Notícias | Educação

10 dicas para fazer seu TCC, monografia ou artigo científico

Da redação | 12/11/2020 - 11:31:20
Deixar seu TCC pronto não é uma tarefa fácil. Aprenda dicas para ajudar no seu trabalho na nossa página, e supere o maior desafio da sua graduação!
 
O TCC é a última etapa de uma graduação, curso técnico ou tecnólogo. Deixar seu TCC pronto é uma grande jornada, e uma etapa muito estressante que pode levar muitas pessoas a largarem seus cursos sem conseguir concluir o elusivo Trabalho de Conclusão de Curso. Alguns cursos, no lugar desse trabalho, podem pedir também uma monografia, ou no caso da pós-graduação, artigos científicos. Mas uma coisa se mantém: O stress para fazer o trabalho no prazo limitado disponível!
 
Uma das grandes barreiras para fazer um TCC é que para a maioria dos graduandos, é a primeira vez que fazem um trabalho deste tamanho, que exigirá muita disciplina e profissionalismo deles. Para ajudar a ultrapassar a barreira da inexperiência, confira aqui 10 dicas para fazer seu TCC, monografia ou artigo científico e estar pronto para atuar profissionalmente.
 
1 - Escolha um tema que esteja a seu alcance
 
Não adianta querer abraçar o mundo com o seu tema. Seja realista com o tempo, conhecimento e recursos que você dispõe, e escolha um tema pelo qual você se interesse, mas seja capaz de transformar em um trabalho. Se o seu tema for muito amplo, tente limitá-lo para algo mais conciso.
 
2 - Faça um cronograma e realmente siga-o
 
Um trabalho de conclusão de curso, monografia ou artigo científico leva tempo para ficar pronto. Por isso, é muito importante fazer um cronograma com todas as etapas do trabalho, e segui-lo à risca! Lembre-se de deixar alguma margem extra no seu cronograma, para caso algo dê errado, e evite deixar tudo para a última hora. No TCC, a disciplina vai ser fundamental!
 
3 - Consulte as normas ABNT
 
As normas ABNT são exigidas por todas as instituições de ensino para trabalhos acadêmicos oficiais, como um trabalho de conclusão de curso. É importante aprendê-las durante a graduação, mas esteja sempre com um guia ABNT aberto para ajudar você a fazer seu trabalho. Pode parecer difícil, mas não é!
 
4 - Escolha bem o seu orientador
 
Em geral, os trabalhos de TCC exigem que o aluno escolha um orientador para lhe guiar enquanto faz o trabalho. Escolha um bom orientador, que você confie e conheça a sua temática, para recorrer à ele sempre que precisar. É esse o papel dele! Evite professores indisponíveis ou que não irão lhe ajudar.
 
5 - Saiba onde procurar fontes
 
Todo trabalho acadêmico exige referências bibliográficas e fontes para as informações que estão contidas nele. Saiba os melhores lugares para buscar fontes sobre o seu tema, como o site SciELO, ou bibliotecas online como o Google Scholar e o Libgen. Use Wikipédia apenas para buscar fontes, nunca como fonte para o seu próprio trabalho!
 
6 - Organize bem as informações no seu trabalho
 
Em geral, para além da organização das seções (pré-textuais, textuais e pós-textuais) ditadas pela ABNT, é importante que você também organize o seu TCC de maneira que ele faça sentido. Geralmente, uma introdução, apresentação do método, investigação do fenômeno e conclusão é um bom caminho para seguir na hora de escrever seu trabalho acadêmico. Lembre-se sempre de fundamentar suas informações com fontes e dados.
 
7- Use gráficos e tabelas
 
Apresentar seus dados é uma parte importante do trabalho de conclusão de curso, monografia ou artigo científico. Gráficos e tabelas são importantes ferramentas nesse sentido, e permitem que você demonstre para quem está lendo seu trabalho tendências e conclusões que podem ser tiradas dos dados com imagens. Se você não sabe fazer um gráfico, está na hora de aprender!
 
8 - Envie seu trabalho com antecedência para o orientador
 
Enviando seu trabalho com antecedência, ele pode lhe orientar e auxiliar a corrigir possíveis erros antes de você apresentar para a banca.
 
9 - Revise seu trabalho
 
Antes de entregar, lembre-se de revisar todo o seu trabalho! Não revise apenas erros de gramática, mas também de dados, lógica, raciocínio e até mesmo de formatação. Entregar um trabalho impecável exige cuidado com os detalhes!
 
10 - Tire o máximo proveito dessa experiência
 
Escrever um TCC é um grande trabalho, e não é fácil deixá-lo pronto. Mesmo assim, é uma grande experiência que vai preparar você para lidar com grandes projetos no futuro, então aproveite para aprender o que puder!
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)