Notícias | Geral
Com assessoria | 12/08/2020 - 09:26:14
Receita Estadual desarticula esquema de fraudes no setor de vinhos
Foto: Receita Estadual
(Foto: Receita Estadual)

Operação “In vino veritas” acontece simultaneamente em 35 empresas de MG, RJ, GO e DF

 A Receita Estadual deflagrou, na manhã desta terça-feira (11/8), a operação “In vino veritas” de combate a irregularidades na comercialização de bebidas, em dez municípios de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, em Goiás e no Distrito Federal. Os alvos da ação são 35 empresas atacadistas que distribuem bebida para supermercados, bares, restaurantes, lojas de conveniência e especializadas na comercialização de vinhos nacionais e importados.
 
A operação teve como ponto de partida a identificação do recolhimento de ICMS em volume incompatível com o faturamento das empresas, além de outros dados investigados pelo fisco mineiro. Análises iniciais apontam que, em um ano e meio, foram sonegados cerca de R$ 10 milhões.
 
“Algumas empresas vendiam mais de R$ 1 milhão por mês e tinham recolhimento de impostos bem inferior ao devido. Como todo esquema de sonegação, o dinheiro ia para as contas dos fraudadores, prejudicando o Estado e os cidadãos”, analisa o auditor fiscal da Receita Estadual, Leonardo Drumond.
 
Rede
 
Localizadas em Belo Horizonte, Contagem, Nova Lima, Santa Luzia, Vespasiano, São José da Lapa, Ribeirão das Neves, Fronteira, Piumhi, Paracatu, Duque de Caxias (RJ), Novo Gama (GO) e Brasília, as empresas tiveram documentos apreendidos e arquivos de computadores copiados pelas equipes da Receita Estadual. 
 
Será apurado se existiam valores acertados “por fora” nas operações de compra e venda para que as notas fiscais tivessem preço inferior ao que, de fato, era pago pelas mercadorias. O diretor de Fiscalização da Receita Estadual, Ronaldo Marinho, afirma que também são investigados outros artifícios usados pelas empresas para reduzir o valor do imposto.
 
“Além de serem cobrados pelo ICMS não pago, os operadores e sócios das empresas fraudadoras estão sujeitos a implicações penais, em razão dos crimes cometidos. Após a auditoria de todo o material apreendido, o caso será encaminhado para o Ministério Público tomar as devidas providências”, conclui.
 
A operação “In vino veritas” contou com a participação de 83 servidores da Receita Estadual e teve o apoio da Polícia Civil de Minas.

 

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter.

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Previsão do Tempo - 23/09/2020
A partir desta quinta-feira (24) a temperatura volta a subir em Varginha. De acordo com a Climatempo, não deve chover nos próximos dias. Nesta quinta-feira o dia será de sol e algumas nuvens. A temperatura deve ficar entre 13° e 26°.
Geral - 23/09/2020
O deputado estadual Professor Cleiton (PSB) fez indicação para destinação de recursos para todas as escolas estaduais de Varginha, inclusive o Conservatório de Música.
Post patrocinado - 23/09/2020
Ofertas válidas até 28 de setembro ou até durarem os estoques.
Post patrocinado - 23/09/2020
Tudo que você precisa para seu melhor amigo!
Boletim do coronavírus - 23/09/2020
De acordo com o boletim epidemiológico, Varginha registrou 14 novos casos de Covid-19 nesta quarta-feira (23).
Geral - 23/09/2020
As visitas presenciais nas unidades prisionais de Minas Gerais serão retomadas a partir do próximo fim de semana de forma gradual e seguindo novos protocolos para a proteção de familiares e detentos contra a covid-19.
Geral - 23/09/2020
O Museu Municipal de Varginha realiza nesta sexta-feira (25) o webinário “Mundo Digital: Museus em Transformação”. A atividade compõe a programação da 14ª Primavera dos Museus, que está sendo realizada em todo país.
Geral - 23/09/2020
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (22) a maior parte das emendas do Senado ao Projeto de Lei (PL) 3.267/2019, do Poder Executivo, que altera o Código de Trânsito Brasileiro.
Para cães e gatos - 23/09/2020
A Secretaria de Saúde de Varginha, por meio do Setor de Zoonoses, divulgou nesta terça-feira (22) o balanço do segundo dia de vacinação antirrábica no município.
Greve dos Correios - 23/09/2020
A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (FENTECT) decidiu encerrar a greve dos funcionários dos Correios nesta terça-feira (22), após mais de um mês de paralisação.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)