Notícias | Geral

Fiéis católicos podem receber Indulgências Plenárias durante o mês de novembro; confira o que fazer

Iago Almeida | 06/11/2020 - 13:34:04

A Indulgência Plenária é concedida aos católicos no dia 2 de novembro, Dia de Finados, para aqueles que visitarem uma igreja ou oratório e ali recitarem o "Pai Nosso" e o "Credo". Este ano, nas circunstâncias atuais devidas à pandemia do Covid-19, a Penitenciária Apostólica emitiu um Decreto estendendo durante todo o mês de novembro, as indulgências plenárias para os fiéis falecidos, com a adequação das obras e condições para garantir a segurança dos fiéis.

 
De acordo com a igreja, "a condição é que estejam desapegados do pecado e tenham a intenção de cumprir as condições habituais tão logo possam fazer a Confissão Sacramental, a Comunhão Eucarística e rezar pelas intenções do Santo Padre, o Papa Francisco", afirma. 
 
Para os que não podem sair de casa (idosos, enfermos, pessoas restritas de movimentação pela autoridade pública), concede-se a Indulgência Plenária à intenção aos que rezarem uma oração piedosa pelos defuntos, diante de uma imagem de Jesus ou da Virgem Maria, ou ainda que realizem uma obra de misericórdia oferecendo-se a Deus.
 
Estes devem rezar Laudes e Vésperas do Ofício dos Defuntos, o Rosário (terço) Mariano, a Coroa (ou terço) da Divina Misericórdia, outras orações pelos defuntos mais apreciadas pelos fiéis, ou se dediquem à leitura meditada de algumas das passagens do Evangelho propostas para a Liturgia dos Defuntos.
 
"Para facilitar a obtenção da graça divina por meio da caridade pastoral, esta Penitenciaria roga encarecidamente a todos os sacerdotes com faculdades que se ofereçam com particular generosidade à celebração do sacramento da Penitência e administrem a Santa Comunhão aos enfermos", concluiu a igreja.
 
O que é Indulgência Plenária?
 
O pecado tem duas consequências: a culpa e a pena. A culpa é perdoada na Confissão; a pena, que é a desordem que o pecado provoca no pecador e nos outros, e que precisa ser reparado, é eliminada pela indulgência que pode ser plenária (total) ou parcial. Após a confissão, o fiel está salvo, mas não está santo, porque ainda não amou a Deus de todo coração, de toda alma e todo entendimento. 
 
Então, a pessoa que morre nesta situação vai para o purgatório, e ali, purifica-se, segundo a Igreja Católica. A Indulgência é a remissão deste tempo de purgatório. A absolvição sacramental livra a pessoa do inferno e a indulgência livra a pessoa do purgatório.
 
Por isso, a indulgência plenária redime totalmente a pena que a pessoa teria que cumprir no purgatório, já a parcial, redime só em partes. 
 
“Indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida aos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos”. (Norma 1 do Manual das Indulgências).
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)