Notícias | Tecnologia

Usando QR Code na prática

Da redação | 07/04/2020 - 10:29:36
(Foto: Reprodução Internet)

O QR Code é uma tecnologia mais antiga do que pode imaginar, já que ele foi desenvolvido durante a década de 1990, embora tenha começado a ganhar mais popularidade apenas nos últimos anos. Demorou para crescer quem sabe por falta de apoio do Google, já que não era só apontar a câmera e ele já funcionava.

Só que isso vem mudando, os celulares passaram a ler automaticamente esses códigos, facilitando e muito a sua aplicabilidade na prática. O WhatsApp, só para citar um exemplo, começou a utilizar o QR Code para permitir o acesso online a sua versão para internet em computadores.

Com o mundo cada vez mais conectado, a ideia é que o QR Code possa ser usado cada vez mais para a realização de pagamentos e de outras tarefas. Com ele o usuário não precisa digitar uma URL inteira, basta apontar a câmera do celular e então já terá acesso ao site específico.

Como funciona o QR Code?

Podemos dizer que o QR Code funciona como se fosse um código de barras, só que não de maneira convencional, já que ele não possui apenas uma única linha. Existem diversas versões de QR Code, que podem ser mostradas em tamanhos variados, sendo que todos eles podem ser lidos por uma câmera de celular.

A partir disso, abre no navegador instalado no aparelho o site indicado pelo QR Code. Pode ser uma página com textos, um site de vendas ou de vídeos, apenas para dar alguns exemplos. É um sistema bem versátil e por isso vem ganhando popularidade nos últimos anos, dando mais praticidade para as pessoas.

Por exemplo, quando elas percebem que existe um site em um panfleto, naquele clássico estilo WWW, dificilmente acabam acessando a página. Mas, se existe um QR Code, fica mais fácil para elas acessarem a página. As pessoas querem cada vez mais praticidade e quem não segue esse caminho acaba se perdendo.

Se você quer criar um código QR, use uma ferramenta online como o Logaster. O seu código QR ficará pronto em poucos minutos.

Onde o QR Code pode ser utilizado?

O exemplo mais comum em relação a utilização do QR Code é para o WhatsApp Web, permitindo a conexão de contas pelo celular. Ainda em relação a sites famosos, a plataforma pode ser utilizada no Pinterest, para citar mais um exemplo.

Esse sistema tem sido utilizado cada vez mais por empresas, com o objetivo de atraírem mais pessoas para seus sites e para aumentarem as vendas. Dessa forma, o QR Code pode ser encontrado com facilidade em panfletos. Mas, onde realmente ele vem ganhando espaço é em relação aos pagamentos feitos pela internet.

Existem outro aplicativos que já adotaram a utilização do QR Code para facilitar ações por meio de seus usuários, como é o caso do Snapchat e do Shazam. Essa tecnologia ajuda a facilitar o acesso por meio dos perfis. É a maneira mais simples, já que não é preciso digitar a URL inteira para acessar a página.

O que é PIX? Como vai funcionar?

O PIX é um modelo de pagamento que será lançado oficialmente no fim de 2020, por enquanto o Banco Central ainda não deu muitos detalhes sobre como ele será utilizado. Mas, já é possível afirmar que será utilizado para cobrar com QR Code e para vender utilizando esse mecanismo.

A expectativa é que gradualmente o PIX vá substituindo as formas de pagamentos que conhecemos hoje em dia, como é o caso do cartão de crédito e do cheque, que já perdeu espaço. Até mesmo os boletos, dos DOCS e as TEDS devem perder força ao longo dos próximos anos.

O PIX vai funcionar por meio de QR Code, onde as pessoas precisarão apenas utilizarem um celular, apontando para esse código de barras. A partir disso, o pagamento será processado em alguns segundos e poderá ser confirmado pela empresa. Dessa maneira, as transferências serão concluídas em um período muito menor.

A leitura do QR Code

Por anos esse foi um problema que impediu o crescimento da ferramenta, já que os celulares não conseguiam ler automaticamente QR Codes e precisavam de programas específicos para concluir essa ação.

Porém, os novos aparelhos já fazem essa leitura naturalmente. É só apontar a câmera para as barras, por 2 ou 3 segundos e então já estará funcionando.

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)