Notícias | Geral
Com assessoria | 25/09/2020 - 14:27:13
Instituto Estadual de Florestas divulga reabertura de mais 19 unidades de conservação em Minas Gerais
Foto: Clarice Silva
(Foto: Clarice Silva)
Turistas e moradores de Minas Gerais interessados em visitar as unidades de conservação gerenciadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) serão beneficiados com a reabertura, nos próximos sete dias, de mais 19 parques estaduais, estações ecológicas e outros tipos, incluindo o Parque Estadual do Ibitipoca. A retomada da visitação nesses locais foi anunciada na noite dessa quarta-feira (23/9) pelo diretor-geral do IEF, Antônio Malard, em live que integrou a programação da Semana Florestal 2020. A transmissão pelo Instagram teve também a participação do diretor de Unidades de Conservação do IEF, Cláudio Castro, e dos gerentes Alex Amaral e Clarice Silva, que respondem respectivamente pelos parques Mata do Limoeiro e Ibitipoca.
 
As novas reaberturas serão divididas em quatro momentos, distribuídos nos próximos sete dias. Com isso, as 19 unidades vão se somar a outras nove cuja reabertura já havia sido liberada, totalizando 28 unidades de conservação aptas a receber de volta as visitações, que haviam sido interrompidas em 18 de março em razão da pandemia de Covid-19. "Estamos seguindo o que está previsto no Plano Minas Consciente. A reabertura se dará apenas nas unidades que estão inseridas em municípios que estejam incluídos nas ondas verde e amarela do plano. Estamos muito tranquilos para a retomada das visitações, porque o retorno foi muito positivo onde já reabrimos e foi feito um trabalho de planejamento bastante sólido para trazer aos visitantes as melhores condições possíveis", diz o diretor-geral do IEF, Antônio Malard.
 
As novas reaberturas anunciadas ontem começam a partir deste sábado (26) em um grupo de nove unidades, que inclui os parques estaduais Verde Grande, Serra das Araras, Lagoa do Cajueiro, Mata Seca, Veredas do Peruaçu, e Serra Negra, além das estações ecológicas de Acauã e Mata dos Ausentes, e da Área de Proteção Ambiental (APA) Das Águas Vertentes. Já na terça-feira (29), será a vez da reabertura dos parques estaduais Boa Esperança e Nova Baden.
 
Na quarta-feira (30), seis unidades voltam a receber visitantes. São elas os parques estaduais Pico do Itambé, Serra do Brigadeiro, Rio Doce, Rio Preto e Ibitipoca, além da Estação Ecológica Corumbá. Na próxima quinta-feira (1º) reabrem o Parque Estadual Serra do Intendente e o Monumento Natural Estadual Várzea do Lageado e Serra do Raio. O diretor de Unidades de Conservação do IEF, Cláudio Castro, destaca que, neste momento, algumas unidades que estão nos territórios de municípios que ainda se encontram na onda vermelha do Plano Minas Consciente não poderão ser reabertas, mas elas entrarão na lista de reabertura quando houver avanço para as ondas amarela ou verde.
 
“As pessoas podem visitar nossos parques com tranquilidade, porque estamos abrindo seguindo todos os protocolos de segurança. Estamos aptos a receber os visitantes e tenho certeza que visitando uma vez as pessoas voltarão mais vezes. Não se esqueçam de conferir as informações presentes em nosso site, que trazem os detalhes do protocolo que cada unidade desenvolveu para receber os turistas da melhor maneira possível", afirma o diretor.
 
Reabertura do Parque do Ibitipoca
 
Uma das reaberturas mais aguardadas, prevista para o dia 30 de setembro, é a do Parque Estadual do Ibitipoca, unidade de conservação recordista em número de visitantes entre aquelas gerenciadas pelo IEF em Minas Gerais. A gerente do parque, Clarice Silva, participou da live na noite dessa quarta-feira e conversou com o diretor de Unidades de Conservação, Cláudio Castro, sobre as normas que devem ser observadas pelos visitantes. Segundo ela, na próxima segunda-feira (28/09) todos os detalhes estarão disponíveis no site do IEF, mas a gerente adiantou que serão permitidos 500 visitantes por dia no parque, com agendamento eletrônico para os principais atrativos.
 
"Vamos trabalhar com o agendamento para evitar aglomerações na portaria da unidade. É importante dizer para os visitantes que nosso parque está muito próximo do impecável. As trilhas não têm quase nenhuma erosão e quem nos visitar vai encontrar uma unidade preparada da melhor maneira possível para receber os turistas", afirma.
 
