Notícias | Eleições 2024

Varginha já possui 1.104 mesários cadastrados para as eleições; inscrições para voluntários continuam abertas

Iago Almeida | 21/10/2020 - 10:18:43

Varginha tem 1104 mesários cadastrados para atuarem nas eleições municipais deste ano, mas o Cartório Eleitoral de Varginha ainda não conseguimos preencher todas as vagas. Em Minas Gerais, serão necessários 208.296 mesários para garantir o funcionamento de 52.074 seções eleitorais no dia 15 de novembro, quando acontece o primeiro turno da eleição para prefeitos e vereadores.

 
"Por causa da pandemia, não pudemos convocar enfermeiros que trabalham em hospitais ou lidam diretamente com pacientes da Covid-19. Isso já foi uma grande perda nos quadros de mesários. E todos os dias chegam mais e mais pedidos de dispensa de mesários que têm problemas de saúde e não poderão trabalhar por causa da pandemia. Estamos ficando numa situação difícil, pois já estamos a menos de um mês da eleição e em vez de completarmos o quadro de mesários, estamos tendo uma diminuição de mesários convocados", explicou.
 
Mesários
 
Segundo o Cartório Eleitoral, há anos, Varginha tem trabalhado apenas com mesários voluntários, mas este ano é provável que tenham que convocar mesários não-voluntários por causa da situação. 
 
Na seção eleitoral, o mesário é responsável por organizar o espaço e conferir o funcionamento dos equipamentos; garantir a ordem; receber os eleitores, identificá-los e liberar o voto na urna; e, ao final da votação, emitir os boletins de urna e recolher todo o material para ser entregue ao cartório eleitoral.
 
A atuação como mesário não tem remuneração. As vantagens são as folgas no trabalho (2 dias pelo treinamento e 2 dias pelo trabalho no dia da eleição) e pontos em provas de títulos para desempate em concursos. As folgas devem ser negociadas com o empregador. O eleitor recebe também auxílio alimentação.
 
Inscrições
 
A inscrição para mesários voluntários pode ser feita pelo telefone 3222-2800, pelo e-mail zona281@tre-mg.jus.br ou pelo site do TRE.
 
Treinamento
 
O treinamento deste ano é uma novidade porque está sendo feito por meio de aplicativo chamado "mesário". Outra novidade é que as eleições começarão às 7h e não às 8h. E no horário de 7h às 10h será prioridade dos idosos.
 
Este ano, ninguém votará com biometria. Todos deverão assinar o caderno de votação. Mas o comprovante de votação (aquele papelzinho que o mesário destaca do caderno de votação) só será entregue a quem solicitar.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)