Notícias | Cidades

Rotary Club realiza campanha contra Hepatites virais neste sábado em Varginha

Com assessoria | 01/08/2019 - 16:24:22
Em alusão ao dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais, celebrado no dia 28 de julho o Rotary Club Varginha, juntamente com o Rotoract Clube Varginha  Interact Clube Varginha, realiza neste sábado (3) uma campanha educativa e preventiva com aplicação de teste de hepatites. A ação que contará com o auxilio de duas enfermeiras, acontecerá no Calçadão  da Wenceslau Braz das 09h às 15h.
 
De acordo com a presidente do Rotary Club, Izabel Camargo, uma tenda será montada entre as lojas Pernambucanas e lojas CEM, para a campanha. A equipe recrutada para desenvolver o trabalho diretamente com a população fará a distribuição de folders informativos além disso, aqueles que tiverem dúvidas sobre o tema poderão conversar com os agentes presentes.
 
O ROTARY através dos enfermeiros realizará os testes rápidos para Hepatites Virais B e C em  até 30 minutos, colhendo uma gota de sangue da ponta de dedo. Para fazer o teste rápido não é necessário encaminhamento ou solicitação médica, bastando comparecer e apresentar um documento de identidade.
 
SAIBA MAIS SOBRE A DOENÇA
 
As hepatites são doença graves que atacam o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Os cinco tipos (A, B, C, D e E) são causados por vírus, mas elas apresentam modo de transmissão e sintomas diferentes. O vírus D e E ainda não foram notificados na região sudeste.
 
Os sintomas são raros, mas as vezes pode apresentar:    icterícia (amarelão na  pele e nos olhos), cansaço, dor abdominal, náusea e vômitos. A maioria dos casos, a Hepatites virais B e C, de acordo com informações SAE DST/HIV/Hepatites Virais são doenças silenciosas. A maioria da população não apresenta sintomas, os casos podem evoluir para cirrose e câncer do figado. Por este motivo, o Ministério da Saúde recomenda fazer o exame pelo menos uma vez a cada ano ou sempre que passar por uma situação de risco. Saber precocemente da doença é fundamental para aumentar a eficácia do tratamento.
 
VACINAÇÃO
 
NO CASO DA Hepatite B é possível se imunizar através da vacinação disponível na rede de saúde, que faz parte do calendário de vacinação. No caso das crianças são aplicadas quatro doses: ao nascer, 2, 4 e 6 meses. Para adolescentes, adultos e idosos ainda não vacinados são aplicadas três doses. É fundamental tomar três doses para que a proteção seja realmente eficaz.  
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)