Notícias | Esportes
Yahoo | 06/01/2020 - 23:00:43
Talento de Varginha, Anderson Ezequiel nutre esperanças de medalha no BMX na Olimpíada de Tóquio
Foto: Getty Images
Andinho foi prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima (Foto: Getty Images)
A 200 dias da Olimpíada de Tóquio, o ciclista varginhense Anderson Ezequiel, o principal nome do BMX brasileiro na atualidade, nutre grandes ambições, conquistar uma medalha no BMX. 
 
A medalha de bronze conquistada no Mundial de Baku, em 2018, foi um divisor de águas em sua carreira. “Meu objetivo naquele Mundial era chegar às fases finais. Sabia que, uma vez na final, tudo poderia acontecer. Consegui alcançar a final e já estava muito feliz. Na verdade, a final foi apenas mais uma volta ótima que fiz naquela competição. O resultado me fez olhar com outros olhos as minhas possibilidades. Vi que já estava preparado para enfrentar os melhores”, diz o mineiro, conhecido como Andinho no meio do BMX. Hoje o atleta mora em Ocala, na Flórida, na casa do seu treinador, Domingos Llamoglia, o DL.
 
Filho de um torneiro mecânico que toca uma oficina especializada em motos, Andinho foi inserido no mundo do BMX aos quatro anos de idade. A ideia paterna era acostumar o garoto a saltar rampas com a bike para que depois construísse uma carreira no motocross. Os planos naufragaram porque o menino se apaixonou perdidamente pelas bikes. “Amei o BMX desde o primeiro dia. Meu pai nunca chegou a comprar a moto pra mim por causa disso”, diverte-se o atleta.
 
Para que possa enviar um atleta para os Jogos de Tóquio, o BMX brasileiro deverá ocupar pelo menos a 11ª posição no ranking da União Ciclística Internacional. Hoje, o Brasil está em décimo lugar, atrás de Colômbia (5º), Argentina (8º) e Equador (9º). Os países que estiverem em 3º, 4º ou 5º no ranking quando for fechado poderão enviar dois representantes. O primeiro e o segundo terão direito a enviar três ciclistas ao Japão. Hoje essas posições pertencem, respectivamente, a Holanda e França. 
 
A pontuação de cada país no ranking da UCI, no masculino, é fruto do desempenho de seus três melhores ciclistas. Anderson, que ocupa a 19ª posição, é o melhor do Brasil hoje. Atrás dele vêm Renato Rezende (20º) e Bruno Cogo (75º). No ranking feminino, o Brasil é sexto. Quem pontua são Paola (12ª) e Priscilla Stevaux (15ª).
 
Desde que alcançou a façanha no Mundial de Baku, Anderson não conseguiu mais voltar a uma final de nenhuma etapa da Copa do Mundo, tampouco à do Mundial de 2019, disputado em Heusden-Zolder, na Bélgica. O atleta atribui esse retrocesso a fraturas. “Em setembro de 2018 tive uma fratura no rádio que tirou um pouco do meu ritmo. No último mês de setembro fraturei o quinto metacarpo da mão direita”.
 
Apesar dos pesares, o ciclista conseguiu bons resultados ao longo desse tempo, sagrando-se  bicampeão pan-americano (2018/19), obtendo a prata dos Jogos Pan-Americanos de Lima e alguns pódios no USA Nationals, o competitivo campeonato norte-americano – os EUA ocupam a terceira posição no ranking citado acima.
 
De qualquer maneira, Llamoglia permanece confiante nas chances de seu pupilo. “Estamos trabalhando por uma medalha olímpica. Não treino um atleta apenas para participar de uma Olimpíada. Não somos do tipo que vai a uma competição desse porte a passeio”.
 

 

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter.

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Geral - 11/08/2020
Bruninho Samudio, filho do goleiro Bruno com a modelo Eliza Samudio — que foi morta e esquartejada sob as ordens do atual atleta do Rio Branco Futebol Clube
Eleições 2020 - 11/08/2020
O PSDB de Varginha definiu o pré candidato a vice-prefeito na chapa do empreendedor e presidente da Aciv, Anderson Martins.
Festa Comunidade Rainha da Paz - 11/08/2020
Na próxima semana, a Paróquia Cristo Luz dos Povos celebrará o tríduo e festa da padroeira na comunidade Rainha da Paz. Missas serão celebradas entre os dias 19 e 22.
Entretenimento - 11/08/2020
Nesta terça-feira (11) a partir das 20h acontece mais uma edição do programa Resenha Cultural ao vivo pela internet.
Interrupção de energia elétrica - 11/08/2020
Na manhã desta terça-feira (11), a Cemig informou que , o fornecimento de energia será interrompido na próxima quinta-feira (13), em alguns endereços dos bairros Bom Pastor, Boa Vista, Santana, Sion, Industrial Jk, Urupês e Jardim Ribeiro.
Safra de grãos 2020 - 11/08/2020
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirmou que a produção brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas deve fechar o ano de 2020 em 250,5 milhões de toneladas.
Eleições 2020 - 11/08/2020
A partir do próximo sábado, 15 de agosto, agentes públicos de todo o País vão estar proibidos de praticar diversas condutas devido às eleições municipais, marcadas para o dia 15 de novembro.
Falecimentos - 11/08/2020
Notas de Falecimento de Varginha de 10 e 11 de Agosto.
Boletim coronavírus - 11/08/2020
Varginha registrou 30 novos casos de Coronavírus nesta terça-feira (11), segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde. É o maior registro diário na cidade desde o início da pandemia.
Vídeo - 11/08/2020
Um homem de 30 anos agrediu um recepcionista de um hotel em Varginha, depois que o rapaz informou que ele teria que medir a temperatura, devido à pandemia.
Vacinação Sarampo - 11/08/2020
O Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra o sarampo, da população de 20 a 49 anos, para até 31 de agosto, em todo o país.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)