Notícias | Meio Ambiente

Rio Verde ganha uma das maiores ecobarreiras do Brasil

Com assessoria | 14/06/2020 - 21:02:11

Neste sábado (13) foi instalada a barreira ecológica flutuante entre Elói Mendes e Varginha, no Sul de Minas Gerais. Com cerca de 92 metros de comprimento, a sua elaboração demandou o trabalho de dezenas de voluntários do Coletivo rio Verde VIVO para ajustá-la entre as margens na altura da Ponte dos Buenos. O grupo utilizou máscaras e manteve o distanciamento como medidas preventivas em tempos de pandemia. 

A ecobarreira permite a retenção de resíduos sólidos urbanos (lixo) e de detritos de efluentes (esgoto industrial e doméstico) lançados a montante pelos 28 municípios sul mineiros da bacia hidrográfica e que se deslocam superficialmente ao longo do rio. A sua localização no último trecho do rio Verde é estratégica por reduzir substancialmente a poluição no Lago de Furnas.

“A mensuração sistêmica da quantidade de resíduos sólidos retirados e a análise da qualidade da água naquele ponto serão indicadores extremamente relevantes para avanços efetivos em políticas públicas, principalmente nas cidades que dependem do rio Verde para o abastecimento de água, como é o caso de Varginha. Neste momento de testes que antecedem a inauguração oficial, procuramos instituições comprometidas para a viabilização financeira do processo de manutenção deste importante projeto”, argumenta Diego Gazola, jornalista e membro do Coletivo rio Verde VIVO.
 
 
As ecobarreiras na região foram concebidas pelo ambientalista Ronipeterson Landim Costa após descer de caiaque pela primeira o rio Verde em toda a sua extensão – de Itanhandu a Três Pontas - em agosto de 2017. Ele ficou impressionado com o enorme volume de lixo e esgoto encontrado no trajeto.
 
 
“Moro às margens do rio Verde e ao lado da nova ecobarreira. Meu novo sonho é a construção de uma pequena balsa flutuante para servir como sala de aula de educação ambiental e também mirante para os que desejarem vislumbrar a iniciativa de perto. Amo o rio e a causa pela sua preservação é o que move minha vida”, explica Ronipeterson, que também é membro do Coletivo rio Verde VIVO.
 
 
 
Essa é a quarta e a maior já ecobarreira implementada nesta bacia hidrográfica. As demais estão em São Sebastião do Rio Verde, Itanhandu e Santana do Capivari.
 
O Coletivo rio Verde VIVO é um movimento colaborativo que emergiu em 2016 com o intuito de fomentar e qualificar o debate sobre a qualidade das águas do rio Verde no Sul de Minas Gerais. Em 2019, realizou dois debates regionais, reunindo dezenas de instituições públicas e privadas, cujo resultado foi a elaboração do Dossiê sobre a saúde do rio Verde e da população de cerca de 500 mil habitantes nas 31 cidades da bacia hidrográfica. 
 
A data da inauguração oficial ainda não foi agendada. Para mais informações e parcerias, acesse: www.facebook.com/rioVerdeVIVO ou envie um e-mail para rioverdevivo@gmail.com
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)