Notícias | Meio Ambiente

Varginhense lança documentário produzido em Reality no epicentro das queimadas na Amazônia

Com assessoria | 25/11/2019 - 08:49:30
A sexta etapa do Reality Nascentes da Crise abordou a rotina ao longo da BR-163 entre Cuiabá-MT e Itaituba no Pará, região onde teria sido articulado o “Dia do Fogo” no último mês de agosto.
 
Embasado em dados científicos, o jornalista e ambientalista Diego Gazola percorreu durante duas semanas mais de três mil quilômetros entre o Mato Grosso e o Pará. A intenção foi interagir em tempo real com os seguidores do Reality Nascentes da Crise e disponibilizar informações sobre as queimadas e a expansão da agropecuária na região de transição entre o Cerrado e a Amazônia.
 
A sexta etapa do projeto teve início em 18 de setembro com um voo de São Paulo para Cuiabá. Durante todo o trajeto, uma espessa camada de fuligem foi registrada no céu. No dia seguinte a mídia reportou que imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe constataram que o material particulado era resultado de queimadas no bioma amazônico. Já na capital mato-grossense, com a temperatura em torno dos 41°C, teve início a viagem rodoviária até o sul do Pará.
 

 
O primeiro destino foi o município de Nobres, a 120 quilômetros de Cuiabá. Além de um paraíso natural com rios de águas cristalinas, a região abriga a nascente do rio Paraguai que está no divisor entre as Bacias do rio da Prata e do rio Amazonas. Em seguida o ambientalista seguiu para Sorriso, cidade reconhecida por Lei Federal como a Capital Nacional do Agronegócio. Ali registrou araras comendo milho potencialmente transgênico e trouxe reflexões sobre a exportação de água virtual por meio de grãos (milho e soja) cujo destino é prioritariamente a produção de ração animal.
 

Fuligem_durante_o_voo_de_SP_para_Cuiaba (Foto: Diego Gazola)

 Sinop, outra potência do agronegócio localizada ao longo da BR-163 também foi documentada. Durante a passagem pela cidade aconteceu a primeira chuva após mais de cem dias de estiagem. A tempestade originou desde o sentido nordeste, onde está localizado o Parque Indígena do Xingu e embasou a percepção de influência da Floresta na regulação do regime de chuvas na região.
 
Mais ao norte, ainda em Mato Grosso, em Peixoto de Azevedo é apresentado o modo de funcionamento de um garimpo legalizado. O empreendimento é associado à Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto - COOGAVEPE a qual contempla mais de 500 sócios e rompe paradigmas referentes à mineração na Amazônia.
 
Já no Pará, o principal registro foi em Novo Progresso, município em que está sediado o jornal Folha do Progresso que no dia 10 de agosto denunciou os planos para o que ficou conhecido como o “Dia do Fogo”, uma ação que teria sido orquestrada para a realização de incêndios em áreas de floresta.
 
A última localidade visitada foi Itaituba, localizada a 1.500 quilômetros de Cuiabá no entroncamento entre a BR-163 e a rodovia Transamazônica (BR-230). Às margens do rio Tapajós, o porto na cidade é utilizado com principal modal para o escoamento fluvial dos grãos in natura exportados para todo o planeta.
 
O documentário ilustra de forma visual, o que a ciência, em geral, apresenta por meio de textos e gráficos. 
 
Os filmes das etapas anteriores assim como todos os detalhes sobre o Nascentes da Crise estão disponíveis no site www.nascentesdacrise.com.br
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)