Notícias | Entretenimento

Núcleo Ás de Paus, de Londrina, apresenta espetáculo na Praça do ET

Com assessoria | 23/05/2019 - 15:54:21

“A Pereira da Tia Miséria”, premiado espetáculo da Cia. Teatral Núcleo Ás de Paus, de Londrina/PR, será apresentado em Varginha na próxima quarta-feira (29/05), às 18h, na Praça do ET. A apresentação é gratuita e vai ter tradução simultânea em libras, além de visita tátil para a acessibilidade de públicos com deficiências auditiva e visual.

 
A companhia leva para o espaço público a dramaturgia de Luan Valero baseada em um conto popular espanhol, que narra a história da “Miséria”, uma velha que se perdeu de seu filho “Fome” e vive à espera de seu reencontro.
 

Figuras alegóricas como a Miséria e a Morte são personificadas em cena e, junto às outras, dão vida a este universo fantástico e, paradoxalmente, realista. Além de apresentar elementos populares como a perna de pau e o texto em rima, o espetáculo é realizado na rua, lugar que já proporcionou ao grupo grandes aprendizados por ser repleto de espontaneidade e sutilezas.
 
A apresentação faz parte do projeto “Circulação Teatral pelo Interior de Minas Gerais”, que foi contemplado pelo edital de circulação da Petrobras Distribuidora, que visa difundir as artes cênicas pelo país e foi viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura Federal (Lei Rouanet) e do Governo Federal. A realização é do Núcleo Às de Paus e Ibirá Cultural e conta com o apoio do MARL – Movimento dos Artistas de Rua de Londrina, Avesso Produções e Tiradentes em Cena. Em Varginha, conta com o apoio da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural. A peça será apresentada também em Tiradentes (25/05) e em Mariana (04/06).
 
O espetáculo “Pereira da Tia Miséria” já trouxe diversos prêmios para o Núcleo Às de Paus. Entre eles, o mais tradicional do teatro paranaense, o Troféu Gralha Azul, em 2011, ano em que a peça foi vencedora nas categorias melhor espetáculo, melhor figurino para Alex Lima e melhor ator, para Guilherme Kirchheim. No mesmo ano, ganhou os prêmios de melhor espetáculo, melhor direção, melhor figurino e melhor ator no Festival de Teatro de Limeira.
 
Em 2013, o grupo viajou o Brasil através do Palco Giratório, do SESC, e em 2014, o grupo ganhou o Prêmio Funarte com o projeto Emaranhado - Jornada teatral em busca de riquezas esquecidas entre o Grajaú e o Parnaíba. Em 2015, com o projeto Na Casa dos Ancestrais, o grupo ganhou o Prêmio Myriam Muniz, realizando uma circulação teatral por 11 terras indígenas do Paraná e Santa Catarina.
 
A Companhia
 
A companhia londrinense Núcleo Ás de Paus surgiu em 2008 com a união de jovens artistas que tinham interesse em construir uma pesquisa teatral a partir de um viés colaborativo, incentivando o compartilhamento das funções de atuação, direção e produção nas criações artísticas.
 
A investigação teatral do grupo se caracteriza pelo trabalho vocal, através de uma pesquisa sobre canções populares de diferentes culturas; e pelo trabalho com pernas de pau, máscaras, bastões e muletas. O grupo busca investigar estes elementos enquanto prolongamentos das potências do corpo do ator e da atriz no ato teatral, seja em espaços fechados ou ao ar livre.
 
A companhia tem em sua trajetória três espetáculos: A Pereira da Tia Miséria (2010),  Singra (2013) e DONANTÔNIA (2016) e, desde a sua fundação, viajou por mais de 20 estados brasileiros.
 
Oficina
 
A oficina O Corpo Coletivo é direcionada a estudantes e professores da rede pública de ensino. A vivência é composta por dinâmicas teatrais presentes na pesquisa da companhia, como cantos populares e danças circulares, e o foco é estimular a capacidade criativa de cada participante, para que conquistem a autonomia quando inseridos em um contexto de construção coletiva. Serão ofertadas 40 vagas em cada cidade e a duração da oficina é de 4 horas.
 
O grupo realiza também a oficina “O Corpo Coletivo” para professores e alunos de escolas públicas das três cidades, e faz intercâmbios artísticos com grupos de teatro locais, além de conversas com o público após as apresentações.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)