Notícias | Geral
Iago Almeida / Varginha Online | 23/09/2020 - 14:59:38
Presídio de Varginha poderá retomar visitas presenciais a partir do próximo final de semana
Foto: Divulgação
(Foto: Divulgação )

As visitas presenciais nas unidades prisionais de Minas Gerais serão retomadas a partir do próximo fim de semana de forma gradual e seguindo novos protocolos para a proteção de familiares e detentos contra a covid-19. Foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (23), a portaria conjunta nº 8 que trata do assunto, elaborada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Defensoria Pública do Estado (DPMG) e Ordem dos Advogados do Brasil, seção Minas Gerais.

 
O retorno gradual das visitas em cada um dos 194 presídios e penitenciárias do Estado seguirá os protocolos do Plano Estadual Minas Consciente, que setoriza as macrorregiões do Estado em ondas (verde, amarelo e vermelha) indicando a situação da covid-19 em cada uma delas. Como em um sinal de trânsito, as regiões verdes têm permissão para funcionamento de mais setores, ao passo que as vermelhas possuem mais impedimentos. Tudo isso, baseado na avaliação da Secretaria de Estado de Saúde, da capacidade assistencial e da propagação da doença.
 
No caso do sistema prisional, será observada a localização dos estabelecimentos penais e a situação da macrorregião – onda verde, amarela e vermelha – para a especificação das regras de visitação ou para o impedimento desses encontros (veja mais detalhes no destaque abaixo). Vale ressaltar que as visitas presenciais previstas na retomada gradual, ainda na pandemia, serão complementadas por visitas virtuais – experiência bem sucedida nos últimos meses e que já soma mais de 45 mil videoconferências em todo o Estado.
 
O mapa com as cores das ondas de cada macrorregião do Estado é avaliado semanalmente, sempre às quartas-feiras, pelo Governo do Estado. Sendo, portanto, a situação da visitação de cada uma das unidades prisionais passível de alteração semanal.
 
Sempre às quintas-feiras, pela manhã, a Sejusp fará a postagem em seu site (www.seguranca.mg.gov.br) da situação de cada uma das 194 unidades, segundo a atualização das cores do mapa do Minas Consciente, e as regras passarão a valer para o fim de semana de visitação subsequente.
 
As tratativas para se colocar em prática o planejamento da retomada das visitas acontecem há mais de um mês, com reuniões integradas entre representantes da Sejusp, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria, OAB e Departamento Penitenciário de Minas Gerais. Cada detalhe foi analisado para garantir a saúde e a segurança de familiares e presos no atual cenário da pandemia. O objetivo é retomar os laços familiares, imprescindíveis para o processo de ressocialização dos custodiados, com cuidados redobrados para todos os envolvidos: servidores, internos e familiares.
 
A portaria publicada nesta quarta-feira trata ainda de outras atividades presenciais nas unidades, como atendimentos jurídicos e da Defensoria, assim como movimentações para trabalho nas oficinas de capacitação instaladas dentro dos presídios e penitenciárias.
 
Varginha e região
 
Dentre as penitenciárias do Sul de Minas, atualmente Varginha se enquadra entre as que estão na Onda Amarela. Nessa etapa, as visitas poderão acontecer desde que o visitante resida no Estado de Minas Gerais e nas macrorregiões classificadas como "Onda Amarela" e "Onda Verde". As visitas deverão seguir alguns protocolos. Os atendimentos jurídicos também serão retomados.
 
Confira os presídios da região que fazem parte da "Onda Amarela": Penitenciária de Três Corações I; Presídio de Boa Esperança I; Presídio de Elói Mendes I; Presídio de Lavras I; Presídio de Nepomuceno I; Presídio de Varginha I; Presídio de Três Pontas I - Rita de Cássia da Luz; Presídio de Baependi I; Presídio de Caxambu I; Presídio de Extrema I; Presídio de Itajubá I; Presídio de Ouro Fino I; Presídio de Pouso Alegre I; Presídio de Santa Rita do Sapucaí I; Presídio de São Lourenço I; Presídio de Alfenas; Presídio de Andradas I; Presídio de Botelhos I; Presídio de Campos Gerais I; Presídio de Carmo do Rio Claro; Presídio de Guaranésia I; Presídio de Machado I; Presídio de Monte Santo de Minas I; Presídio de Passos I; Presídio de Piumhi I; Presídio de Poços de Caldas I e Presídio de São Sebastião do Paraíso I.
 
