população rumo ao desenvolvimento humano, social e econômico.
 
Apoliano do Projeto Dom - PP (856 votos)

Apoliano de Jesus Rios é filho de José Oderno Rios, que se mudou do Ceará para Varginha na década de 1970 e casou-se com Cândida Carolina Rios. É casado com Eliane Rios e pai de Larissa Elen. Começou a trabalhar logo cedo como vendedor de jornal, no Jornal Hoje. Foi servente de pedreiro, serralheiro, é empresário na área de marketing multinível e foi diretor do Museu Municipal 2019/2020. Na eleição de 2016, foi o 14º candidato mais bem votado para a Câmara de Vereadores de Varginha.
 
Participa desde os 14 anos de instituições artísticas e culturais voltadas para a capoeira e a dança. Em 2007, foi o idealizador e fundador da Associação Espaço Cultural DOM, entidade que desenvolve atividades socioculturais e já atendeu mais de 2.500 alunos em 14 anos de funcionamento. Como diretor da Associação dirigiu sete espetáculos anuais da instituição, como “A História do projeto DOM”, “O que acontece depois do felizes para sempre!”, “O colecionador de sonhos” , “Deu a louca em Hollywood” e Alegria o sentido da vida. Hoje eleito, pretende potencializar ainda mais os trabalhos voluntários voltados ao bem estar da população, além de compartilhar com todos o conhecimento que conquistou ao longo de toda vida trabalhando voluntariamente.
 
Carlinho da Padaria - PODEMOS (807 votos)
 
Calos Roberto Rodrigues, 56 anos, mais conhecido como Carlinho da Padaria é natural de Boa Esperança, mas reside em Varginha há mais de 40 anos. Aqui estudou e trabalhou como auxiliar de panificação na Panificadora Bel Pão. Casou-se com Telma de Fátima e é pai de seis filhos Amarilis, Amanda, Alexis, Alexia e Ariadne. Carlinho também tem uma neta. Em 1995 a família constituiu a Padaria e Panificadora Real que ainda está em atividade, no bairro Sion. Em 2000 foi candidato a vereador pela primeira vez, obtendo 511 votos, ficando como o primeiro suplente. Nas quatro eleições seguintes, sempre com expressiva votação, ficou na primeira suplência novamente. Foi assim em 2004, quando teve 808 votos; em 2008, quando teve 937 votos, em 2012, com 760 votos e em 2016, com 878 votos. Já no finalzinho do mandato, em novembro de 2020 assumiu a vaga de vereador na Câmara, com a renúncia de seu suplente e dias depois, nas eleições municipais, foi eleito pela primeira vez, sendo o nono vereador mais votado de Varginha, com 807 votos.

Bebeto do Posto - PSL (744 votos)
 
José Roberto Batista, mais conhecido como Bebeto do Posto, nascido em Varginha, 58 anos. É casado e pai de 4 filhos, Ligiane, Bruno, Pâmela e Bianca, e avô de dois netos, João Lucas e Enzo Emanuel. Trabalha com a família Ribeiro há 34 anos. Trabalhou por 12 anos no Supermercado Ipiranga, como motorista, e 22 anos no posto de combustível como motorista, frentista e gerente. Saiu a candidato a vereador 4 vezes, sendo a primeira em 2008, depois em 2012 e 2016, mas foi eleito apenas em 2020.
 
Dandan do Mercadinho - PODEMOS (697 votos)
 
Daniel Farias, mais conhecido como Dandan, tem 30 anos e é comerciante e empreendedor. Desde muito novo alimentou o desejo de entrar na política e esse sonho veio a se realizar nas eleições de 2020, quando recebeu 697 votos, sendo a primeira vez como candidato a algum cargo público. Começou a trabalhar ainda aos 14 anos, fazendo bicos, depois trabalhou como office-boy, empacotador e repositor de supermercado; vendeu roupas de porta em porta, foi inspetor de produção e vendedor de loja. Em 2015 decidiu abri seu próprio negócio e o empreendedorismo foi onde eu se encontrou. Hoje se sente realizado como pessoa. Desde 2014 vem se preparando pra ser vereador de Varginha e, segundo ele, foi algo muito planejado, se dedicou muito no preparo, para fazer o melhor para a população. 
 
Marquinho da Cooperativa - REPUBLICANOS (666 votos)

Natural de Varginha- MG, Marco Antônio de Souza nasceu em 29 de julho de 1973. Filho de Pedro Ribeiro de Souza e Maria de Fátima de Oliveira. É pai de Gisele Cristina, Rainara, Davi, Raquel, Everton e Weverson. Marquinho da Cooperativa é Presidente da Cooperet de Varginha, membro da IURD- Igreja Universal do Reino de Deus e estudou até a conclusão do 1º grau. Participa de projetos sociais tais como anjos da madrugada, grupo de apoio ao presídio e aos reeducandos para inserir os mesmos na sociedade e grupo de apoio a clínicas de recuperação de álcool e drogas, bem como luta para resgatar a dignidade e respeito do ser humano. Foi eleito em 2016 com 784 votos e reeleito, em 2020, com 666 votos pelo partido Republicanos.

