Notícias | Covid-19

Secretaria de Estado de Saúde lança cartilha infantil sobre o novo coronavírus

Com assessoria | 14/10/2020 - 13:19:13
Dificuldade de concentração, irritabilidade, medo, inquietação, alterações no padrão de sono e solidão. Estas são algumas das emoções relatadas por crianças em pesquisa realizada pelo Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef) sobre como elas têm se sentido durante a pandemia da covid-19.
 
Com o intuito de oferecer informação adequada ao público infantil para o esclarecimento de dúvidas e interlocução com os pais, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) aproveitou o Dia das Crianças e preparou a Cartilha Kids Coronavírus. A abordagem do material é lúdica e traz cientistas como super-heróis. As máscaras são escudos protetores e os cuidados preventivos preconizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como higienização das mãos, distanciamento social e o uso das máscaras são tratados como as táticas dos heróis para derrotar o vilão: o coronavírus.
 
“Cabe aos adultos estimularem crianças e adolescentes a expressem pensamentos, sentimentos e percepções sobre os acontecimentos que estão vivenciando. É importante os pais criarem estratégias para as crianças expressarem seus medos e ansiedades, respeitando a forma como cada um o faz, seja por meio de brincadeiras, desenhos, conversas”, explica a diretora de Saúde Mental da SES-MG, Lírica Salluz Mattos Pereira.
 
Batman, Homem-Aranha e a Mulher-Gato fazem parte da cartilha para aproximar os pequenos do conteúdo com o qual eles já estão tendo contato diário por meio do noticiário ou dos assuntos domésticos. Em ambos os contextos a informação pode estar cercada de estresse e da ansiedade próprios do período, que afeta, inclusive pai e mãe.
 
“É importante que pais e cuidadores dialoguem com as crianças sobre o cenário atual, sem medo de conversarem abertamente. É importante falar com elas de forma compreensível e honesta sobre a doença e permitir que se expressem”, avalia Lírica.
 
Clique aqui para baixar a cartilha.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)