Notícias | Esportes

Futebol: A trajetória do Boa Esporte

Da redação | 14/10/2019 - 12:23:57
O Boa Esporte Clube já é um dos símbolos do município de Varginha. Originário de Ituiutaba, o Boa se transferiu para Varginha apenas em 2011, mas é um time que já conta com 72 anos de história. Veja os momentos de maior importância na trajetória da equipe.
 
Origens em Ituiutaba
 
No último dia do mês de abril de 1947, no salão de festas do Ituiutaba Clube, foi fundado um time sob o nome Boa Vontade Esporte Clube, presidido na época por Luiz Alberto Franco Junqueira. No entanto, a designação sob a qual foi fundado não duraria nem até o final do primeiro ano de existência. De Boa Vontade Esporte Clube, o time passou a se chamar Ituiutaba Esporte Clube, permanecendo durante vários anos no amadorismo.
 
Foi preciso esperar o ano de 1998 para que o time se profissionalizasse e atuasse em uma edição do campeonato estadual, no caso, na segunda divisão do Campeonato Mineiro. Em termos de performance, a campanha não foi espetacular, mas o ainda Ituiutaba subiria ao Módulo II da prova em função da desistência de outros times.
 
De 2004 para a frente, o Ituiutaba ganhou outra dimensão, estreando inclusive na Série C do Brasileirão após a conquista do Módulo II do Campeonato Mineiro. O time foi crescendo paulatinamente, chegando a disputar as semis do Campeonato Mineiro em 2009 e também a Copa do Brasil.
 
O ano de 2010 seria histórico para a equipe, que ainda atendia pela designação de Ituiutaba. Após uma campanha não tão boa no Campeonato Mineiro, que resultou até em rebaixamento, o time se uniu e soube dar uma grande resposta na segunda metade da temporada disputando a Série C. A virada foi tão boa que a equipe assegurou sua vaga, contra as expectativas, na Série B do Brasileirão, o segundo escalão do futebol nacional. Na final, entretanto, o time acabou perdendo o título para o ABC

 
A mudança para Boa Esporte Clube
 
Uma vez garantida a promoção à Série B pela primeira vez em toda a história do clube, o Ituiutaba assinou um contrato com a Prefeitura Municipal de Varginha, que este ano deu aval para que a construção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) da cidade fosse retomada. A entidade exigiu a adoção do nome original por parte do time. Em vez de Boa Vontade Esporte Clube, seu nome de fundação, o Ituiutaba passou a jogar sob a designação de Boa Esporte Clube. Nesse ano, não foi o único time a alterar o nome. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também autorizou que outras duas equipes da Série B mudassem de nome: o Guaratinguetá passou a se chamar Americana e o Grêmio Prudente, ex-Grêmio Barueri, voltou à designação anterior.
 
No Módulo II do Campeonato Mineiro, o Boa assegurou o retorno ao escalão máximo do campeonato estadual. Posteriormente, a participação na Série B também correu de forma favorável, dado que o time terminou na 7ª colocação.
 
A primeira queda sob a designação de Boa Esporte Clube aconteceu no ano de 2015. Cinco anos depois de ter estreado na Série B, o Boa caiu para a Série C. Essa experiência, entretanto, seria bem curta. Em um ano bem parecido ao de 2010, que terminou com a promoção, o Boa começou mal e foi rebaixado no Campeonato Mineiro. No entanto, na segunda fase da época, o time teve força para assegurar o retorno à Série B, celebrando a conquista da Série C, como relembra matéria do portal Terra. Esse foi o título mais importante do Boa Esporte até então. Até hoje, a equipe nunca conseguiu disputar o escalão máximo do futebol no país, ou seja, o Campeonato Brasileiro, competição cujo maior candidato à conquista nesse ano de 2019, segundo as odds disponíveis na plataforma de futebol bets Betway Esportes, é o Flamengo. No ano de 2018, o time terminou na "lanterna vermelha" da Série B e acabou caindo para a Série C. Paulo Foiani foi um dos técnicos a comandar a equipe na Série C em 2019. Sua passagem pelo time, no entanto, não teve muito sucesso. 

Conquistas
 
O maior êxito da história do Boa Esporte Clube segue sendo a conquista da Série C do Campeonato Brasileiro no ano de 2016. Dentre os títulos que o time possui, dois foram conquistados sob a designação anterior (Ituiutaba), mais especificamente o Campeonato Mineiro de Futebol de Interior de 2019 e a Taça Minais Gerais de 2007.
 
Na Série C 2020, o Boa Esporte vai ser um dos dois representantes de Minas Gerais, visto que o Tombense também vai participar da competição. O Melão, estádio do Boa Esporte, e o Almeidão, casa do Tombense, voltam a estar na rota da Série C do Campeonato Brasileiro. A nós, resta aguardar para ver como será o desempenho do Boa.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)