Cabo Valério - CIDADANIA (659 votos)
 
Militar Veterano,  casado e pai de dois filhos, Cabo Valério é formado em Administração de Empresas. É atleta Paraolímpico de Tênis de Mesa, onde em 2019 sagrou-se Campeão Mineiro, Campeão da Copa Brasil em Brasília e Campeão Brasileiro pela Seleção de Minas Gerais. Trabalhou na Polícia Militar por 20 anos, no Policiamento Ostensivo, Centro de Operações e também na Polícia Militar Ambiental onde foi reformado (aposentado) por invalidez permanente, devido a uma   moléstia ainda desconhecida a qual foi submetido a várias cirurgias, onde foram colocadas próteses nas cabeças do fêmur direito e esquerdo bem como no úmero direito. Em 2012 assumiu a direção da Associação dos Profissionais de Segurança Pública do Sul de Minas onde buscou recursos e lutou pela construção da Sede da APROSEP. Criou ainda o Projeto Social Escola 10  Esportes 100 Drogas Cidadãos do Futuro com aulas de reforço escolar e atividades esportivas.
 
Cristóvão - PODEMOS (616 votos)
 
Natural de Varginha, casado e pai de três filhos, Cristovão Vilas Boas Sandi tem como profissão a marcenaria. A convite do ex-prefeito Antônio Silva, assumiu a chefia de Comercialização e Abastecimento (Mercado do Produtor/CEASA), e tinha como atribuições o atendimento aos produtores da Agricultura Familiar e outros comerciantes. Profundo facilitador em ampliar conhecimento. Coletou dados para composição do VAF Rural/ atendimento aos usuários do Mercado do Produtor, estudo de viabilização da construção do CEASA-Varginha. Participa da RCC - Renovação Carismática Católica, desde 1998 e foi coordenador na paróquia do Santana entre 2004 e 2007, coordenador regional de 2009 a 2010 e coordenador na paróquia Nossa Senhora de Fátima, entre 2011 e 2015. Realiza ainda trabalhos sociais e voluntários em clínicas de recuperação.
 
Thulyo Paiva- AVANTE (457 votos)
 
Thulyo Paiva, 27 anos. Formado em Odontologia pela Universidade José do Rosário Vellano, Especialista em Saúde Pública pelo Instituto Brasil de Ensino e Técnico em Administração pelo SENAC. Com 20 anos, assumiu o setor de segurança alimentar da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, da Prefeitura Municipal de Varginha. Nesse setor, coordenou os Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Banco de Alimentos que são referendados pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) como modelos para combate à fome. Nos quase 8 anos em que esteve à frente da coordenação, viabilizou junto a Brasília mais de 3,5 milhões de reais para a compra de alimentos da agricultura familiar e distribuição pelas entidades socioassistenciais do município às famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional. Modernizou e organizou o Banco de Alimentos. Foi membro do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) e agora na Câmara quer representar o varginhense com integridade, respeito e confiança. Fazer um mandato participativo, dinâmico, eficiente, com compromisso pelas pessoas e pela cidade.

 

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter.

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Boletim coronavírus - 23/01/2021
Neste sábado (23) Varginha confirmou a morte de quatro homens (54, 55, 73 e 80 anos) em decorrência da Covid-19.
Academia Latino-americana - 23/01/2021
Nesta semana, a Academia Latino-americana de Líderes Católicos realizou uma conferência internacional que debateu a relação dos cristãos com a vacina da Covid-19.
Agronegócio - 23/01/2021
Informações mais precisas sobre o cenário socioeconômico da agroindústria mineira. Esse é um dos principais objetivos do Safra Agroindústria.
Uso compartilhado de veículos - 23/01/2021
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, e o corregedor-geral de justiça, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo, por meio da Portaria Conjunta da Presidência nº 1.125/PR/2021.
Enem 2020 - 23/01/2021
Amanhã (24), estudantes de todo o país fazem a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Eles terão cinco horas para resolver questões de matemática e de ciências da natureza.
Loterias - 23/01/2021
O concurso 2.336 da Mega-Sena, que será sorteado na noite deste sábado (23), em São Paulo, pagará um prêmio estimado em R$ 22 milhões.
Combate ao Covid-19 - 23/01/2021
Após nova autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial da vacina CoronaVac, o Instituto Butantan começou a distribuição do segundo lote do imunizante na tarde de hoje (22). Cerca de 900 mil doses foram liberadas.
Covid-19 - 23/01/2021
A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade a autorização emergencial em caráter experimental do segundo lote da vacina CoronaVac.
Comemorações para o Jubileu - 23/01/2021
A Paróquia de Sant'Ana, em Varginha, completa neste ano 30 anos de Instalação Canônica. Por isso, a paróquia estará realizando no primeiro semestre várias comemorações para o Jubileu.
Zona Rural de Três Pontas - 23/01/2021
A Polícia Militar do Meio Ambiente de Varginha prendeu dois homens na tarde desta sexta-feira (22), na Zona Rural de Três Pontas por tráfico de drogas.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2020 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)