Notícias | Cidades

Levantamento aponta risco médio de infestação do Aedes Aegypti em Varginha; Veja os bairros com maior número de focos

Da redação | 11/01/2020 - 11:27:30

 A Prefeitura de Varginha divulgou nesta sexta-feira (10) os resultados do  1º (primeiro) LIRAa – Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti do ano de 2020. Realizado entre dos dias 6 e 8 de janeiro,  o LIRAa classificou o município como Médio Risco de infestação do mosquito Aédes Aegypti. 

O levantamento é realizado em todo território nacional, em cidades com índice de infestação com mais de 2  mil imóveis. O Liraa consiste na visitação de quarteirões sorteados pelo programa do Ministério da Saúde. Nos imóveis visitados pelo Agente de Combate às Endemias, além do tratamento e eliminação dos focos, são recolhidos exemplares das larvas encontradas, que segue junto a formulário próprio contendo endereço, tipo de depósito e quantidade de larvas sendo encaminhadas ao laboratório do setor onde se faz a contagem e a identificação das mesmas.
 
De acordo com a Prefeitura de Varginha, ao todo, foram encontrados 119 focos do Aedes Aegypti, contra 30  focos encontrados no levantamento realizado anteriormente no mês de outubro de 2019. 
 
Bairros com maior número de focos
 
Os bairros com maior número de depósitos com focos foram o Jardim Sion,  Cruzeiro do Sul, Mont Serrat, Parque Rinaldi e Parque Boa Vista. Os recipientes mais comuns com focos foram baldes (captação de água de chuva), ralinhos e pneus. 
 
“É importante destacar que o Setor de Vigilância Ambiental, em conjunto com outras Secretarias do Município, vem realizando diversas ações tais como Mutirão de Limpeza, colocação de tampas em caixas d'agua de residências abandonadas ou de pessoas carentes, intensificando vistorias nos bairros com maior número de focos encontrados no LIRAa entre outros”, explicou José Donizete de Souza, encarregado do Setor de Vigilância Ambiental.
 
LEIA MAIS
 
 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)