Notícias | Cidades
Iago Almeida / Varginha Online | 26/10/2020 - 20:47:17
Vereadores pedem abertura de processo de investigação contra Zué do Esporte por suspeita de quebra do decoro parlamentar
Foto: Asscom Câmara
(Foto: Asscom Câmara)
Atualizado em 26/10/2020 - 21h47
 
Em documento assinado e enviado à presidente da Câmara Municipal de Varginha, Zilda Silva, quatro vereadores pediram abertura de processo de investigação contra o colega de casa, Josué Campos Narciso. Zué do Esporte, como é conhecido, foi acusado de importunação sexual contra mulheres, nesta segunda-feira (26).
 
O documento foi assinado pelos vereadores Carlos Lúcio Ferreira (Carlúcio Mecânico), Celso Ávila Prado (Delegado Celso), José Alencar Santana Faleiros e Zacarias Abrão Piva. Eles afirmaram que os fundamentos consistem na quebra do decoro parlamentar, uma vez que o vereador utilizou do patrimônio público para prática suspeita de crime contra a liberdade sexual e eleitoral. 
 
No documento, os vereadores pedem pela abertura do processo, "diante dos fatos ocorridos no dia 25 de outubro de 2020, conforme matéria veiculada na mídia local e regional - fazendo juntada da nota da prefeitura (...) e a própria nota da Câmara, tornando-se público e notória a utilização de bem público, pertencente ao município de Varginha, que estava servindo de apoio as supostas práticas tidas como criminosas (importunação sexual) e crimes eleitorais (estoque e distribuição de material de campanha eleitoral)", afirmaram.
 
 
 A Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Varginha, informou que o documento foi protocolado na Secretaria Geral da Câmara, após o encerramento da sessão ordinária desta segunda-feira (26).
 
De acordo com a presidente da Câmara, vereadora Zilda Silva, a Mesa Diretora receberá o documento em sua íntegra na próxima sessão, ou seja, na quarta-feira (28), quando tomará as providências cabíveis.
 
 
O caso
 
Uma menina procurou a polícia e afirmou ter sido vítima de importunação sexual pelo vereador, quando acompanhava seu namorado em um jogo de basquete na Escola Municipal Dr. Jacy de Figueiredo (Caic I), no bairro Imaculada Conceição, na manhã de domingo (25). 
 
Ela contou as polícias civil e militar que Zué do Esporte teria a abordado e oferecido a ela uma vaga para o time de vôlei, entregando um uniforme em seguida para que ela vestisse. Ela teria ido até o vestiário, onde o vereador estaria a observando trocar de roupa por um buraco na parede.
 
O fato foi divulgado nas redes sociais pela vítima, o que motivou outras meninas a se manifestarem, relatando também terem sido vítimas, em outras datas, do mesmo crime, cometido pelo vereador. Pelo menos uma das vítimas era adolescente, segundo a polícia. A perícia da Polícia Civil ainda encontrou provas contra o vereador no local e abriu inquérito para apurar o caso. 
 
Câmara
 
No início do dia, a Câmara havia emitido nota explicando que "sobre a situação envolvendo o vereador Zué do Esporte, a Câmara Municipal de Varginha aguardará a apuração pela autoridade policial e, principalmente, pelo Juízo, sobre a realização do suposto crime praticado ou não pelo vereador e adotará todas as medidas necessárias. A Câmara Municipal de Varginha enfatiza que é contra o cometimento de qualquer tipo de crime", encerrou a nota. O vereador é candidato à reeleição nas eleições municipais deste ano.
 
Prefeitura
 
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, também emitiu nota se pronunciando sobre o ocorrido. De acordo com a declaração, "o vereador não reside nas dependências do CAIC-1. Nenhuma pessoa está autorizada a ingressar nas dependências de escolas ou outras repartições públicas sem autorização, muito menos fora do horário de expediente", explicou. Confira a nota completa.
 
Defesa
 
O advogado de defesa do vereador, Jonatan Lima, informou que o cliente negou os fatos e irá se apresentar na hora correta. “Ele esclarece que no decorrer da instrução processual vai provar a inocência. Logo, Zué deve prestar depoimentos. Estamos esperando o delegado marcar”, disse o advogado.

 


 

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter.

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
O início do fim? - 19/01/2021
Foram descarregadas há pouco, as primeiras doses das vacinas que serão distribuídas aos municípios que fazem parte da Secretaria Regional de Saúde de Varginha.
Covid-19 - 19/01/2021
O Brasil já registra 7.452.047 milhões de pessoas curadas da Covid-19. No mundo, estima-se que pelo menos 29 milhões de pessoas diagnosticadas com Covid-19 já se recuperaram.
Cuidado! - 19/01/2021
Em plena pandemia, com muita gente contando os dias para receber uma dose da vacina contra a Covid-19, ainda aparece quem queira aproveitar o momento para aplicar golpe nas pessoas.
Boletim do coronavírus - 19/01/2021
Nesta terça-feira (19), Varginha confirmou 120 novos casos de Covid-19.
Operações na região - 19/01/2021
Mais um começo de semana agitado e com baixas no tráfico da região. Em operações nesta segunda-feira (18), várias drogas foram tiradas de circulação em cidades do Sul de Minas pela Polícia Militar e demais polícias da região.
Distribuição das vacinas - 19/01/2021
As vacinas para imunização dos mineiros contra o Covid-19 serão distribuídas no Sul de Minas ainda nesta terça-feira (19). Segundo o Comando de Aviação do Estado - ComAvE.
Economia - 19/01/2021
Cerca de 3,4 milhões de trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro começam a receber, nesta terça-feira (19), R$ 2,75 bilhões referentes ao abono salarial do calendário 2020/2021 – ano-base 2019.
Recapeamento asfáltico - 19/01/2021
A Prefeitura Municipal de Varginha informou nesta terça-feira (19), que foi concluído o recapeamento asfáltico e iniciada a sinalização na Avenida Rui Barbosa.
Presídio de Varginha - 19/01/2021
Em 2020, os policiais penais que atuam no Presídio de Varginha I registraram 11 ocorrências de kits contendo materiais ilícitos enviados pelos Correios aos detentos da unidade prisional, o que corresponde a 1,26% de registros do tipo em todo o Estado.
Vagas de emprego - 19/01/2021
O atendimento é apenas por agendamento. O site para agendar o atendimento é o mg.gov.br/agendamento.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2020 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)