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Como escolher a melhor loja virtual para sua empresa!

Da redação | 26/07/2019 - 18:00:16
Você precisa aprender como abrir uma loja virtual. Essa foi uma das frases que mais ouvi nos últimos anos. Afinal, as vendas da minha pequena rede de lojas de roupas estavam caindo ano a ano, e nesse sentido, só me bastava fechar as portas.
 
Quando comecei o meu negócio, há cerca de 15 anos atrás, as vendas iam de vento em polpa. Contudo, no ano de 2014 a vida começou a mudar. As vendas retraíram bruscamente. Tentei de tudo. Novas unidades, novo mix de produto. Nada dava certo.
 
Muitos me diziam que era a crise. Outros apontavam para o crescimento tecnológico. Milhares de pessoas desempregadas começaram a vender roupas pela internet. E os clientes simplesmente desapareciam das minhas lojas.
 
Disseram-me que eu precisava montar uma loja virtual, ou senão ficaria para trás. Eu não entendia nada. Absolutamente nada de o que é e-commerce. Não sabia nem por onde começar. Comece por um programador me disseram. Lá fui eu, aventurar-me nas ondas da internet.
 
Não preciso nem narrar tudo o que passei. Se assim o fizer, irei gastar todas as palavras deste artigo. Contudo, posso garantir que errei bastante, até entender como escolher a melhor loja virtual.
 
Fazem quatro anos que entrei no mercado virtual. Por dois anos ralei e errei bastante. Entretanto, há quase dois anos minha loja voltou a crescer e a prosperidade a reinar em minha vida. Por isso decidi compartilhar com vocês a minha experiência, ensinando algumas dicas para quem queira começar uma loja virtual!
 
Escolha uma boa plataforma
 
Quando comecei, por desconhecer as parcerias que poderia ter contratei um programador. Foi um dos piores começos que alguém pode ter. Eu não sabia nada de programação, e dessa forma, qualquer questionamento era facilmente destruído por ele.
 
Insatisfeito, em seis meses troquei o programador, e os problemas continuaram. Decidi então me aperfeiçoar no assunto. Fiz alguns cursos, e fui aos poucos aprendendo que existiam plataformas disponíveis para a criação de lojas virtuais.
 
Descobri um novo mundo. Essas plataformas eram simplesmente fantásticas. Possibilitando a escolha de layout do site, a disposição das fotos, a elaboração dos textos institucionais, e também as formas de pagamento.
 
Algumas plataformas, inclusive, passavam dicas sobre frete e questões logísticas. Meu Deus, eu pensei. Se passaram quase dois anos, para eu descobrir o básico. Mas, agora vou mergulhar fundo nisso. Comecei a acertar.
 
Essa é uma das dicas fundamentais para quem quer começar certo. Escolha uma boa plataforma que te ofereça todo o suporte necessário para desenvolver o seu site, te orientando inclusive sobre como divulgá-lo de maneira eficaz.
 
Sem dúvida, se eu soubesse da existência dessas plataformas anteriormente erraria bem menos. E essa é a minha primeira dica que venho passar para vocês.
 
Esteja preparado para a demanda
 
A segunda dica, não menos importante é que no mundo virtual tudo é diferente. E, quando você acerta a parceria com uma boa plataforma e desenvolve uma loja virtual de ponta deverá estar preparado para a demanda.
 
A internet tornou a vida das pessoas muito mais dinâmica. Em fração de segundos uma pessoa no Japão pode falar mal da sua loja virtual para uma pessoa no Brasil.
 
Antigamente existia um ditado que dizia: Notícia ruim corre rápido. Hoje eu diria que notícia ruim simplesmente voa na velocidade da luz. E é por isso que a propaganda negativa pode arruinar o seu negócio.
 
Por essa razão, você tem que estar preparado para atender os pedidos da maneira mais eficaz possível. Entregando exatamente o que foi encomendado, no prazo acordado e com a garantia definida.
 
Se uma propaganda negativa voa, uma positiva também. E clientes satisfeitos tornam-se verdadeiros advogados da sua empresa. Então, se você deseja montar a melhor loja virtual, esteja preparado operacionalmente para atendê-la.
 
Certifique-se de que a loja virtual chama a atenção do cliente
 
Um outro ponto fundamentalmente importante é o design e navegabilidade do seu site. É preciso entender que a primeira impressão é a que fica. E por essa razão a sua loja virtual tem que ser intuitiva.
 
O design da sua página precisa ser leve, de fácil navegação, e precisa conversar com o seu produto. Isso mesmo. No meu caso, eu vendo roupas. O design do meu site precisa passar a mensagem de moda.
 
De nada adianta o seu site ser navegável se ele tem um aspecto diferente dos produtos que você vende. Para isso você deverá escolher os melhores templates, colocando as fotografias do seus produtos dispostas de uma maneira que chame a atenção do cliente.
 
Muitos estudos de marketing apontam que existem cores, letras e mensagens que podem ser inseridos no seu site com o objetivo de despertar o desejo de compras em seus clientes.
 
Investir em estudos em marketing digital é essencial para o sucesso do seu negócio. Eu, infelizmente demorei quase dois anos para entender isso. Mas, estou passando essa dica valiosa para que você não demore tanto tempo para acertar.
 
 
Não queira abraçar o mundo, deixe que o mundo te abrace
 
Esse ensinamento parece filosófico, mas é mais prático do que parece. Um dos principais erros que cometi foi querer abraçar o mundo, aumentando o meu mix de produtos, e consequentemente o meu endividamento.
 
Demorei para voltar a respirar financeiramente. E essa foi uma lição que aprendi. Se você quer vender bem pela internet se aperfeiçoe em um mix não muito grande de produtos, e desenvolva parcerias para aumentar o seu mix.
 
No meu caso, aprendi que eu era especialista em roupas femininas. Então, quando entendi que não poderia dispor de todos os produtos, fechei parcerias com outros sites, oferecendo a linha masculina, de calçados e infantil.
 
Para cada peça vendida desses produtos através do meu site eu ganho uma comissão. Ou seja, não preciso me preocupar com toda logística operacional, e os meus ganhos não param de crescer.
 
Desse modo, é fundamental que você consolide parcerias com empresas que vendem produtos similares. A união faz a força. E certamente você venderá mais dos seus produtos através do site de parceiros, e também aumentará os seus ganhos com os produtos deles vendidos através da sua loja virtual.
 
Essas foram as minhas dicas para você começar a sua loja virtual com o pé direito, evitando os mesmos erros que cometi quando comecei. Agora é mãos à obra e boa sorte!
 

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