Notícias | Saúde

Umidificador de ar: conheça as vantagens e desvantagens

Da redação | 31/03/2020 - 13:07:34

O ar seco pode se tornar um pesadelo para residentes de centros urbanos, e acarretar em doenças respiratórias. Bronquite, sinusite, asma, alergias, entre outras, apresentam grande perigo a população, principalmente em tempos de clima seco. O umidificador de ar aparece no mercado como um verdadeiro escape para diminuir a incidência de casos relacionados. Esses tendem a movimentar bastante os centros clínicos, elevando ainda mais a taxa de doenças respiratórias e transmissões. 

 
Porém, há certos questionamentos sobre a eficiência do aparelho; se suas funções são de fato benéficas. Já outras pessoas, acreditam que o recurso faz mal e não o contrário. Com isso, desistem de comprar e persistem vivendo em ambientes com umidade extremamente baixa.
 
Para acabar com essas dúvidas de uma vez por todas, leia o que preparamos para você. Conheça as vantagens e desvantagens do umidificador de ar. Vamos lá?
 
Como funciona o umidificador de ar?
 
O umidificador de ar tem como principal função melhorar a umidade relativa do ar, e também mantê-la, é claro. Antes de falar sobre seu funcionamento, é indispensável destacar que existem vários modelos disponíveis. Isto é, aparelhos com modos diferentes de funcionar, mas que não deixam de lado seu propósito central. Veja abaixo como age cada um deles.

Umidificador Ultrassônico
 
Como o próprio nome reflete, o umidificador ultrassônico funciona de maneira silenciosa, ordenada. Dispõe de um recipiente reservado para colocar água e possui um ótimo sistema de umidificação. Durante sua performance, as moléculas da água se transformam em partículas reduzidas. O sistema de ventilação as move para fora, transformando-as em vapor.
 
Umidificador a vapor
 
O umidificador a vapor tem um sistema bem simples, em que ferve a água depositada e a desloca para o ambiente em forma de vapor. O modelo também serve para inalação de remédios para tosse e para combater o ressecamento das vias aéreas.
 
Umidificador de pavio
 
O umidificador de pavio é bem diferenciado dos demais. É necessário pôr um pedaço de papel ou de pano para transportar a água do reservatório à ventilação interna, que por sua vez impulsiona a água em forma de vapor.
 
Umidificador impulsor
 
Já o umidificador impulsor atua com um difusor que gera partículas pequenas em forma de gotas. Elas se dão a partir da água e flutuam pelo ar. A casa fica fresquinha e super aconchegante.
 
Vantagens do umidificador de ar
 
Os benefícios não se restringem a qualidade, mas também em ganhos com praticidade, baixo custo e etc. Leia sobre as principais vantagens do umidificador de ar.
 
Funcionalidade simples
 
Manusear o aparelho não é nenhum desafio, pois ele oferece uma funcionalidade simples e bastante eficaz. O que é fundamental, não é mesmo? Além do mais, não há exagero em botões ou funções desnecessárias que só causaram confusão. É prático, é versátil e qualifica os ambientes do lar. Pronto!
 
Custo-benefício excelente
 
Quando o assunto é saúde, é verdade que não medimos esforços para cuidar da família. Porém, nem sempre o orçamento permite as melhores opções. O umidificador de ar, entretanto, tem custo-benefício excelente, com preços baratos que viabilizam a compra. 
 
Durabilidade
 
Sua durabilidade é um ponto-chave, pois é resistente e se mantém fiel em purificar o ambiente por longo tempo. Sem a necessidade de troca de forma imediata.
 
Economia de energia
 
Algumas pessoas ficam assustadas com a possibilidade do uso da energia para utilização do umidificador. Mas, essa preocupação é irrelevante, pois o produto consome pouca energia e não influencia muito na conta de luz.
 
Qualidade de vida
 
Eis o principal objetivo do umidificador de ar: melhorar a qualidade de vida!  A maioria das pessoas que investem no produto são as que mais sofrem com questões alérgicas. Obviamente, que os consumidores que querem preservar a saúde de seus familiares, mesmo sem casos recorrentes, também têm interesse no umidificador.
 
Diferentemente do tradicional “balde com água no quarto”, o aparelho realiza essa função de maneira mais rápida e competente. Evaporando a água no ambiente conforme os níveis recomendados pela OMS (Organização Mundial de Saúde). 
 
Desvantagens do umidificador de ar
 
Sem fervura da água
 
Quase a totalidade dos umidificadores não possuem sistema de fervura da água. O que abre espaço para a disseminação de bactérias nos ambientes da casa. Você pode solucionar esse problema ao inserir água filtrada sempre. Sem exceções.
 
Tempo de atuação excessivo
 
O tempo de atuação excessivo pode desencadear problemas de saúde. Sim, o efeito contrário. Pois apontam para um nível altamente elevado de umidade do ar, o que não é nada bom. Por isso, mantenha-se atento quanto ao período em que o produto fica ligado. Desligue-o de tempos em tempos. Esteja alerta!
 
 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)