Notícias | Saúde

Casos confirmados de Dengue em Varginha sobem para 15 em 2019

Da redação | 29/04/2019 - 16:52:46
De acordo com dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica de Varginha nesta segunda-feira (29), aponta a confirmação 15 casos de Dengue em 2019 no município. Apenas em abril, 8 casos foram confirmados. Ao todo 442 casos foram notificados neste ano.
 
Confira os bairros com casos confirmados
 
Jardim Colonial (2), Centenário (2); Vila Murad (1); Vila Bueno (1); Vila Belmiro; Santa Maria (1); Jardim Resende (1); Jardim Petrópolis (1); Jardim Corcetti (1) ; Jardim Andere (1); Centro (1); Campos Elíseos (1); Alta Vila(1).
 
A prevenção é a única arma contra a doença
 
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
 
Para evitar uma epidemia de doenças transmitidas pelo vetor aedes aegypti e demais espécies de mosquitos, a colaboração da população é fundamental. Denuncie via telefone: Setor de Vigilância Ambiental (3690-2230) ou via e mail: denguedenuncias@varginha.mg.gov.br, também por meio da Guarda Civil Municipal - telefone 153.
 
Mortes
 
Nos primeiros quatro meses de 2019, o número de mortos em decorrência da dengue em Minas Gerais aumentou em 75% em comparação com os doze meses do ano passado. São 21 óbitos confirmados, contra 12 em 2018. Balanço divulgado na manhã desta segunda-feira pela Secretaria de Estado e Saúde (SES/MG) ainda informa que há 66 óbitos sob investigação. 
Em sete dias, o estado registrou 25 mil novos casos prováveis da doença. No boletim divulgado na semana passada, eram 140.754 registros. Já no informe desta segunda-feira, foram apresentados 165.853 registros de suspeitas. Conforme a SES, 577 cidades mineiras já registraram ao menos um caso da doença. 
 
De acordo com a secretaria, o município que mais registrou mortes foi Uberlândia, no Triângulo Mineiro, com oito confirmações. Em segundo lugar aparece Betim, com sete óbitos. Os outros registros ocorreram em Unaí, com duas mortes e Arcos, Frutal, Ibirité e Paracatu registraram um óbito cada.
 
Fique alerta aos sintomas da dengue:
 
Depois da picada do mosquito com o vírus, os sintomas se manifestam normalmente do 3º ao 15º dia. Esse período é chamado de incubação. O tempo médio de duração da doença é de cinco a seis dias. É só depois do período de incubação que os seguintes sintomas aparecem:
 
Dengue Clássica
 
- Febre alta com início súbito.
-  Dor de cabeça.
- Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles.
- Perda do paladar e apetite.
- Náuseas e vômitos.
- Tonturas.
- Extremo cansaço.
- Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
- Moleza e dor no corpo.
- Muitas dores nos ossos e articulações.
 
Dengue Hemorrágica
 
Os sintomas da dengue hemorrágica no início da doença são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre, com maior frequência, quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alarme:
 
- Dores abdominais fortes e contínuas.
- Vômitos persistentes.
- Pele pálida, fria e úmida.
- Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.
- Sonolência, agitação e confusão mental.
- Sede excessiva e boca seca.
- Pulso rápido e fraco.
- Dificuldade respiratória.
- Perda de consciência.
 
Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)