Notícias | Saúde

Prefeitura de Varginha realiza Mutirão de Cirurgia da Catarata; Mais de 700 pessoas serão beneficiadas

Com assessoria | 08/03/2020 - 12:05:41

 As consulta pré-operatórias já estão sendo realizadas. As cirurgias começam no dia 2 de março no Hospital Bom Pastor

 
A Secretaria de Saúde de Varginha está realizando dois Mutirões para realização de Cirurgias Corretivas de Catarata. O primeiro é em parceria com o Governo do Estado que atenderá as cidades de Varginha, Elói Mendes, Cordislândia, São Gonçalo do Sapucaí e Monsenhor Paulo. Varginha foi contemplada com 116 cirurgias.
 
Como o número seria insuficiente, a Prefeitura de Varginha com recursos próprios, irá realizar o segundo Mutirão com 600 cirurgias. A ação irá beneficiará pessoas que não poderiam ser atendidas e assim levar qualidade de vida e em muitos casos um novo recomeço. As cirurgias estão programadas para iniciar no dia 24 de março, no Hospital Bom Pastor.
 
Catarata é uma doença que causa cegueira e em muitos casos pode ser reversível com o implante de uma lente nos olhos. As avaliações estão sendo realizadas desde o mês de fevereiro pelo Instituto Maltez, em Varginha. “São avaliados vários critérios como o mapeamento de retina, fundo de olho, diabetes, glaucoma, cálculo da lente que deverá ser colocada”, explica o médico oftalmologista José Maltêz. Ele revela que alguns casos chamam muito a atenção. “Tem idosos que não viram ainda os netos e a expectativa é imensa diante da possibilidade de enxergar novamente”, conta. O médico diz ainda que tem muitas pessoas que não enxergam absolutamente nada. “Os depoimentos são emocionantes e todos estão muito satisfeitos”, diz. 
 
O prefeito em exercício, Vérdi Melo, ressalta a importância da realização desta ação para que as pessoas com Catarata tenham a oportunidade de voltar a enxergar e ter qualidade de vida e autonomia para realização das tarefas diárias. “A Prefeitura mais uma vez destinou todos os esforços para beneficiar a população na área da saúde e agora consegue atender 600 pessoas; quem tem alguém na família que tem catarata sabe da importância dessa cirurgia para o dia-a-dia”, enfatiza Vérdi. 
 
A Secretaria Municipal de Saúde informa que para ter acesso às cirurgias, os pacientes devem ser encaminhados por médicos da Rede de Saúde Municipal de Varginha, ser morador da cidade e ter Cartão SUS atualizado.
 
É necessário reforçar que Varginha sempre manteve programa para Cirurgias de Catarata por meio de pactuação com uma Clínica de Oftalmologia de Itanhandu, realizando estes procedimentos naquele município, arcando com os custos, porém, os números eram insuficientes para zerar a fila.
 
O Mutirão de Catarata terá enorme impacto social nas vidas dos pacientes razão pela qual a administração pública buscou oferecer esta ação de saúde a população.
 
Para mais informações entrar em contato com a Secretaria de Saúde de Varginha pelo telefone 3221-9637.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)