Contato com a natureza
 
Quem também participou da live com o diretor Cláudio Castro foi o gerente do Parque Estadual Mata do Limoeiro, Alex Amaral. Ele falou sobre a experiência da unidade a partir do momento em que as visitas foram liberadas, o que aconteceu no último sábado (19/09). Segundo Alex, a reabertura do parque só ocorreu depois de muita discussão entre a Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Rio Doce, que responde pela unidade, e a diretoria do IEF, seguindo todos os protocolos de segurança para funcionários e visitantes.
 
"Ver o parque aberto à comunidade e aos turistas dá mais vida à unidade e nos enche de alegria também. Estamos cientes da necessidade dos protocolos e bastante felizes, pois o histórico do parque envolve muito a presença da comunidade local. Nós também percebemos o quanto a conexão com a natureza é importante, pois esse foi um dos principais relatos dos nossos visitantes nesses primeiros dias em que o parque está reaberto", diz o gerente do PE Mata do Limoeiro.
 
O site do IEF traz uma página especial criada para agregar todas as informações dos protocolos usados para cada unidade de conservação na reabertura. Para acessar essa página e conhecer os detalhes do acesso a cada unidade, clique aqui ou no link ao final do texto. Abaixo, também está disponível a lista das unidades que vão reabrir nos próximos sete dias.
 
Serviço

Reabertura de mais 19 unidades de conservação – IEF

26/09 - (sábado)
Parque Estadual Verde Grande
Parque Estadual Serra das Araras
Parque Estadual Lagoa do Cajueiro
Parque Estadual Mata Seca
Parque Estadual Veredas do Peruaçu
Parque Estadual Serra Negra
Estação Ecológica Acauã
Estação Ecológica Mata dos Ausentes
Área de Proteção Ambiental Águas Vertentes
 
29/09 - (terça-feira)
Parque Estadual Serra da Boa Esperança
Parque Estadual de Nova Baden
 
30/09 - (quarta-feira)
Parque Estadual do Pico do Itambé
Parque Estadual da Serra do Brigadeiro
Parque Estadual do Rio Doce
Parque Estadual do Rio Preto
Parque Estadual do Ibitipoca
Estação Ecológica Corumbá
 
01/10 - (quinta-feira)
Parque Estadual Serra do Intendente
Monumento Natural Estadual Várzea do Lajeado e Serra do Raio

 

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter.

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Boletim coronavírus - 31/10/2020
Varginha confirmou neste sábado (31), 10 novos casos de Covid-19. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os infectados são 4 homens (22, 26, 47 e 76 anos) e 6 mulheres (25, 26, 37, 55, 64 e 85 anos)
Esporte - 31/10/2020
Ser jogador de futebol profissional, atuar em grandes estádios e vestir a amarelinha da seleção é o sonho de muitos jovens, que ainda bem novos buscam oportunidades de ingressar no esporte.
Post patrocinado - 31/10/2020
Ofertas válidas até 09 de novembro ou até durarem os estoques.
Respira Fundo - Lute Como Uma Mulher - 30/10/2020
O UFC, principal organização de artes marciais mistas do mundo, anunciou nesta sexta-feira (30), uma parceria inédita com Halls, marca da Mondelēz International.
Falecimento - 30/10/2020
Notas de Falecimento de Varginha dos dias 27 a 29 de Outubro.
Covid-19 - 30/10/2020
Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado nesta sexta-feira (30), ao todo, 642 pessoas já passaram por internações em hospitais de Varginha, com suspeitas de Covid-19.
Distribuição de Casos - 30/10/2020
O Centro e os bairros Bom Pastor e Sion continuam com os maiores números de casos de Covid-19 em Varginha.
Geral - 30/10/2020
O Dia de Finados, também conhecido como Dia dos Mortos, se trata de um feriado religioso, dedicado a orações e homenagens aos que já se foram.
Geral - 30/10/2020
Na última quarta-feira (28), o Grupo Unis assinou mais um convênio internacional de grande importância para a Instituição.
Previsão do Tempo - 30/10/2020
O Sudeste do Brasil deve se preparar para enfrentar muita chuva nos próximos dias, inclusive no feriado do Dia de Finados.
Geral - 30/10/2020
O tráfego de veículos pesados, incluindo o transporte especial de cargas, será proibido durante o feriado prolongado de Finados. As restrições começam na sexta-feira (30/10) e vão até segunda (02/11)
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)