Notícias | Educação
Da redação | 19/10/2020 - 20:54:17
Estudos mostram a importância das brincadeiras na infância
Foto: Robert Collins / Unsplash
(Foto: Robert Collins / Unsplash)

Brincar está na essência das crianças, mas muito mais do que promover a diversão, esse ato também auxilia no desenvolvimento delas. Diversos são os estudos realizados nessa área que comprovam essa teoria. 

Uma pesquisa feita com pessoas que cresceram em orfanatos na Ucrânia e outros países em situação de guerra mostrou que a falta de brincadeiras durante a infância resultou em uma diminuição do volume cerebral, principalmente nas áreas que são ligadas ao processamento das emoções e empatia. 
 
Um outro estudo, que utilizou o exame de ressonância magnética funcional como instrumento, demonstrou que algumas áreas do cérebro, tal como a junção temporoparietal, o córtex medial pré-frontal e o córtex medial parietal, que estão diretamente associadas à teoria da mente e a empatia, se tornam mais ativas durante as brincadeiras de faz de conta. 
Principais benefícios das brincadeiras para as crianças
 
Além de atuar no desenvolvimento cerebral, as brincadeiras são responsáveis por estimular os pequenos de diversas maneiras. 
 
O simples ato de brincar faz com que as crianças desenvolvam sua comunicação verbal e não verbal e as auxilia no processo de amadurecimento da capacidade de resolução de conflitos e de concentração. 
 
Os brinquedos também são capazes de atuar na criatividade, na coordenação motora, na noção de espaço e podem ajudar no desenvolvimento de músculos, ossos e articulações. 
 
A ação das brincadeiras no aprendizado é mais um dos benefícios e é por isso que elas são muito usadas dentro das escolas. Jogos, bonecos, quebra-cabeças e muitos outros brinquedos fazem com que aprender sobre números, letras, países, animais e diversos elementos seja mais fácil e simples.  
 
Principais vantagens de cada tipo de brinquedo 
 
Cada atividade ou brinquedo é capaz de atuar de diferentes formas na vida das crianças e, enquanto alguns estimulam o raciocínio lógico, outros agem na coordenação motora, na linguagem corporal, na convivência em grupo e muito mais. 
 
 
Os bonecos e bonecas agem na socialização, na capacidade de comunicação e dão asas para a imaginação. 
 
Jogos de tabuleiro, de montar e quebra-cabeças são excelentes para moldar o raciocínio lógico, atuam nas relações sociais e na forma como as crianças se comportam em grupo e estimulam o desenvolvimento cognitivo. 
 
Brincadeiras relacionadas a ação como pega-pega, cabo de guerra e corda também são muito positivas. Essas fazem com que os pequenos se tornem mais ágeis, tenham uma maior noção de espaço, fortalecem os membros superiores e inferiores e podem aguçar a mira, a audição e os reflexos. 
 
Os brinquedos eletrônicos têm um papel parecido ao dos jogos e brincadeiras de ação, porque também agem no raciocínio e nos reflexos. Porém, é necessário tomar cuidado com o excesso de uso dos videogames, celulares e tablets, pois eles podem ter efeitos negativos na saúde das crianças.  

 

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter.

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Auxílio emergencial - 29/11/2020
A Caixa Econômica Federal paga hoje (29) o auxílio emergencial para 3,5 milhões de brasileiros nascidos em maio.
Fim do sonho - 29/11/2020
A penúltima rodada da Série C 2020 decretou o rebaixamento do Boa Esporte para a Série D do Campeonato Brasileiro.
Boletim coronavírus - 28/11/2020
Varginha registrou 21 novos casos de Covid-19 neste sábado (28). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os infectados são 5 homens e 16 mulheres. Todos em isolamento domiciliar.
Para o próximo biênio - 28/11/2020
Foi protocolada na Câmara Municipal de Varginha, na tarde desta sexta-feira (27), a denominada Chapa 1 para concorrer à eleição da Mesa Diretora da Câmara de Varginha, que será realizada no dia da posse dos vereadores eleitos.
Black Friday - 28/11/2020
A Prefeitura Municipal de Varginha, divulgou na última quinta-feira um decreto autorizando funcionamento do comércio em horário especial para o Black Friday.
Prova de vida - 28/11/2020
A exigência da prova de vida anual de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está suspensa até o fim do ano. A Secretaria de Previdência do Ministério da Economia informou, no início da noite,
Esporte - 27/11/2020
A penúltima rodada da fase de classificação da Série C vai fazer a emoção ser ainda maior para definição de rebaixados e classificados.
Saúde - 27/11/2020
Varginha encerrou nesta sexta-feira (27), a Semana Nacional de Doador Voluntário de Sangue.
Geral - 27/11/2020
Os homens de Varginha estão convidados a participarem do encerramento do movimento Novembro Azul neste sábado em Varginha.
Saúde - 27/11/2020
Em nota divulgada nesta quinta-feira (26), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recomendou à população e aos comerciantes que todas as medidas sanitárias devem ser tomadas durante as compras e vendas da Black Friday.
Geral - 27/11/2020
Diante das mudanças no comportamento de consumo trazidas pela Covid-19, a expectativa é que o Natal seja mais digital neste ano.
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco