Notícias | Opinião
Da redação | 21/09/2020 - 15:08:08
Árvore: garantia de vida
Foto: Pixabay
(Foto: Pixabay)

“Árvores são poemas que a Terra escreve para céu. Nós as derrubamos e transformamos em papel para registrar todo o nosso vazio”  - Kalil Gibran Kalil

Saudando a entrada da primavera e o dia da árvore, hoje, 21, façamos uma reflexão sobre a importância do verde em nossas vidas, sobretudo neste momento em que tantas queimadas são registradas, sufocando nossos pulmões. Muitos estudos comprovam a importância da árvore.  Por exemplo, pesquisa feita por uma arquiteta da Unicamp-Universidade de Campinas demonstrou vários benefícios da árvore e, como o de melhorar o conforto térmico ao seu redor.  Isso, ao contrário do que se pensa, não é devido à sombra, mas sim ao aumento da umidade relativa do ar. Cada árvore funciona como um micro-oásis  em meio ao calor e às altas temperaturas do asfalto. Sabe-se que o asfalto emana mais calor do que a terra, daí a importância de cultivarmos mais árvores na cidade. Áreas arborizadas podem ter uma diferença de até 5 graus Celsius em épocas mais quentes.
 
Outro estudo feito no Golfo Pérsico mostrou que a presença de vegetação reduzia as temperaturas internas das casas e havia queda de 65% no consumo de energia com ar-condicionado.  Mas as pessoas mostram-se recalcitrantes quando se fala em ter uma árvore em frente às suas casas. Alegam que suja calçadas, entope calhas e outras queixas mais. Se fizermos a relação custo-benefício de sua presença nas ruas e quintais, concluiremos que os benefícios são infinitamente maiores.  Só de cada espécie, sozinha, dar uma sensação agradável de bem estar já justifica plantá-la.  Um jambolão, por exemplo, libera 101 litros de água por dia.
 
Árvore ainda absorve gases emitidos por veículos e indústrias, libera oxigênio, melhora a qualidade do ar que respiramos, diminui o impacto de ventos fortes absorve o calor no entorno e, como toda planta, funciona no mesmo princípio dos climatizadores de ar. Ou seja, acaba sendo “ar condicionado” natural; proporciona sombra que restaura nossa disposição e diminui o cansaço físico, atrai pássaros, tornando a cidade mais humana e habitável. 
 
Enfim, árvores são democráticas. Acolhem a todos sem distinção de raça, cor, gênero, ideologias, credos ou classe socioeconômica e cultural; como colo bendito de mãe. Quem não precisa de um, sobretudo nestes tempos de pandemia e isolamento? Nada pede, penas se doa. Doa paz, tranquilidade e renovação de energia.   Precisamos parar, às vezes, para admirá-la, agradecê-la e reverenciá-la por tantos benefícios nos concedido, afora a beleza que acrescenta a qualquer ambiente.
 
Tenhamos mais consciência, respeitemos o verde, cultivemos árvores em nossa cidade, nosso bairro, nossa rua, em frente às nossas casas, em nossos quintais, pois, sem elas, perdemos saúde e, o mais importante, toda vegetação garante produção de água, que é fonte de vida. Essa reflexão pode contribuir com a luta pela nossa sobrevivência no planeta e nos levar a ações que melhorem o mundo.
 
Vanilda Marques Porfírio
Jornalista e ambientalista 
Feito em setembro de 2010

 


 

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter.

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Boletim coronavírus - 31/10/2020
Varginha confirmou neste sábado (31), 10 novos casos de Covid-19. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os infectados são 4 homens (22, 26, 47 e 76 anos) e 6 mulheres (25, 26, 37, 55, 64 e 85 anos)
Esporte - 31/10/2020
Ser jogador de futebol profissional, atuar em grandes estádios e vestir a amarelinha da seleção é o sonho de muitos jovens, que ainda bem novos buscam oportunidades de ingressar no esporte.
Post patrocinado - 31/10/2020
Ofertas válidas até 09 de novembro ou até durarem os estoques.
Respira Fundo - Lute Como Uma Mulher - 30/10/2020
O UFC, principal organização de artes marciais mistas do mundo, anunciou nesta sexta-feira (30), uma parceria inédita com Halls, marca da Mondelēz International.
Falecimento - 30/10/2020
Notas de Falecimento de Varginha dos dias 27 a 29 de Outubro.
Covid-19 - 30/10/2020
Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado nesta sexta-feira (30), ao todo, 642 pessoas já passaram por internações em hospitais de Varginha, com suspeitas de Covid-19.
Distribuição de Casos - 30/10/2020
O Centro e os bairros Bom Pastor e Sion continuam com os maiores números de casos de Covid-19 em Varginha.
Geral - 30/10/2020
O Dia de Finados, também conhecido como Dia dos Mortos, se trata de um feriado religioso, dedicado a orações e homenagens aos que já se foram.
Geral - 30/10/2020
Na última quarta-feira (28), o Grupo Unis assinou mais um convênio internacional de grande importância para a Instituição.
Previsão do Tempo - 30/10/2020
O Sudeste do Brasil deve se preparar para enfrentar muita chuva nos próximos dias, inclusive no feriado do Dia de Finados.
Geral - 30/10/2020
O tráfego de veículos pesados, incluindo o transporte especial de cargas, será proibido durante o feriado prolongado de Finados. As restrições começam na sexta-feira (30/10) e vão até segunda (02/11)
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)