Notícias | Cidades
Iago Almeida / Varginha Online | 16/09/2020 - 14:17:14
Esgoto despejado no Rio Verde causa morte de peixes no encontro com o Ribeirão São José, em Varginha
Foto: Ronipeterson Landim Costa
(Foto: Ronipeterson Landim Costa)

Vídeos que circulam nas redes sociais desde domingo (13), mostram vários peixes mortos no encontro do Rio Verde com o Ribeirão São José, em Varginha. De acordo com a Polícia Militar do Meio Ambiente, a morte dos animais foi causada por milhões de litros de esgotos despejados no Rio Verde.

A Polícia informou ainda que uma obra por terceirizados da Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais-Copasa, teria sido a responsável pela mortalidade dos peixes. A Copasa emitiu nota nesta terça-feira (15), justificando que “houve entupimento em determinado ponto da rede, devido ao mau uso da rede de esgotamento sanitário, com descarte incorreto de madeiras, fraldas, panos, cabelos, dentre outros materiais”, afirmou. Confira nota completa abaixo.
 
Segundo o tenente da Polícia Militar Ambiental, Túlio Ferreira da Cunha, “A Polícia de Meio Ambiente recebeu uma denúncia da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Varginha, deslocamos para o local, onde constatamos uma quantidade de peixes mortos, odor típico de esgoto e a coloração da água alterada, típica de esgoto. De imediato começamos a verificar qual seria a origem e identificamos que ali havia uma obra da Copasa, de terceirizados. Houve um defeito na tubulação de esgoto, vazando essa rede de esgoto não tratado em direção ao Ribeirão São José”, explicou.
 
A Copasa foi autuada e ainda pode receber mais punições pelo problema. A empresa anunciou ainda que iniciou os trabalhos de reparação, desde que tomou conhecimento do entupimento, e que as obras seriam concluídas ainda nesta terça-feira (15).
 
"A empresa já recebeu uma autuação administrativa e outras duas estão sendo estudadas em conjunto pela Polícia Militar Ambiental e a Secretaria de Meio Ambiente do Estado, pois dependem de laudo técnico", disse o tenente.
 
Na manhã desta quarta-feira (16), os vereadores Delegado Celso Ávila e Carlúcio Mecânico visitaram o local. Ao tentar entrar na estação de tratamento São José, os vereadores foram avisados que a visita deve ser marcada, pois protocolos devem ser seguidos. 
 
Os vídeos foram gravados pelo ambientalista Ronipeterson Landim, que afirmou que a quantidade de esgoto despejada no local pode chegar a 50 milhões de litros. "É muito triste essa situação no Ribeirão São José, afluente do Rio Verde, que está totalmente tomado pelo esgoto. Os impactos são muito grandes, faltam poucos dias para começar o período da piracema, e a gente vê essa quantidade de peixes morrendo devido àquela quantidade de esgoto que está caindo”, enfatizou Ronipeterson.
Nota completa da Copasa
 
“A Copasa esclarece que, devido ao mau uso da rede de esgotamento sanitário, com descarte incorreto de madeiras, fraldas, panos, cabelos, dentre outros materiais, houve um entupimento em determinado ponto da rede que provocou  extravasamento de esgoto no Ribeirão São José, que é contribuinte do Rio Verde. Esse extravasamento pode ter sido a causa da morte de peixes no Rio Verde. Desde que tomou conhecimento do entupimento, a Copasa iniciou os trabalhos de reparação, que deverão ser concluídos no início da noite desta terça-feira (15/09).
 
A Companhia recomenda à população que faça o uso correto da rede de esgoto, e ressalta a importância de não descartar nos vasos sanitários objetos que devem ser depositados na lata de lixo, tais como tocos de cigarro, papeis, plásticos, trapos, absorventes, fraldas, chicletes etc.; outro ponto importante é não deixar cair pelo ralo da pia restos de alimentos e não fazer ou permitir que se faça escoamento da água de chuva pela rede de esgoto”.
 


 

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter.

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Policial - 21/09/2020
Na última sexta-feira (18), teve início a Semana Nacional do Trânsito em todo o país, que segue até esta sexta-feira (25).
Policial - 21/09/2020
Uma residência do bairro Parque Imperial foi furtada durante o final de semana, em Varginha.
Opinião - 21/09/2020
Saudando a entrada da primavera e o dia da árvore, hoje, 21, façamos uma reflexão sobre a importância do verde em nossas vidas, sobretudo neste momento em que tantas queimadas são registradas, sufocando nossos pulmões.
Combate ao Aedes Aegypti - 21/09/2020
Os bairros Cidade Nova, Parque das Acácias, Jardim Colonial e Jardim Itália receberão o Mutirão de Limpeza contra a Dengue nesta quarta-feira (23).
Boletim do coronavírus - 21/09/2020
De acordo com o boletim epidemiológico, Varginha registrou 3 novos casos de Covid-19 nesta segunda-feira (21).
Geral - 21/09/2020
A 99, a 99Food e o Sebrae apresentam os protocolos de retomada no segmento de Logística e Transporte, com foco nos motoristas e entregadores parceiros, produzidos em uma colaboração exclusiva
Pico do Gavião - 21/09/2020
Mais de 20 militares de Poços de Caldas e Belo Horizonte participaram do combate às chamas no Pico do Gavião, em Andradas.
Cidades - 21/09/2020
Depois de registrar quedas na intenção de compras durante quatro meses consecutivos devido a pandemia, o comércio de Varginha volta a crescer e apresentar números positivos.
Geral - 21/09/2020
Até o fim deste ano, a Cemig vai visitar cerca de 700 mil unidades consumidoras e substituir quase 300 mil medidores de energia antigos por equipamentos mais modernos.
Minas - 21/09/2020
Foi publicado na última sexta-feira (18), no Diário Oficial do Estado, o decreto do governador Romeu Zema que mantém até o dia 31 de dezembro de 2020 o estado de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19 em todo o território mineiro.
Geral - 21/09/2020
No primeiro semestre de 2020, Minas Gerais foi o estado que mais indenizou pedestres vítimas de acidentes de trânsito.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)