Notícias | Geral

Dica de leitura em tempos de isolamento social; Confira nossa entrevista com o autor varginhense Raphael Vitoriano

Da redação | 21/05/2020 - 16:37:20

Neste momento de isolamento social, faz muito bem para a mente, dedicar um tempo para a leitura. Pensando nisso, o Varginha Online foi atrás de um autor varginhense para poder falar um pouco mais sobre a sua obra e de como está sendo este momento para estimular a criatividade. Raphael Vitoriano é autor do livro “Lentes Avulsas: As vidas por trás de um crime”

1º - Olá Raphael! Como tem passado esse período de quarentena?
 
Olá! Prazer falar com os amigos do Varginha Online.
Estou trabalhando, aproveitando este momento para focar em novas ideias e construir outros livros que já iniciei.
 
2º - E como você tem estimulado sua criatividade neste momento?
 
Lendo e vendo séries e filmes. Evito ao máximo ver jornais, sinto que vivemos uma era da desinformação e isso é perigoso demais.
 
3° Como surgiu a história de Lentes Avulsas?
 
Lentes Avulsas é um mix de referências. O fio inicial de inspiração foi o Massacre de Realengo, que infelizmente aconteceu algo parecido recentemente em Suzano. Na época, o individuo chamado Welligton de Menezes deixou uma carta explicando seus motivos, dentre eles o bulling que sofrera. Outros casos de comoção nacional mexeram muito comigo, como o da Boate Kiss, do Goleiro Bruno e outros tantos. Uma outra referência foi a série 13 Reazons Why, que mostrava as razões por uma adolescente ter suicidado. A linguagem é um mix de “Tropa de Elite” com “Última Parada 174”.
 
 
4° Você tentou passar alguma crítica ou idéia com esse livro? Se sim qual?
 
Sim com certeza. Quis mostrar o quanto a mídia pode ser corrupta, assim como os outros órgãos que ela tanto critica. E o pior, ela possui um poder muito maior de influência nas pessoas, capaz de criar facilmente mocinhos e vilões da vida real, sem nenhuma apuração. O Bulling é tratado também, assim como a busca pelo poder a qualquer preço, dentre tantos outros temas abordados no livro com o objetivo de fazer uma crítica social.
 
5° Tem um pouco do “Raphael” nos personagens que você cria? 
 
Olha eu acredito que talvez tenha, mas inconsciente. A história é criada com base naquilo que já observamos, vivemos, ou ouvimos falar. Eu acredito que os personagens do Lentes Avulsas Tenham sim alguma semelhança comigo, apesar de não conseguir identificar claramente. 
 
6° Como foi seu crescimento como escritor? Quais evoluções na sua escrita você percebe?
 
Eu digo que escrevo desde os 10 anos. Sempre gostei de escrever poesias e textos pequenos. Em meus tempos de repórter em um jornal impresso local, escrevia séries e algumas delas me deixava muito contente pois conseguia prender a atenção dos leitores, inclusive tendo um feedback interessante sobre a escrita. Mas a minha evolução mesmo veio depois de formado. Me vejo mais maduro e mais atualizado sobre as tendências e visões do mundo moderno.
 
Onde comprar o livro
 
O livro “Lentes Avulsas: As vidas por trás de um crime” pode ser adquirido pelo site oficial do autor: www.raphaelvitoriano.com.br
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)