Notícias | Esportes

`É um sonho, mexe comigo bastante´ diz varginhense Day Silva sobre oportunidades na seleção feminina; atleta é destaque no Santos

Vinícius Ramos / Varginha Online | 11/09/2020 - 16:47:03

Daiana Serafim da Silva, a Day Silva, nasceu em Varginha (MG) e é jogadora profissional de futebol. A atleta de 27 anos defende as cores do time do coração, o Santos Futebol Clube, ao lado de jogadoras da seleção brasileira como: Thayla, Thaisinha e Cristiane e que também é um sonho da atleta, "é um sonho, mexe comigo bastante". Day atua na defesa do time da Vila e veste a camisa 6.

Para que pudesse chegar em um dos melhores times do país, teve que trilhar um caminho que não é fácil: conseguir destaque no futebol feminino. Ela iniciou sua trajetória no futebol de salão, jogando pela SEMEL (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer), representando o município de Varginha em competições pela região, sob o comando do professor Milton Júnior, o ‘Miltinho’. Lá, ela também teve a oportunidade de jogar ao lado da atacante Debinha, jogadora de Brasópolis (MG) que hoje é frequentemente chamada à seleção Brasileira.
Day Silva em pé e Debinha agachada com a equipe da SEMEL. Foto: Reprodução
 
Sua transição para o campo foi em 2009, quando começou a treinar na escolinha de futebol Arte&Disciplina. Mesmo treinando com os garotos, Day mostrou o talento que tinha e surpreendeu o treinador da equipe, que conseguiu um teste no Atlético-MG para ela, convencido do potencial da futura jogadora. “O professor Palito me ajudou muito e a gente treinando ele me disse: “Vou arrumar um teste pra você no Atlético Mineiro” e eu falei: “Tudo bem, professor”. Daí a gente foi, fizemos a peneira, consegui passar no Atlético-MG e em 2010 já comecei a jogar pelo clube, joguei a Copa do Brasil, joguei o mineiro e fui campeã mineira”, disse Day Silva em entrevista ao jornalista Marco Antônio Leite, para o programa ‘Conexão Mais Lives’, da Rede Mais/ Record TV.
 
Orgulhosa por escolher o futebol
 
Mesmo com as diferenças e preconceitos que infelizmente ainda fazem parte do futebol feminino, Day se mostra orgulhosa com a profissão que escolheu. Ela também diz que o apoio da família é fundamental nesta trajetórias e que tê-los ao lado faz com que tudo seja mais fácil.
 
Quando vê outras meninas sonhadoras, Day não mede esforços para dar conselhos e ajudá-las, já que isso a faz lembrar de todo o caminho percorrido. Ainda de acordo com ela, quando está na cidade muitas meninas vão até ela para pedir orientações de como conseguir se profissionalizar e isso faz com que ela se orgulhe cada vez mais. “Não foi fácil pra estar onde eu estou, mas as coisas aconteceram. Quando você escolhe você tem que deixar muitas coisas, minha família, meus amigos. Você sofre pelas suas escolhas, mas é sonho e sonho não tem preço”, disse a jogadora.
 
Trajetória até chegar à Vila Belmiro
 
Depois de atuar no Atlético-MG, Day foi para o Rio de Janeiro, onde passou por Duque de Caxias e Vasco da Gama antes de fazer parte do Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR), da Marinha do Brasil, que tinha parceria com o Botafogo. Logo essa parceria foi rompida e foi firmado convênio com o Flamengo, onde Day ficou por cinco anos e conquistou cinco estaduais (2015, 2016, 2017, 2018 e 2019) e o campeonato brasileiro de 2016. Depois de boas temporadas, Day despertou o interesse de vários clubes, inclusive do exterior, mas optou por fechar com o time declarado do coração e hoje é titular do Santos. “É uma satisfação muito grande estar jogando nesse time! E daí eu fechei contrato com eles este ano e está sendo muito gratificante, está sendo uma sessão muito maravilhosa estar representando o meu time do coração”, afirmou Day. 
 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

@agenciamesports @kcsportsfilms

Uma publicação compartilhada por Day Silva (@daysilva.06) em

 
O sonho com a Seleção Brasileira
 
Na seleção a concorrência é grande, já que o setor onde atua possui várias jogadoras de qualidade, como Thayla, Fe Palermo e Giovanna disputando a mesma vaga. Mas segundo Day, vestir a amarelinha e ganhar títulos com a seleção é um sonho e estar entre as titulares do Santos pode ser um bom caminho.
 
“É um sonho, mexe comigo bastante, mas estou treinando e trabalhando para que isso aconteça. Acho que a visibilidade que o Santos vai me dar é bem importante e estar entre as titulares já é um bom caminho, já é um bom começo. E agora é deixar na escolha da nossa técnica, Pia”.
 
Em 2019 a jogadora varginhense conquistou medalha de bronze representando a Seleção Brasileira Militar nos Jogos Mundiais Militares em Wuhan, na China. Foram duas vitórias, duas derrotas e um empate nas cinco partidas que disputou. Na semifinal perdeu por 2 a 1 para a China e na decisão do terceiro lugar, o Brasil venceu a Coréia do Sul por 3 a 1, conquistando a medalha de bronze.
 
 
Santos
 
As Sereias da Vila estão na liderança do brasileirão feminino 2020 com 21 pontos, já são 7 vitórias e apenas uma derrota. A equipe que foi campeã em 2017 busca o segundo título este ano e a classificação para a Libertadores 2021, para isso o time conta com várias jogadoras da seleção e uma delas é a atacante Cristiane, que tem 49 gols em 77 jogos defendendo o Brasil.
 
Varginhense Day Silva ao lado da atacante Cristiane. Foto: Reprodução/Instagram
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)