Notícias | Educação
Governo prorroga prazo para renovação de contratos do Fies
Agência Brasil | 03/11/2020 - 20:21:02
Foto: Agência Brasil
(Foto: Agência Brasil)

Medida vale para contratos simplificados e não simplificados 

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorrogou para 30 de novembro o prazo para a renovação semestral dos contratos de financiamento concedidos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2020. Os aditamentos dos contratos deverão ser feitos pelo sistema SisFies.
 
A Portaria nº 655/2020 que prorroga o prazo foi publicada hoje (03) no Diário Oficial da União. A medida vale para contratos simplificados e não simplificados.
 
No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o aluno precisa levar a documentação comprobatória ao banco para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.
 
Os contratos do Fies devem ser renovados semestralmente. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas instituições de ensino e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas faculdades no SisFies. Inicialmente, o prazo seria até 31 de outubro, para contratos assinados até dezembro de 2017. Os contratos do Novo Fies, firmados a partir de 2018, têm prazos definidos pela Caixa Econômica Federal.
 
Prazo
 
O dia 30 de novembro também é a data limite para a realização de transferência integral de curso ou de instituição de ensino e de solicitação de aumento do prazo de utilização do financiamento, referente ao segundo semestre deste ano.
 
Os Documentos de Regularidade de Matrícula, emitidos pelas instituições de ensino, que tiveram os seus prazos de validade expirados, deverão ser acatados pelos bancos, para renovação do financiamento até 30 de novembro.
 
O Fies é o programa do governo federal que tem como meta facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas. Criado em 1999, ele é ofertado em duas modalidades desde 2018, por meio do Fies e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).
 
O primeiro é operado pelo governo federal, sem incidência de juros, para estudantes que têm renda familiar de até três salários mínimos por pessoa; o percentual máximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino. Já o P-Fies funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que implica cobrança de juros.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Aumento de 21% desde janeiro - 06/03/2021
O consumidor, afetado pelo preço da gasolina, também está tendo dificuldades para recorrer ao substituto imediato nos veículos com motor flex
Campeonato Mineiro - 06/03/2021
Pouso Alegre e América voltam a se enfrentar pelo Campeonato Mineiro quase trinta anos depois. A partida, válida pela 3ª rodada do estadual, será neste sábado (6), às 19h, no Estádio Melão, em Varginha.
Loterias - 06/03/2021
O concurso 2.350 da Mega-Sena, que será realizado hoje (6) à noite em São Paulo, deverá pagar R$ 22 milhões a quem acertar sozinho as seis dezenas.
Vacina contra a Covid-19 - 06/03/2021
Na próxima segunda-feira (8), os idosos com 83 anos começam a ser vacinados em Varginha.
Saúde - 05/03/2021
É sempre indicado que o paciente marque uma consulta quando perceber que sintomas de medo, tristeza, ansiedade, depressão, raiva, angustia, desânimo e procrastinação comecem a ser constantes em sua vida e que não melhoram com o passar dos meses.
Afirma Prefeitura - 05/03/2021
A Prefeitura de Varginha, por meio do Departamento Municipal de Trânsito – Demutran – informou nesta sexta-feira (05), que a região onde tem seis cruzamentos no bairro Santa Maria.
Boletim do coronavírus - 05/03/2021
Nesta sexta-feira (05), Varginha confirmou 51 novos casos de Covid-19.
Inmet publica alerta - 05/03/2021
Durante o fim de semana alguns fatores vão favorecer a formação de nuvens carregadas e a ocorrência de muita chuva no Sudeste do Brasil, segundo meteorologistas.
Educação - 05/03/2021
A Secretaria de Educação Superior (Sesu), do Ministério da Educação (MEC), disponibilizou o pagamento para efetivação das bolsas de supervisores e tutores do Programa Mais Médicos (PMM).
Esporte - 05/03/2021
Após duas rodadas sem vencer, o Boa Esporte está focado na partida contra o Athletic, em São João del Rei, para mostrar reação e conquistar a primeira vitória no Campeonato Mineiro de 2021.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)