Notícias | Covid-19

Leitos de UTI do SUS em Varginha estão 65,38% ocupados

Iago Almeida | 29/08/2020 - 21:39:01
Com o crescente número de casos confirmados de Covid-19 em Varginha, a Secretaria Municipal de Saúde já mostra preocupação quanto a possível falta de leitos de UTI. Atualmente Varginha conta com 44 leitos de UTI do SUS - Sistema Único de Saúde. De acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde deste sábado (29), a taxa de ocupação dos leitos está em 65,38%, deste total, 17,31% estão ocupados por pacientes com a Covid-19.
 
“A gente tem um quantitativo de leitos que foram contingenciados em março, prevendo cenários diferentes da pandemia. Neste contingenciamento, a ampliação de leitos de terapia intensiva é da regulação regional. Então a Macrosul e a Regional é que detém na regulação e no SUS Fácil, o posicionamento dos pacientes que são recebidos, conforme são solicitadas as vagas pelos hospitais, upas, pronto atendimentos”, afirmou o secretário de saúde, Dr. Luiz Carlos Coelho.
 
Dr. Luiz Carlos explica que há leitos contingenciados para o Hospital Humanitas e, caso necessário, no Hospital Varginha, através do Sistema de Saúde Suplementar. Segundo o secretário, serão ativados ainda mais 12 leitos de terapia intensiva no Hospital de Campanha.
 
“Todo material está pronto, equipamentos e já com edital finalizando para contratação do RH para esses 12 leitos de terapia intensiva e o restante dos leitos de enfermaria, no qual o Hospital de Campanha ficará no final com 56 leitos, para que a gente possa de certa forma contribuir ainda mais para admissão de pacientes da região”, enfatizou.
 
“A única coisa que nós não mantivemos foram os dez leitos de terapia intensiva, inicialmente pensados para o Bom Pastor, e que por se tratar de um hospital de referência de oncologia, esses dez leitos foram levados para serem ativados no Hospital de Campanha”, encerrou o Secretário.
 
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, o Sul de Minas tem hoje 501 leitos de UTI, sendo que 103 estão ocupados com pacientes da Covid-19 e 202 com pessoas com outras doenças.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)