Notícias | Cidades
Iago Almeida / Varginha Online | 07/10/2020 - 10:48:10
Varginha: 138 anos de história, crescimento e oportunidades
Foto: Márcio Borges / Varginha Online
(Foto: Márcio Borges / Varginha Online)
Nesta quarta-feira (07/10), Varginha comemora 138 de emancipação política. Por conta da pandemia do coronavírus, não haverá festividades na cidade.
 
A cidade era um caminho de bandeirantes na estrada que ligava Três Pontas a Campanha; hoje, uma das principais avenidas da cidade. No local do atual centro comercial, havia uma capela ao redor da qual foram erguidas diversas casas para repouso de viajantes, por volta de 1763. Em 1806, o povoado recebeu o nome de Catanduvas e em 1807, tornou-se Espírito Santo das Catanduvas, nome que faz uma homenagem ao padroeiro da cidade. Em 1850, foi elevado à freguesia, com o nome de Varginha, e à categoria de cidade em 1882.
 
Com pouco mais de 136 mil habitantes, Varginha está localizada estrategicamente entre os maiores centros, sendo pouco mais de 300 quilômetros de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, o que facilita o escoamento de sua produção de café e da produção industrial.
 
 
A cidade se destaca como polo regional, onde diariamente centenas de pessoas da região buscam em Varginha os serviços que não encontram em suas cidades de origem. 
 
De acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) em parceria com a Fundação João Pinheiro e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Varginha está entre as dez melhores cidades de Minas para se morar. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é avaliado a partir de três requisitos: educação, renda e longevidade.
 
Além do café de da indústria, a Varginha é conhecida mundialmente pelo caso “ET de Varginha”, quando em janeiro de 1996, duas irmãs viram uma criatura humanoide, o que mobilizou ufólogos, autoridades e atraiu curiosos do Brasil e do mundo.
 
 
Infraestrutura
 
Uma das melhores cidades para se investir no Sul de Minas, por estar localizada em ponto estratégico central, Varginha vem crescendo em oportunidades e infraestrutura ao decorrer dos anos. 
 
Entre as últimas novidades, um projeto elaborado pelo empresário Cléber Marques Paiva está tratando da instalação de um Centro Tecnológico de produtos e serviços com investimentos dos Emirados Árabes na cidade.  Em julho, uma comitiva com o vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, esteve em Varginha para conhecer a estrutura do Porto Seco.
 
 
Varginha é a única cidade da região com aeroporto que segue todos os requisitos da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para operar comercialmente. Em julho deste ano, a pista do Aeroporto Major Brigadeiro Trompowsky recebeu um novo credenciamento da Anac, passando de 1500m para 2100m de comprimento. Com o credenciamento, a pista passou da categoria 2c para 3c, possibilitando o pouso de aeronaves maiores. 
 
Na educação, Varginha conta com 50 Escolas de 1º grau, 20 Escolas de 2º grau e 6 universidades (Unifenas, Unifal, Grupo Unis, Cefet, Fadiva e Faceca). Além de várias escolas de cursos superiores e técnicos. 
 
Na saúde, são 17 Postos de Saúde (sendo 6 policlínicas), 1 Unidade de Pronto Atendimento (UPA), 2 Prontos-socorros (um municipal), 1 Centro Regional de Oncologia e outros 4 hospitais (Hospital Varginha, Hospital Bom Pastor, Hospital Humanitas e Hospital Regional do Sul de Minas) e recentemente criou o Hospital de Campanha, que atende pacientes com suspeitas de Covid-19, montado no campus da Unifal Varginha.
 
Na comunicação, a cidade conta com 6 emissoras de rádio (Melodia FM, Rádio Clube (AM e FM), Vanguarda FM, Itatiaia, Comunitária Princesa FM e Jovem Pan); 4 Emissoras de TV: EPTV (afiliada da Rede Globo), Alterosa (afiliada do SBT) e Rede Mais (afiliada da Rede Record) e Princesa (Municipal); 3 jornais impressos (Correio do Sul, Folha de Varginha e Gazeta de Varginha); além de portais de notícias e blogs, que levam até a população as notícias da cidade, região, Brasil e mundo.
 
Na comunicação, a cidade conta com 6 emissoras de rádio (Melodia FM, Rádio Clube (AM e FM), Vanguarda FM, Itatiaia, Comunitária Princesa FM e Jovem Pan); 4 Emissoras de TV: EPTV (afiliada da Rede Globo), Alterosa (afiliada do SBT) e Rede Mais (afiliada da Rede Record) e Princesa (Municipal); 3 jornais impressos (Correio do Sul, Folha de Varginha e Gazeta de Varginha); além de portais de notícias, como o Varginha Online, e blogs, que levam até a população as notícias da cidade, região, Brasil e mundo.
 
Esporte
 
Uma cidade com grande potencial para o Esporte, Varginha tem se destacado em importantes pontos. O Estádio Municipal Dilzon Melo, o Melão, é um dos maiores estádios de Minas Gerais e comporta 15.471 torcedores, já tendo recebido jogos importantes, como o de sua inauguração em 1991, quando o Brasil venceu a seleção da Iugoslávia por 3x1.
 