O que permanece suspenso
 
Ainda permanece suspensa a entrada de itens de alimentação, remédios, vestuário, higiene e limpeza levados diretamente por familiares, organizações da sociedade civil ou terceiros cadastrados. Continua, no entanto, permitido o envio de itens via serviço postal ou aqueles doados e encaminhados diretamente ao Almoxarifado Central da Sejusp, como vem sendo realizado desde o início da pandemia. Esta medida busca reduzir a aglomeração na porta das unidades prisionais em razão da necessidade de vistoria dos itens, bem como uma possível contaminação presente nas embalagens.
 
Visitas familiares virtuais
 
Diante da suspensão das visitas presenciais em março deste ano, em razão do isolamento social previsto em razão da covid-19, o Depen-MG colocou em prática o projeto "A esperança vem de casa", que consiste em ofertar visitas familiares virtuais como mais uma forma encontrada para amenizar o distanciamento entre quem está preso e a sua família. Desde o início do projeto já foram realizadas mais de 45 mil visitas virtuais em 183 unidades prisionais de todas as regiões do Estado. Portanto, mais de 90% dos estabelecimentos prisionais ofertam esta possibilidade de visitação.
 
O projeto cresceu e, com a particularidade do momento, revelou-se em grata surpresa. Presos puderam conhecer filhos recém-nascidos; rever parentes que também estão presos em outras unidades prisionais – por meio da união de esforços e sinergia entre os estabelecimentos penais; puderam rever avós e familiares idosos que não participam das visitas presenciais e, também, puderam ver aqueles parentes que, por morarem distante, há tempos não tinham possibilidade de ir ao encontro do seu ente querido.
 
Além das visitas online, durante o período do isolamento, foram incentivados o envio e o recebimento de cartas, com uma média de 35 mil por semana em todo o sistema prisional, e realizadas mais de 15 mil chamadas telefônicas por semana para contato com familiares.

 

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter.

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Covid-19 - 30/10/2020
Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado nesta sexta-feira (30), ao todo, 642 pessoas já passaram por internações em hospitais de Varginha, com suspeitas de Covid-19.
Distribuição de Casos - 30/10/2020
O Centro e os bairros Bom Pastor e Sion continuam com os maiores números de casos de Covid-19 em Varginha.
Geral - 30/10/2020
O Dia de Finados, também conhecido como Dia dos Mortos, se trata de um feriado religioso, dedicado a orações e homenagens aos que já se foram.
Geral - 30/10/2020
Na última quarta-feira (28), o Grupo Unis assinou mais um convênio internacional de grande importância para a Instituição.
Previsão do Tempo - 30/10/2020
O Sudeste do Brasil deve se preparar para enfrentar muita chuva nos próximos dias, inclusive no feriado do Dia de Finados.
Geral - 30/10/2020
O tráfego de veículos pesados, incluindo o transporte especial de cargas, será proibido durante o feriado prolongado de Finados. As restrições começam na sexta-feira (30/10) e vão até segunda (02/11)
Economia - 30/10/2020
A Caixa Econômica Federal paga hoje (30) o auxílio emergencial para 3,4 milhões de brasileiros nascidos em janeiro. Será liberado R$ 1,36 bilhão para beneficiários que não fazem parte do Bolsa Família.
Saúde - 30/10/2020
O Dia dos Finados, celebrado na próxima segunda-feira, (2), é tradicionalmente, no Brasil, o momento de visitas aos cemitérios para relembrar os parentes e amigos falecidos.
Policial - 30/10/2020
Um menor, de 17 anos, foi apreendido na noite desta quinta-feira (29), enquanto vendia drogas em uma casa no bairro Catanduvas.
Educação - 30/10/2020
Processo deve ser feito totalmente pela internet até o dia 3 de novembro.
Geral - 30/10/2020
A Arteris Fernão Dias deve atuar com cerca de 885 profissionais no trabalho operacional neste período de final de semana prolongado pelo feriado – de 30 de outubro a 2 de novembro.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)