Notícias | Meio Ambiente

Varginha poderá ter ecopontos de coleta seletiva de resíduos de construção civil

Câmara Municipal | 03/10/2019 - 17:15:29
Uma proposta apresentada pelo vereador Delegado Celso Ávila, durante reunião ordinária na Câmara Municipal, pretende acabar com o descarte irregular de entulhos de obras e reformas em Varginha.
 
No pedido encaminhado ao Executivo, o parlamentar propõe que sejam implantados ecopontos de coleta seletiva de materiais e resíduos de construção civil no município, colaborando com a preservação do meio ambiente e com a limpeza da cidade.
 
“O descarte deste tipo de material nas ruas, nas calçadas, praças e terrenos baldios é uma prática muito comum por toda a cidade, já que esses resíduos não são recolhidos pelos caminhões da coleta de lixo. É uma situação que precisa ser revista, pois, além de se tornar um incômodo para a população, os entulhos acabam gerando outros problemas, como enchentes, a proliferação de animais peçonhentos e a degradação do ambiente urbano”, justificou o vereador.
 
 
Dr. Celso destacou, ainda, que a reciclagem dos resíduos de construção e demolição é viável do ponto de visto técnico e ambiental, cabendo à Administração incentivar a sua implementação, inclusive através da viabilização da atividade privada.
 
“Diversas Prefeituras brasileiras já operam centrais de reciclagem de resíduos de construção e demolição, conhecidos como RCD, produzindo agregados utilizados basicamente em obras de pavimentação, mas para que isso seja possível, são necessárias políticas públicas consistentes, abrangendo áreas de legislação, pesquisa e desenvolvimento, legislação tributária e educação ambiental. Nossa cidade só tem a ganhar com esta iniciativa e, por isso, espero conseguir o apoio da prefeitura para podermos colocá-la em prática”, finalizou o vereador. 
 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)