 
Atualmente, o estádio recebe os jogos do Boa Esporte, equipe que se instalou em Varginha no ano de 2011. A equipe já esteve com um pé na Série A, em 2014, mas acabou perdendo a chance na última rodada da Série B. De lá pra cá, a equipe mostra um desempenho abaixo do esperado e atualmente está na lanterna da Série C, lutando para não ser rebaixada à Série D.
 
No bairro Santa Maria, está sendo construído o Centro de Iniciação ao Esporte, que vai abrigar as modalidades olímpicas de atletismo, basquete, boxe, handebol, judô, lutas, tênis de mesa, taekwondo, vôlei, esgrima, ginástica rítmica, badminton e levantamento de peso. E seis paraolímpicas: esgrima de cadeira de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, vôlei sentado e goalball e uma não-olímpica (futsal).
 
Outras estrelas brilham na cidade, como a lutadora Amanda Ribas, que está voando no UFC. A lutadora é atual 12ª colocada no ranking do peso-palha, está invicta no UFC com quatro vitórias consecutivas. Além dela, seu irmão Arthur Ribas está seguindo o mesmo caminho. Os jogadores de futebol Caique Lemes e Daiana Serafim da Silva estão representando a cidade dentro e fora do país. A cidade esconde ainda diversos profissionais do esporte, que lutam diariamente para serem reconhecidos.
 
Pontos Turísticos
 
Apesar de não aproveitar a história do aparecimento do ET, Varginha se tornou conhecida mundialmente pelo suposto acontecimento, em 1996. De lá pra cá, a cidade buscou acrescentar pontos turísticos que lembrassem a história, para que os visitantes e munícipes pudessem registrar fotos com o suposto morador galático da cidade.
 
 
Algumas estátuas foram construídas e fixadas no Centro, nas praças Getúlio Vargas e Praça do ET (em frente a Concha Acústica), além da estátua que acompanha a Nave do ET. Pontos de ônibus, postos de saúde, o prédio da Prefeitura, são alguns dos pontos da cidade onde podem ser encontrados desenhos e figuras que representem o ET.
 
 
Entretanto, no Alto da Vila Paiva, um dos monumentos mais aguardados pela população continua inacabado. O Museu do ET, como é conhecido, teve suas obras iniciadas em 2010 com mais de R$ 1 milhão investidos. O local, que serviria como uma espécie de museu de ufologia, hoje encontra-se abandonado e com apenas um posto da Polícia Militar no local, que precisou ser instalado após depredações de vândalos.
 
Outros pontos turísticos podem ser encontrados em Varginha, como o Zoológico, que conta com mais de 400 animais; os Parques Municipais Novo Horizonte e Centenário.

 

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter.

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
O início do fim? - 19/01/2021
Foram descarregadas há pouco, as primeiras doses das vacinas que serão distribuídas aos municípios que fazem parte da Secretaria Regional de Saúde de Varginha.
Covid-19 - 19/01/2021
O Brasil já registra 7.452.047 milhões de pessoas curadas da Covid-19. No mundo, estima-se que pelo menos 29 milhões de pessoas diagnosticadas com Covid-19 já se recuperaram.
Cuidado! - 19/01/2021
Em plena pandemia, com muita gente contando os dias para receber uma dose da vacina contra a Covid-19, ainda aparece quem queira aproveitar o momento para aplicar golpe nas pessoas.
Boletim do coronavírus - 19/01/2021
Nesta terça-feira (19), Varginha confirmou 120 novos casos de Covid-19.
Operações na região - 19/01/2021
Mais um começo de semana agitado e com baixas no tráfico da região. Em operações nesta segunda-feira (18), várias drogas foram tiradas de circulação em cidades do Sul de Minas pela Polícia Militar e demais polícias da região.
Distribuição das vacinas - 19/01/2021
As vacinas para imunização dos mineiros contra o Covid-19 serão distribuídas no Sul de Minas ainda nesta terça-feira (19). Segundo o Comando de Aviação do Estado - ComAvE.
Economia - 19/01/2021
Cerca de 3,4 milhões de trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro começam a receber, nesta terça-feira (19), R$ 2,75 bilhões referentes ao abono salarial do calendário 2020/2021 – ano-base 2019.
Recapeamento asfáltico - 19/01/2021
A Prefeitura Municipal de Varginha informou nesta terça-feira (19), que foi concluído o recapeamento asfáltico e iniciada a sinalização na Avenida Rui Barbosa.
Presídio de Varginha - 19/01/2021
Em 2020, os policiais penais que atuam no Presídio de Varginha I registraram 11 ocorrências de kits contendo materiais ilícitos enviados pelos Correios aos detentos da unidade prisional, o que corresponde a 1,26% de registros do tipo em todo o Estado.
Vagas de emprego - 19/01/2021
O atendimento é apenas por agendamento. O site para agendar o atendimento é o mg.gov.br/agendamento.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2020 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)