Notícias | Geral

Empresas de Varginha se adaptam e vendas online passam a fazer parte do dia a dia

Com assessoria | 06/05/2020 - 18:01:28
A quarentena causada pelo coronavírus levou ao fechamento de lojas físicas. As empresas tiveram de partir para o ambiente online em tempo recorde para continuar a vender seus produtos, se adequaram em poucos dias a um processo que levaria meses ou até mesmo anos.
 
O empresário Hederson da Cunha Bueno, proprietário da Cacau Show Varginha, passou a sua melhor data de vendas (páscoa), com o comércio em quarentena e foi preciso se adaptar para enfrentar esse grande desafio. “Na Páscoa as vendas de chocolates aumentam muito como um todo, não só as de ovos de páscoa. Como estávamos com as duas lojas fechadas, onde as pessoas não podiam entrar para escolher os produtos, as vendas foram abaixo do planejado, mas ainda assim foram satisfatórias”, disse.
 
Ele destacou ainda que todos os ovos foram vendidos, mas isso só foi possível através de parcerias e bom desempenho da equipe. “Conseguimos vender todos os ovos de páscoa das lojas, porque estávamos cercados de gente muito boa. Tínhamos uma equipe muito competente, uma especialista de mídias digitais nos dando suporte a todo momento, além de receber também o apoio de vários amigos e de instituições que colaboramos, que nos apoiaram muito neste momento. Outra ação que fizemos, foi buscar parcerias com supermercados e farmácias para revender nossos produtos. Posso afirmar que o resultado foi muito positivo pelo momento e condições que passamos”, comentou.
 
A adaptação para as vendas online estão acontecendo em todos os setores, o empresário Bruno Freitas, proprietário da Eloy Calçados trabalhava com vendas através das redes sociais, porém representava apenas 1,5% do seu faturamento, com a quarentena os números subiram. “Na quarentena intensificamos a venda online e as vendas aumentaram 10% nessa modalidade”, disse.
 
Mesmo com o crescimento, o empresário lembra que as vendas em geral cariam bastante e acredita que levará um bom tempo para o comércio se recuperar. “As vendas online para muitos segmentos irão aumentar, a ida para meios digitais será essencial para a sobrevivência das empresas, porém acredito que a retomada dos segmentos não essenciais vai demorar uns 12 meses para voltar ao normal, dependendo da duração da pandemia e o nível de desemprego”, finalizou Bruno.
 
Ferramentas para pequenas empresas
 
A Assessoria de Comunicação da ACIV, fez o levantamento de duas ferramentas muito úteis para vendas online e custo zero para o empresário. “Na situação atual, muitos empresários estão sem condições de investir em plataformas de vendas ou contratar alguém especializado para gerenciar suas vendas online, porém, existem muitas ferramentas gratuitas que podem ser grandes aliadas neste momento”, explicou o assessor de comunicação da ACIV, Henrique Avellar.
 
A primeira delas é o WhatsApp Business. O aplicativo foi desenvolvido especialmente para os proprietários de pequenas empresas e é gratuito. Funciona como um WhatsApp normal, porém oferece ao usuário a ferramenta catálogo, onde é possível tirar fotos de produtos com o próprio celular e criar um catálogo com preço e descrição. Uma maneira prática de agilizar o atendimento ao cliente.
 
A segunda ferramenta é a Loja integrada. Você pode criar sua própria loja virtual grátis, cadastrar até 50 produtos e vender pela internet, sem custo. Intuitiva, fácil de usar e armazenada em nuvem. Caso a empresa tenha mais de 50 produtos é possível contratar pacotes à partir de R$49,90/mês. O site é www.lojaintegrada.com.br.
 
“É indiscutível que a maneira de vender nunca mais será a mesma. Os empresários terão que se adaptar, pois o comportamento do consumidor será outro. Cada vez mais as vendas online estarão presentes na vida de todos nós”, finalizou o presidente da ACIV, Anderson de Souza Martins.
 
 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)