Notícias | Economia

Juros lá embaixo e crise: onde é seguro investir?

Da redação | 20/06/2020 - 09:54:28
A atual crise econômica e social pode ser a mais grave das últimas décadas, e isso afeta não apenas o mundo em seus setores macroeconômicos, mas também no cotidiano de pessoas comuns por todo o globo.
 
Em se tratando de Brasil, especificamente, com a taxa de juros sendo cortada a níveis históricos e uma série de questões políticas e financeiras que não nos cabe aqui julgar, investir se tornou algo especialmente delicado e que deve ser pensado e repensado muito bem.
 
Nossa ideia neste artigo é justamente ajudá-lo a escolher as melhores opções possíveis para tempos incertos. É possível investir de forma inteligente e usando o conhecimento, por exemplo, do IQ Option guia para entrar no mundo das opções binárias. Vamos explicar com mais detalhes abaixo.
 
O desafio do brasileiro
 
Em primeiro lugar precisamos falar sobre uma questão financeira a nível pessoal: o brasileiro médio não costuma poupar dinheiro e, muito menos, investir. Muita gente simplesmente não consegue guardar parte do que ganha no final do mês e essa é uma realidade.
 
Por outro lado, os primeiros meses de 2020, muito por conta da pandemia, viram a poupança bater um recorde em investimento, tendo chegado a impressionantes R$ 30,5 bilhões ao fim de maio, segundo dados do Banco Central.
 
Isso nos faz perguntar, então: a poupança é uma boa ideia para um momento tão inseguro? A resposta é sim e não. Sim porque é um investimento sólido, aquele que você sabe que não vai perder em flutuações imprevisíveis; e não porque, com a taxa de juros tão baixa e previsões de inflação (e encolhimento do PIB, pensando no quadro geral) cada vez mais negativas, é perfeitamente provável que seu dinheiro se desvalorize ao ser guardado por muito tempo.
 
Se a poupança, que já é o investimento mais conservador que existe, pode não ser a melhor opção para tempos incertos, então o que pode ser? São várias opções, cada uma com subdivisões e possibilidades muito amplas, então vamos focar nas mais comuns e que podem ser úteis logo de cara.
 
A primeira é o tesouro direto, cuja taxa de rendimento já é maior que a da poupança logo de cara e, de brinde, tem quase tanta segurança e solidez quanto ela. É geralmente a primeira escolha de quem quer dar o passo seguinte em relação a investimentos.
 
Opções com mais retorno
 
Outras opções incluem investimentos em renda fixa, que incluem aí siglas bem conhecidas no mundo das finanças como CDB, LCI e LCA. Um método que está ganhando popularidade, enfim, é o de fundos de investimento, que funciona como uma aplicação financeira coletiva.
 
Tudo isso que falamos até agora são métodos tradicionais de investimento e dos quais muita gente já ouviu falar, ao menos em parte. Uma possibilidade mais nova e mais rentável, porém, é a das opções binárias, um dos serviços de trading financeiro que mais cresce no mundo.
 
As opções binárias compõem um ramo extremamente dinâmico dentro do mercado de investimentos, mas não poderia ser mais simples: investir em determinada ação, empresa, commodity etc. e, se num prazo bem curto as ações subirem, o seu investimento dá retorno. Essas operações são feitas em plataformas de operações como a IQ Option. Antes de pular para dentro, estude bem os materiais e invista de forma responsável, já que é um mercado volátil.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)