Notícias | Covid-19

Pesquisadores do Ibope estarão nesta terça-feira em Varginha realizando testes rápidos de Covid-19

Da redação | 19/05/2020 - 00:06:06
Uma equipe do Ibope estará nesta terça-feira (19) em Varginha da dar continuidade à primeira etapa do levantamento da “Evolução da prevalência de infecção por Covid-19 no Brasil". A coordenação do estudo é da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com financiamento do Ministério da Saúde e realizado pelo IBOPE Inteligência.
 
Na última quinta-feira (14) os trabalhos tiveram que ser interrompidos após os pesquisadores serem confundidos com golpistas. A Polícia Militar a Guarda Municipal foram acionada.
 
"Infelizmente, desde o início do trabalho de campo, no último dia 14, as equipes da pesquisa vêm passando por diversas situações constrangedores", informa a administração da universidade, garantindo que o Ministério da Saúde notificou, previamente, os gestores de órgãos responsáveis dos 133 municípios selecionados para participar da pesquisa.
 
A pesquisa consiste na aplicação de um breve questionário sobre a existência de doenças preexistentes e possíveis sintomas do novo coronavírus nos últimos 30 dias, além da realização de um teste sanguíneo rápido que utiliza metodologia por punção digital (uma picadinha na ponta do dedo). 
 
O objetivo da pesquisa é medir o nível de imunização da população brasileira ao novo coronavírus e identificar de que forma a doença está se propagando pelo Brasil. Com isso, será possível criar políticas públicas mais eficientes no combate à pandemia baseadas em critérios científicos sobre o comportamento do vírus. 
 
O estudo será realizado em três etapas e em 133 municípios. A primeira etapa aconteceu na semana passada entre os dias 14 e 15, enquanto as demais ocorrerão a cada 15 dias. Ao término da pesquisa, 99.750 brasileiros terão sido testados. 
 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)