Notícias | Covid-19

Minas Gerais tem o primeiro caso confirmado de coronavírus

Jornal O Tempo | 08/03/2020 - 20:58:07
Mulher de 47 anos é de Divinópolis, esteve na Itália e retornou ao Estado no dia 2 de março
 
Minas Gerais teve o seu primeiro caso confirmado do novo coronavírus neste domingo (8). A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde.
 
Trata-se de uma mulher de 47 anos de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), ela esteve na Itália e retornou no dia 2 de março.
 
Neste momento, ela apresenta sintomas leves, como coriza, mialgia e sensação de mal-estar e encontra-se isolada em sua casa. Ainda não há a confirmação se ela está na capital ou no interior.
 
Ainda de acordo com a SES, a pasta foi comunicada do caso suspeito pelo laboratório Hermes Pardini na última sexta-feira (6). A coleta de seus exames foi realizada em Belo Horizonte, após ela desembarcar da Europa, e a análise foi finalizada já no dia seguinte, sábado (7).
 
O material foi encaminhado para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que homologou o resultado neste domingo.
 
Segundo o Hermes Pardini, não serão divulgadas informações sobre a paciente, "respeitando a confidencialidade natural nesse tipo de procedimento."
 
"O teste de diagnóstico do Coronavírus vem sendo ofertado desde a última segunda-feira, tanto para serviços hospitalares, quanto atendimento em domicílio, em Belo Horizonte, São Paulo e Goiânia. Para o atendimento domiciliar, foi montada uma estrutura especial, com equipe dedicada e paramentada com materiais descartáveis", disse o laboratório.
 
"A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais está preparada para receber este e novos casos de coronavírus e está tomando todas as medidas necessárias para prestar assistência à população e realizando vigilância epidemiológica da doença", informou.
 
Essa paciente que foi diagnosticada estava entre os casos suspeitos em Minas. Segundo o último balanço, agora são 122.
 
Brasil
 
Subiu para 25 o número de casos confirmados do Covid-19 em todo o país. Até esse sábado (7), eram 19 pacientes constatados. Os Estados que têm pacientes diagnosticados com a doença são:
 
Alagoas: 1
Bahia: 2
Minas Gerais: 1
Espírito Santo: 1
Rio de Janeiro: 3
São Paulo: 16
Distrito Federal: 1
 
Nos últimos dias, ao menos dois estados já tiveram registros de transmissão local: São Paulo e Bahia. Isso significa que a infecção ocorreu em pessoas sem histórico de viagem ao exterior, por meio de contato com outros pacientes.

 

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)