Notícias | Geral

II Seminário de Patrimônio Cultural de Varginha acontece dia 16 de setembro

Com assessoria | 02/09/2020 - 11:11:46

O tema “Educação, Cultura e Patrimônio” será discutido no II Seminário de Patrimônio Cultural de Varginha que acontecerá online no dia 16 de setembro (quarta-feira), entre 13h e 17h. O evento será transmitido pelo Facebook, YouTube e site Varginha Cultural.


Para receber o certificado de participação, os interessados devem fazer a inscrição até o dia 14 de setembro pelo site www.varginhacultural.com.br. O evento é voltado para conselheiros de patrimônio e cultura, gestores municipais, educadores, acadêmicos de engenharia, arquitetura e áreas afins e profissionais destas áreas de conhecimento não apenas de Varginha, mas de todo o país, já que o seminário terá transmissão ela internet.
 
Dentre os objetivos do evento estão o propósito de despertar na sociedade o interesse em preservar e valorizar o patrimônio cultural, a história e a memória, colocando-a como a verdadeira guardiã deste patrimônio; mostrar a importância do patrimônio histórico como instrumento de preservação da memória; e discutir concepções e experiências de educação patrimonial.
 
A mediação será feita pela arquiteta urbanista, Andreia Heloise de Souza. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3690-2718 ou pelo e-mail patrimoniocultural@fundacaoculturaldevarginha.com.br.
 
Confira a programação
 
13h - Abertura    
 
13h15 - Palestra: “Restauração de obras de arte no Brasil: desafios profissionais e estudos de caso”  - Valéria Neno: Artista Plástica, Restauradora e Conservadora de Bens Móveis
 
14h - Documentário: “Patrimônio Cultural de Varginha”
 
14h15 – Palestra: “A preservação do patrimônio para a manutenção da identidade e memória cultural” - Anita Di Marco: Tradutora, Arquiteta e Urbanista.
 
15h – Palestra: “Educação patrimonial e o ensino de História: questões correlatas” - Gustavo Uchôas Guimarães: Historiador
 
15h45 – Lançamento do livro “Varginha-MG na República Oligárquica: atas da Câmara Municipal 1915-1916”, do historiador José Roberto Sales
 
16h15 – Palestra: “A importância da transcrição de documentos para a preservação da história” - José Roberto Sales: Historiador e Escritor.
 
17h – Encerramento
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)