Notícias | Geral

Semana de Ciência e Tecnologia em Varginha: 52 pesquisas e palestras sobre café e vida extraterrestre

Com assessoria | 21/10/2019 - 09:05:47
Na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (21 a 25 de outubro), o CEFET-MG em Varginha abre suas portas para divulgar a produção científica à comunidade externa. Na programação do campus, pesquisas sobre visão computacional, leitura e escrita na era digital, resistência de estruturas metálicas a temperaturas de incêndio e robótica móvel para edificações são apenas alguns dos destaques.
 
O evento, que este ano tematiza a Bioeconomia (economia sustentável) é aberto oficialmente no campus Varginha na próxima quinta (24), às 8h. Os donos da Fazenda dos Tachos – Cafés Especiais palestram sobre diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável. O presidente da Comissão da Semana C&T local, professor Wedson Silveira, destaca que a fazenda, de 1780, está há mais de três gerações na mesma família e conta com vários prêmios internacionais de qualidade do café. “Iremos apresentar diferentes métodos de extração do café e haverá degustação também”, detalha.
 
Após a abertura, pesquisas serão apresentadas para os interessados nas áreas de informática, formação geral, edificações, mecatrônica e engenharia civil. Os locais, datas e horários das apresentações são separados por áreas e podem ser visualizados na programação completa. De acordo com o professor Wedson, os números dos trabalhos podem sofrer alterações de horário.
 
Ao todo, 52 trabalhos serão apresentados até sexta (25). Diversos assuntos compõem as pesquisas, entre eles “Técnicas de visão computacional aplicadas em robôs”, “Jogos computacionais e literatura”, “Entre cartas: uma abordagem de escrita e leitura em tempos digitais no CEFET-MG”, “Estudo teórico comparativo de resistência de elementos isolados de estruturas metálicas submetidos a temperatura de incêndios”, “Uso da robótica móvel para levantamento de danos em edificações”.
 
Encerrando a semana, acontece também na sexta-feira (25), às 16h, a mesa redonda “O universo em escala, exoplanetas e a busca de vida extraterrestre”, com os professores convidados Leonardo Gabriel Diniz, Sidney Maia e Mariana Martins, com mediação da professora Raphaella Bahia. Na sequência, às 18h, haverá uma observação do céu, dependendo das condições climáticas. 
 
Consulte a programação completa da Semana no campus Varginha 
 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)