Notícias | Geral

Alternativa museológica da UNIFAL-MG para o enfrentamento da atual emergência climática é selecionada em competição internacional

Com assessoria | 03/11/2020 - 15:15:04
“Museu das Resistências” propõe espaços itinerantes para divulgação de saberes ecológicos no sul de Minas
 
Uma proposta inovadora de parceria museológica para o enfrentamento da atual emergência climática desenvolvida por uma equipe da UNIFAL-MG é finalista de uma competição internacional, que integra a programação da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021. O projeto “Existances Museum – Museu das Resistências” foi selecionado entre 260 propostas enviadas por 48 países e é um dos oito escolhidos para serem apresentados, a partir de março de 2021, no Glasgow Science Centre, um museu de ciência e tecnologia, considerado uma das atrações turísticas mais populares da Escócia.
 
O projeto resultou de um trabalho conjunto elaborado por membros do Grupo de Pesquisa Heranças Cosmológicas e Devires Extramodernos, do Museu da Memória e Patrimônio (MMP) e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da UNIFAL-MG. “Conseguimos conformar um grupo transdisciplinar muito rico. Algumas dessas pessoas participaram das nossas primeiras discussões, como, por exemplo, a professora Marina Wolowski Torres, e a arquiteta Lislie Goulart, que nos brindaram com importantes insights iniciais”, conta o professor Walter Lowande, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), representante do grupo de pesquisa.
 
Prof. Walter soube da competição “Reimagining Museums for Climate Action” a partir de uma divulgação nas redes sociais, quando identificou a oportunidade de submeter uma proposta da UNIFAL-MG. “Eu fiquei sabendo desse edital por meio de uma publicação do professor Rodney Harrison, da University College London (UCL), em uma de suas redes sociais e, a partir daí, entrei em contato com a Luciana Menezes de Carvalho, diretora do MMP/UNIFAL-MG, para pensarmos em algo”,  narra, comentando que o professor Harrison é o coordenador da área prioritária de patrimônio do Conselho de Pesquisa em Artes e Humanidades (Arts and Humanities Research Council), do Reino Unido.
 
Além do professor Walter, compõem a equipe idealizadora do projeto selecionado: Luciana Menezes de Carvalho e João Francisco Vitório Rodrigues, representando o Museu da Memória e Patrimônio (MMP); professor Natalino Neves da Silva (que atuou como docente do Departamento de Ciências Humanas da UNIFAL-MG e atualmente é professor da Faculdade de Educação da UFMG) e Jairza Fernandes Rocha da Silva, representando o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas, e Nayhara Pereira Thiers Vieira, que juntamente ao professor Walter, representa o grupo de pesquisa Heranças Cosmológicas e Devires Extramodernos.
 
“Essa junção de conhecimentos especializados nos campos da museologia, do patrimônio, da biologia, das cosmologias africanas e indígenas, das linguagens e das diversas formas de comunicação foi fundamental para que embasássemos um bom projeto de enfrentamento da atual emergência climática por meio de uma proposta de parceria museológica que transcende os limites da Universidade”, observa Prof. Walter.
 
O docente também fez questão de agradecer o apoio recebido de outros colaboradores. “Aproveito para agradecer o ótimo trabalho do Iuri Gouveia, que foi o criador do nosso logotipo e da identidade visual que pode ser vista em nosso projeto final, e à professora Daniela Freitas, do curso de Letras da UNIFAL-MG, pela cortesia em revisar o nosso texto em inglês.”
 
Para mais informações clique aqui
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)