Notícias | Cidades

Homem é preso por tráfico e maus tratos de animais silvestres na Fernão Dias; 24 pássaros Trinca-ferro foram resgatados

Iago Almeida | 23/11/2020 - 12:31:42

Durante fiscalização na rodovia Fernão Dias, em Oliveira, a Polícia Rodoviária Federal prendeu um homem por tráfico e maus tratos de animais silvestres. De acordo com a PRF, o homem foi abordado por volta das 20h05 de sábado (21), enquanto dirigia o veículo Renault/Duster 16 D 4x2.

Durante a fiscalização, foi encontrado no veículo, acondicionados individualmente em pequenas caixas de papelão, 24 pássaros da espécie Saltator similis, conhecido popularmente como Trinca-Ferro, sem anilhas. 
 
"Estes se enquadram na classificação de animais silvestre da fauna brasileira. Os animais estavam acondicionados sem alimento, sem água e acondicionados em caixas de papelão do tamanho de caixas de leite, sem nenhum espaço para movimentar-se", afirmou a PRF.
 
 
Segundo o condutor, os pássaros foram adquiridos na cidade de Pouso Alegre, de um desconhecido que o abordou no pátio do restaurante Graal, por R$ 25 a unidade. Informou ainda que os mesmos seriam levados para a cidade de Igarapé-MG. 
 
"Diante dos fatos foi constatado a princípio os crimes do Art. 29 (Matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre...) e do Art. 32 (Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres...) ambos da lei 9.605/1998 (do Meio Ambiente) sendo lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência", concluiu a polícia.
 
Segundo a polícia, após contato telefônico, os animais foram encaminhados à Polícia Militar Ambiental de Oliveira para as providências cabíveis. O condutor assinou termo se comprometendo comparecer em juízo quando demandado.
 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)