Notícias | Meio Ambiente
12/09/2019 - 10:10:26
Lançada a 2ª Carta sobre a saúde do rio Verde e da população do Sul de Minas
Com assessoria
Foto: Divulgação
(Foto: Divulgação)

O segundo debate regional sobre o rio Verde aconteceu no último dia 22 de agosto na cidade de Três Corações-MG. Como resultado efetivo, o Coletivo rio Verde VIVO compilou as principais falas em uma nova Carta das Águas. O documento contendo 22 páginas, assim como o vídeo da transmissão ao vivo com duração de quatro horas estão disponíveis para consulta. 

A saúde dos rios, e consequentemente de cerca de 500 mil habitantes em 31 cidades que compõe a bacia hidrográfica do rio Verde, segue ameaçada. O sinal de alerta está detalhado no novo e extenso dossiê formatado após o debate em Três Corações.
 
O evento lotou a Casa Legislativa tricordiana, contando com a participação de cerca de 200 pessoas e trouxe à tona, por meio de falas de representantes de diversas instituições, as suas respectivas avaliações e perspectivas de riscos para o corpo hídrico que viabiliza a vida na região. Em Três Corações, o rio Verde fornece 100% da água e recebe o esgoto gerado pela cidade, em grande parte in natura, e suas águas são consumidas quilômetros abaixo pelo município de Varginha. O crescimento desordenado de aguapés na represa da PCH Boa Vista 2 é um indicador do alto nível de poluição do rio e tem gerado um problema que vem desafiando a empresa e o órgão ambiental desde que a barragem foi consolidada.
 
Esse debate focou na qualidade da água, expondo os fatores que contribuem negativamente para a saúde do rio, no precário monitoramento dos agrotóxicos e contaminantes das indústrias e como o mau uso do recurso natural pode impactar e comprometer futuramente o abastecimento público da região.  
 
Entre especialistas, agentes públicos e representantes de instituições, participaram da Plenária, com direito a explanação, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram Sul de Minas), CPFL Renováveis, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde (GD4 - CBH do Rio Verde), COPASA, Prefeito de Elói Mendes, diversos vereadores da região, OAB Ambiental de Três Corações, entre muitos representantes da sociedade civil de mais de 15 cidades da região.
 
Diego Gazola, membro do Coletivo, explicou a todos que se trata de um movimento de pessoas em ação por uma causa comum, e segundo ele: “mais do que ter iniciativas é importante ter ‘acabativas’ para que se consiga encontrar uma perspectiva de futuro para o rio Verde”. 
 
Já a arquiteta e urbanista Angela Azevedo, também membro do Coletivo, expõe sua inquietação quanto aos agrotóxicos, pois no levantamento do período de 2014 a 2017 divulgado amplamente pela imprensa, Três Corações aparecia com 3 detecções de glifosato em 10 testes na água de abastecimento. “Nenhuma análise foi feita desde março de 2018, sendo que naquela oportunidade foram detectados traços de malation. Em setembro de 2018, foram realizados apenas testes com os parâmetros de desinfetantes e organolépticos, que não tinham sido concretizados em março. Também não foi testada a presença de várias substâncias orgânicas previstas na Portaria, dentre as quais, quinze princípios ativos de agrotóxicos”, alertou Angela. 
 
O documento em formato PDF pode ser baixado até a quinta (19) pelo link: https://we.tl/t-Dji2KKL6SP (1 MB). Já o vídeo da transmissão ao vivo estará permanentemente disponível pelo link: https://youtu.be/j3i-OuHRamo 
 
A data do terceiro debate será divulgada em breve. Será realizado no Grande Hotel Trilogia (GHT) em Cambuquira-MG. O intuito será o compartilhamento dos avanços neste esforço conjunto em prol da saúde rio Verde e da população da região. 
 
Todo o conteúdo está disponibilizado na Página no Facebook ou através de solicitações pelo e-mail: rioverdevivo@gmail.com 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no RSS.

Comente a Notícia!

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Últimas Notícias
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)