Notícias | Geral
Agência Brasil | 11/08/2020 - 08:46:52
Rússia anuncia primeira vacina contra a covid-19
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil Internacional
(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil Internacional)

Decisão é questionada e OMS pede cumprimento de protocolos

O presidente Vladimir Putin anunciou nesta terça-feira (11) que a Rússia registrou a primeira vacina do mundo contra o novo coronavírus. Ele garantiu que sua filha já tomou a vacina e que ela estará disponível a partir de janeiro. A decisão é questionada e a Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu o cumprimento dos protocolos e dos regulamentos.
 
O Ministério da Saúde russo deu a aprovação regulatória para o produto, desenvolvid pelo Instituto Gamaleya de Moscou, após menos de dois meses de iniciados os testes em humanos.
 
"Esta manhã foi registrada, pela primeira vez no mundo, uma vacina contra o novo coronavírus", disse Putin durante reunião com membros do governo.
 
De acordo com o presidente, o produto é "eficaz" e superou todas as provas necessárias, além de permitir uma "imunidade estável" face à covid-19. Putin garantiu também que uma das suas duas filhas já recebeu uma dose e que se está se sentindo bem.
 
"Uma das minhas filhas tomou a vacina", afirmou. "Dessa forma, ela participou da experiência. Depois da primeira vacinação, ela teve 38 graus de febre, no dia seguinte 37, e foi apenas isso".
 
A Rússia espera agora poder iniciar a aplicação em massa, mesmo que estejam ocorrendo ainda testes clínicos para comprovar a segurança da vacina. As autoridades russas já tinham anunciado que os profissionais de saúde, professores e outros grupos de risco serão os primeiros a serem imunizados.
 
A vice primeira-ministra da Rússia, Tatyana Golikova, disse que a vacina vai começar a ser administrada a profissionais de saúde, a partir de setembro, e que estará disponível ao público em geral a partir de 1º de janeiro de 2021.
 
Decisão questionada
Muitos cientistas, no entanto, na Rússia e em outros países, questionaram a decisão de registrar a vacina antes que sejam completada a chamada Fase 3 do estudo - que, por norma, demora vários meses, envolve milhares de pessoas e é a única forma de provar que a vacina experimental é segura e funciona.
 
Nas últimas semanas, muitos cientistas expressaram preocupação com a velocidade em que estava sendo desenvolvida a vacina. A Organização Mundial da Saúde pediu "diretrizes claras" para o tratamento e o cumprimento dos protocolos e dos regulamentos em vigor.

 

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter.

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Previsão do Tempo - 23/09/2020
A partir desta quinta-feira (24) a temperatura volta a subir em Varginha. De acordo com a Climatempo, não deve chover nos próximos dias. Nesta quinta-feira o dia será de sol e algumas nuvens. A temperatura deve ficar entre 13° e 26°.
Geral - 23/09/2020
O deputado estadual Professor Cleiton (PSB) fez indicação para destinação de recursos para todas as escolas estaduais de Varginha, inclusive o Conservatório de Música.
Post patrocinado - 23/09/2020
Ofertas válidas até 28 de setembro ou até durarem os estoques.
Post patrocinado - 23/09/2020
Tudo que você precisa para seu melhor amigo!
Boletim do coronavírus - 23/09/2020
De acordo com o boletim epidemiológico, Varginha registrou 14 novos casos de Covid-19 nesta quarta-feira (23).
Geral - 23/09/2020
As visitas presenciais nas unidades prisionais de Minas Gerais serão retomadas a partir do próximo fim de semana de forma gradual e seguindo novos protocolos para a proteção de familiares e detentos contra a covid-19.
Geral - 23/09/2020
O Museu Municipal de Varginha realiza nesta sexta-feira (25) o webinário “Mundo Digital: Museus em Transformação”. A atividade compõe a programação da 14ª Primavera dos Museus, que está sendo realizada em todo país.
Geral - 23/09/2020
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (22) a maior parte das emendas do Senado ao Projeto de Lei (PL) 3.267/2019, do Poder Executivo, que altera o Código de Trânsito Brasileiro.
Para cães e gatos - 23/09/2020
A Secretaria de Saúde de Varginha, por meio do Setor de Zoonoses, divulgou nesta terça-feira (22) o balanço do segundo dia de vacinação antirrábica no município.
Greve dos Correios - 23/09/2020
A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (FENTECT) decidiu encerrar a greve dos funcionários dos Correios nesta terça-feira (22), após mais de um mês de paralisação.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)