Notícias | Educação
19/01/2020 - 19:04:39
Maioria das redações nota mil no Enem 2019 são de Minas e escritas por mulheres
Estado de Minas
Foto: Reprodução Internet
(Foto: Reprodução Internet)
Em todo país, 53 participantes entre 16 e 28 anos conquistaram nota máxima ao dissertar sobre a 'Democratização do acesso ao cinema no Brasil'
 
O tão esperado resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi divulgado nesta sexta-feira e deixou Minas Gerais com motivos para comemorar. Isto porque, dos 53 participantes que obtiveram nota máxima na prova de redação, 13 deles são mineiros. E por falar em maior parte, elas são a maioria. As mulheres conquistaram a prova de redação e, só em Minas Gerais, foram 11. A maioria dos autores em todo país também é composta pelo sexo feminino (32).
 
O tema da edição 2019 foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. O texto deveria ser do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, desenvolvido a partir da situação-problema proposta e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores.
 
O resultado da prova de textos é um contraponto à queda do resultado na média geral das provas este ano. Em 2018, as notas médias haviam crescido em quase todas as áreas de conhecimento. Agora, no Enem 2019, as notas médias caíram em todas elas – com exceção à redação.
 
Resultado nacional
 
As notas individuais do exame foram disponibilizadas nesta sexta-feira no portal do Enem. Além de conferir a nota final na página, os participantes terão acesso ao seu número de inscrição, que é imprescindível, por exemplo, para realizar a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Programa Universidade para Todos (ProUni).
 
A nota média das redações ficou em 592,9. De acordo com o MEC, 143.736 zeraram a avaliação por conter menos de sete linhas e/ou reproduzir integralmente trechos dos textos motivadores e de itens do Caderno de Questões.
 
As redações com nota máxima são de estados do Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. O Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte vem abaixo de Minas Gerais com empate no placar:
 
Minas Gerais: 13
Rio Grande do Norte: 6
Rio de Janeiro: 6
Goiás: 4
São Paulo: 4
Distrito Federal: 2
Pará: 2 
Piauí: 2
Alagoas: 1
Bahia: 1
Ceará: 1
Maranhão: 1
Mato Grosso do Sul: 1
Paraíba: 1
Pernambuco: 1
 
Também foram anunciadas as médias gerais de desempenho nas quatro áreas de conhecimento exigidas na prova:
 
- Matemática e suas tecnologias: 523,1 pontos
- Linguagens, códigos e suas tecnologias: 520,9
- Ciências Humanas e suas tecnologias: 508
- Ciências da Natureza: 477,8
 
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. Realizado anualmente pelo Inep, desde 1998, o Enem colabora para o acesso à educação superior – por meio do Sisu, do ProUni e de convênios com instituições portuguesas – e a programas de financiamento e apoio estudantil, como o Fies. Os resultados também contribuem para o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

 


 

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter.

 

Comente a Notícia!


Últimas Notícias
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)