Notícias | Geral

Gerente da Caixa é investigado pela Polícia Federal por extorsão; Mandado é cumprido em Varginha

Jornal O Tempo | 12/11/2019 - 12:33:49
Um gerente da Caixa Econômica Federal, em Minas Gerais, está sendo investigado pela Polícia Federal (PF), suspeito de extorquir  empresas privadas contratada pelo banco para garantir a segurança das agências do Estado. Assim, na manhã desta terça-feira (12), agentes cumpriram três mandados de busca e apreensão contra o funcionário – um em Varginha e dois em Belo Horizonte, sendo um deles na gerência do banco. 
 
Por meio da assessoria da PF, o delegado à frente do caso informou que o funcionário da Caixa será indiciado pelo crime de concussão e pode, inclusive, ser condenado à pena máxima, que prevê oito anos de reclusão. Se outros servidores do banco estiverem envolvidos no esquema, isso poderá configurar ainda o crime de 'associação criminosa', o que poderá elevar a pena para até 12 anos de prisão. 
 
Esquema e propina
 
Responsável por preparar editais de licitação, contratar e fiscalizar serviços prestados por empresas privadas à frente da segurança das agências em Minas, o gerente teria exigido vantagens de empresários, sob pena de inviabilizar o recebimento de faturas apresentadas para pagamento pelos serviços. 
 
O gerente teria, ainda, falsificado guias de recolhimento de FGTS, para possibilitar o pagamento de propinas pelas empresas a ele. Apenas uma delas, contratada pela Caixa, teria pago cerca de R$ 1 milhão para o servidor. Além desta, há a hipótese de que outras oito empresas contratadas pelo banco tenham sido vítimas da atuação criminosa do funcionário.
 
Em nota, a Caixa informou que abriu procedimentos internos para apurar o caso e que colabora de "forma irrestrita com as investigações" 
 
Leia a nota da Caixa na íntegra:
 
"A Caixa informa que adotou os procedimentos para apuração interna dos fatos, fato gerador de processo disciplinar e civil, e que atuou junto à Polícia Federal, o que culminou na operação. O banco ressalta que está em contato permanente com as autoridades policiais, colaborando de forma irrestrita com as investigações."
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)