Notícias | Cidades

Queimadas aumentam em Varginha: foram 148 registros somente em agosto e 489 no ano

Iago Almeida | 11/09/2020 - 10:16:09

No mês de julho, mais de 4 mil clientes da região tiveram o fornecimento de energia interrompido em consequência de queimadas próximo à rede elétrica

Moradores e autoridades de Varginha estão preocupados com o alto número de incêndios que vem atingindo pastos e vegetações nas zonas urbana e rural da cidade. Os casos aumentaram em relação ao ano passado e tiveram números que assustaram em agosto. 

Só no último mês, foram 444 registros na área do 9º Batalhão dos Bombeiros Militares, com sede em Varginha, que abrange cinco pelotões (Boa Esperança, Lavras, Três Corações, São Lourenço e Varginha); mais que o dobro de 2019, quando registrou 204 casos em agosto.   
Somente na cidade de Varginha foram 148 registros em agosto, contra 88 casos no ano passado. Confira:  
 De janeiro a agosto deste ano, Varginha registrou 1354 casos de incêndios em vegetações, na área do batalhão, contra 734 no mesmo período do ano passado. Na cidade de Varginha já foram 489 registros em 2020, contra 341 no mesmo período em 2019.  
 
No Brasil, foram mais 303 mil focos registrados em agosto, alta de 38,6% em comparação ao mesmo período do ano passado. 
Curtos-circuitos  
A Cemig registrou, somente no primeiro semestre de 2020, 63 ocorrências no sistema elétrico de Minas Gerais que prejudicaram o fornecimento de energia para mais de 9 mil clientes da companhia.  Mas os dados aumentam ainda mais no mês de julho, quando a companhia registrou mais 30 interrupções (totalizando 93 desde o início do ano) e as unidades consumidoras impactadas aumentam cerca de 377%, totalizando 43 mil nos sete primeiros meses de  2020 – sendo 34 mil clientes prejudicados apenas em julho.  
Muito além de queimar postes e cabos condutores, as queimadas podem causar curtos-circuitos que irão interromper o fornecimento de energia, podendo prejudicar hospitais, postos de saúde, indústrias e as pessoas que, mais do que nunca devido ao isolamento social, estão dependendo do serviço.   
“O aquecimento dos cabos e equipamentos da rede elétrica pode levar ao desligamento de linhas de transmissão, linhas de distribuição e subestações, e pior, causar graves acidentes com pessoas que estão próximas a estas áreas. Portanto, são muitos os transtornos causados para quem depende da energia elétrica que é interrompida pelas queimadas”, explica o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares.  
João José Magalhães destaca que as queimadas podem causar transtornos e prejudicar o fornecimento para hospitais e centros de saúdes, tão importantes nesta época de pandemia. Nesta semana, um grande incêndio mobilizou os Bombeiros até o Parque Mariela, atrás do Hospital Varginha, onde foram gastos aproximadamente 50 mil litros de água.   
 "Uma das grandes preocupações da Cemig é a possibilidade de falta de energia especialmente em hospitais e centros de saúde que, em função do avançar da COVID-19 no Estado, cria uma necessidade ainda maior de manutenção do fornecimento de energia  com qualidade e sem interrupções. As queimadas, quando atingem o sistema elétrico da Cemig e danificam equipamentos, tornam o restabelecimento mais demorado, o que pode trazer problemas para todos", alerta.  
Prática é Crime  
A prática de colocar fogo em terrenos baldios, pastos, matas ou em outros lugares configura crime , de acordo com o artigo 250 do Código Penal e artigo 41 da Lei 9605/98, com penas que variam de 2 a 6 anos de prisão, além do pagamento de multa.      
A GCM explica que, “de acordo com a Lei Municipal 4.876/2008, caso o autor da queimada não seja flagrado no ato ou identificado por terceiros, o proprietário do terreno atingido será responsabilizado”, informou.     
Ainda conforme esta lei, que dispõe sobre a limpeza de faixa de domínio e de terrenos urbanos baldios, “todos os proprietários ou possuidores, a qualquer título, de faixa de domínio e terrenos urbanos baldios são obrigados a mantê-los, permanentemente, roçados e limpos de entulhos, com vistas à preservação da saúde pública”.  
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)