Notícias | Cidades

Vereador Leonardo Ciacci pede redução no valor da tarifa de esgoto cobrada em Varginha

Câmara Municipal | 23/09/2019 - 16:17:16
O vereador Leonardo Ciacci apresentou uma indicação na Câmara Municipal de Varginha, solicitando ao Prefeito e à Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa, que o valor da tarifa de esgoto cobrada pela prestadora do serviço no município seja revisto.
 
Segundo o vereador, a medida busca atender as reivindicações da população que reclama pelo alto valor pago no serviço, deixando o valor da conta da Copasa muito alto e afetando a economia familiar.
 
“Nós sabemos que a qualidade e a quantidade da água disponibilizada à população são, sem dúvidas, satisfatórias se considerarmos o serviço prestado pela Copasa e também pelos mananciais existentes em nossa cidade, porém, é necessária uma análise detalhada do percentual cobrado pela tarifa de esgoto, que atualmente equivale a 95% da tarifa de água, de forma que seja possível reduzir os valores pagos e beneficiar a população, que vem arcando com o alto custo desta tarifa”, destacou.
 
A sugestão do vereador é que o percentual da tarifa seja de 60%, uma vez que não é toda a água que chega às unidades que retorna pelo esgoto para tratamento.
 
“Temos que considerar que grande parte da água consumida pela população é utilizada para outros fins, como por exemplo, no preparo de alimentos, irrigação de jardins e pomares e acaba sendo absorvida pelo solo, além de grande parte da população estar reutilizando a água dentro de casa, aproveitando o volume usado nas lavadoras para a limpeza de áreas abertas, contribuindo ainda mais para reduzir os gastos”, explicou o vereador.
 
Leonardo ainda apresentou uma alternativa para comprovar que a população paga por um serviço que não está sendo prestado. “Como alternativa, sugiro que sejam instalados medidores de vazão de esgoto, pois só assim será possível precisar o volume dispensado nas tubulações, fazendo com que o munícipe pague pelo que realmente utiliza”, encerrou o parlamentar, pedindo o apoio dos órgãos responsáveis para atendimento do pedido.
 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)